Televisão (TV) gasta muita energia? Aprenda como calcular!

Você já se perguntou se a televisão gasta muita energia? Essa dúvida pode parecer um exagero, mas a realidade é que esse eletrodoméstico, tão presente em várias casas, pode ser um vilão quando se trata do consumo de energia, principalmente se ele é utilizado por muito tempo.

Se você se preocupa em saber se a TV é responsável pelo alto custo da sua conta de luz, este artigo é para você. Descubra como diminuir o gasto de energia do seu aparelho e, de quebra, conheça um modelo de energia limpa e sustentável que vai te ajudar a economizar! 

Quanto uma televisão gasta de energia, em média?

A televisão é um dos eletrodomésticos mais queridos do lar, mas, será que ela também é uma vilã na conta de luz? A resposta é: depende!

Isso porque o gasto de energia depende de vários fatores, como o modelo, o tamanho, se é LED ou LCD, o tempo que ela fica ligada e, até mesmo, as configurações de brilho e de contraste.

No entanto, de acordo com dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo mensal de uma TV de 20 polegadas, por exemplo, que fica ligada por 8 horas todos os dias, é de 30,45 kWh, gerando um custo de R$ 22,23 na conta de luz.

Qual tipo de TV gasta mais energia?

A indústria de TVs está sempre em evolução e um dos aspectos mais importantes é a eficiência energética. As TVs antigas, como as LCDs com luzes fluorescentes, são conhecidas por consumir mais energia, contudo, hoje, elas já são consideradas raridades. 

Atualmente, existem outros modelos que são mais eficientes e mantém uma margem de consumo baixa, sendo:

  • QLED: utilizam pontos quânticos para melhorar a qualidade da imagem e, ao mesmo tempo, manter um consumo de energia baixo;
  • OLED: cada pixel da tela emite sua própria luz, o que permite um controle preciso da luminosidade e um gasto de energia ainda menor.

O importante é que, ao comprar uma televisão nova, você fique atento à classificação do INMETRO, que estabelece os critérios para a classificação de eficiência energética. O ideal é escolher televisões com o selo “A”. Geralmente, essa informação consta no adesivo colado à tela, na caixa do equipamento e no manual de instrução. 

Como calcular o consumo de energia da minha TV?

Para calcular o consumo de energia da sua TV, primeiro, descubra a potência da TV, que é medida em watts (W) e pode ser encontrada no manual do usuário, na etiqueta de energia do produto ou no site do fabricante.

Depois, calcule a potência da TV pelo tempo que ela fica ligada por hora. Por exemplo: se a sua TV tem potência de 75 W e você a utiliza por 4 h por dia, o consumo por hora será 75 W × 4 h = 300 Wh por dia. Daí, basta multiplicar o valor por 30 dias.

Agora que você achou a potência por mês, é necessário encontrar o gasto em quilowatt-hora (kWh). Para isso, divida o consumo de energia em Wh por 1.000. Considerando o exemplo anterior, o valor seria 9.000Wh / 1.000 = 9 kWh. 

Agora para saber o gasto na sua conta de luz, é preciso multiplicar o consumo de energia em kWh pelo valor cobrado na sua região. 

Dormir com a televisão ligada vai afetar a minha conta de luz?

Acabou de chegar em casa, exausto, e a única coisa que você quer fazer é se jogar no sofá e ligar a TV para relaxar. Mas, será que essa é a melhor opção? Dormir com a televisão ligada é um dos fatores que aumentam a conta de luz da sua casa

E não se engane: o modo stand-by, mesmo que pareça inofensivo, contribui para o aumento desse custo. Afinal, a televisão na tomada gasta energia também, mesmo que desligada.

O que mais gasta na conta de luz?

A resposta para o que mais gasta na conta de luz depende de diversos fatores, como a quantidade de eletrodomésticos e o tempo de uso. Em geral, os principais vilões, segundo ranking do Programa Nacional de Conservação de Energia (Poocel) divulgado pelo g1, são:

  • ar-condicionado de 12 mil BTU;
  • chuveiro elétrico de 5500 W;
  • fogão elétrico cooktop;
  • geladeira 2 portas frost free;
  • lavadora de louças;
  • TV em cores 42 polegadas (LED);
  • ventilador;
  • computador;
  • forno elétrico;
  • lâmpada incandescente 100 W. 

Como economizar energia mesmo utilizando a TV?

Você se preocupa com o fato de que a televisão gasta muita energia e quer economizar na conta de luz? Então, você precisa conhecer a energia solar por assinatura, popularmente conhecida como crédito de energia solar.

Essa modalidade tem se popularizado no mercado, principalmente pela pioneira Órigo, já que ela faz com que você tenha acesso a essa fonte de energia limpa e sustentável sem gastar com obras, taxas ou investimentos. 

A energia solar é produzida nas fazendas solares e distribuída pela rede elétrica local, gerando um desconto na conta de luz mensalmente. Além de economizar, você ainda conta com o Clube Órigo, um sistema de pontuação em que você indica alguém e pode acumular pontos que podem ZERAR A SUA FATURA!Ficou interessado? Acesse o nosso site e peça agora!

Assine nossa
newsletter