freezer com variedade de alimentos

Freezer gasta muita energia?

O freezer é essencial para a conservação de alimentos por longos períodos, contribuindo tanto para o uso em empresas quanto em casa. Mas, será que tanta praticidade pode ter um peso significativo na sua conta de luz? Afinal, o freezer gasta muita energia?

Pensando nessas dúvidas, montamos um artigo com as principais informações sobre esse eletrodoméstico e algumas dicas práticas para economizar energia sem comprometer a eficiência do aparelho. Vem com a Órigo Energia e confira!

Quanto um freezer gasta de energia por mês? 

A resposta para essa pergunta pode variar, pois depende de diversos fatores, como o modelo do eletrodoméstico, a eficiência energética e a frequência de abertura da porta. Em média, um freezer pode consumir de 30 a 50 kWh por mês.

No entanto, opções mais modernas e eficientes tendem a ter um consumo menor e maior eficiência, enquanto os antigos podem consumir ainda mais.

Freezer gasta mais energia que geladeira?

Sim, o freezer gasta uma quantidade de energia significativa, mas, em comparação à geladeira, a resposta pode variar, já que, depende de diversos fatores, como o modelo, a eficiência energética e a frequência de abertura da porta.

Na média geral, o freezer gasta mais energia que a geladeira. Isso porque ele precisa manter uma temperatura mais baixa, de -18 °C a -20 °C. Enquanto a geladeira, por outro lado, opera em temperatura mais alta, de 0 °C a 5 °C.

Veja o comparativo!

  • Freezer horizontal: 50 kWh mês;
  • Freezer vertical: 30 kWh mês;
  • Geladeira 1 porta: 30 kWh mês;
  • Geladeira 2 portas: 55 kWh mês.

Pode desligar o freezer à noite? 

Desligar o freezer à noite pode parecer uma estratégia para economizar energia, mas, na prática, não é aconselhável. Os modelos mais modernos são projetados para manter temperaturas constantes, e desligá-los por períodos curtos pode comprometer a segurança dos alimentos armazenados. 

Além disso, ao ser desligado, o compressor do eletrodoméstico precisará trabalhar mais quando for ligado novamente, aumentando o seu consumo.

Como economizar energia com freezer? 

Mesmo sabendo que o freezer gasta muita energia, é possível manter ele em funcionamento, sendo útil no seu estabelecimento, ou até mesmo em casa, e economizar energia. Tudo depende do seu uso de forma otimizada. Veja algumas dicas!

Escolha um modelo eficiente

Ao comprar um novo freezer, opte por modelos com selo Procel de eficiência energética. Eles são projetados para minimizar o consumo de energia.

Manutenção regular

Certifique-se de verificar se a vedação da porta está em boas condições. Isso ajuda o freezer a operar de forma mais eficiente.

Organização interna

Mantenha os alimentos organizados e evite sobrecarregar o freezer. Isso facilita a circulação do ar frio e reduz o esforço do aparelho.

Controle de temperatura

Ajuste a temperatura do freezer para o nível recomendado pelo fabricante. Temperaturas muito baixas consomem mais energia sem trazer benefícios significativos.

Descongelamento regular

Se o seu freezer não possui a função de descongelamento automático, faça isso regularmente. Camadas excessivas de gelo aumentam o consumo de energia.

Utilize crédito de energia solar

A assinatura de energia solar é uma forma de economizar eletricidade e ainda poder utilizar o seu freezer sem se preocupar com a conta de luz. 

O crédito é produzido nas fazendas solares e distribuído na rede local de energia, chegando até a sua residência e te gerando uma economia mensal.

Ah, e você ainda pode contar com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para aderir ao crédito e, se a pessoa ou a empresa adotar, você pode acumular pontos e ZERAR a sua fatura. Quer saber mais? Acesse nosso site e conheça a assinatura de energia solar para empresas!

Assine nossa
newsletter