eletrodomésticos e símbolo da etiqueta de eficiência energética

Eficiência energética: o que é, vantagens e impacto

Você sabe o que é eficiência energética? Em tempos de sustentabilidade, esse conceito precisa ser constantemente lembrado, afinal, ele diz respeito a fazer mais com menos energia ou, também, a utilização racional do recurso.

Para se ter ideia da importância da eficiência energética no Brasil, o Atlas da Eficiência Energética 2022 apontou que entre 2013 e 2020, o país investiu quase R$2 bilhões de reais em pesquisa, desenvolvimento e projetos na área.

No entanto, você sabe como isso pode ser feito, gerando economia na conta e poupando a natureza? Bom, existem diversas ações, até simples, mas que fazem toda diferença na preservação do meio ambiente.

Para saber mais sobre elas, continue a leitura!

Como obter eficiência energética? 

No mundo em que soluções sustentáveis precisam ser prioridade, o consumo consciente ocupa um importante papel devido à capacidade de minimizar os desperdícios e maximizar o aproveitamento da energia. 

Alguns exemplos de eficiência energética ligados à conscientização são os equipamentos e sistemas mais modernos e eficientes. Mas também, a conscientização e a mudança de hábitos são fundamentais. 

Pequenas ações cotidianas podem fazer a diferença, como retirar da tomada os eletroeletrônicos que ficam em modo standby, utilizar lâmpadas LED, aproveitar a luz natural, otimizar o uso do ar-condicionado e da máquina de lavar. 

Outra dica é a Tarifa Branca, criada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Nela, há o valor reduzido na tarifa durante o melhor horário para consumir energia, que é fora do horário de pico. Além disso, é fundamental promover a educação e a conscientização sobre a importância da eficiência energética, tanto no âmbito doméstico quanto no setor empresarial.

As fontes de energia limpa, como a solar e eólica, também são aliadas nessa questão, pois poupam os recursos naturais, entregando a mesma qualidade de energia para o consumidor e ainda deixam a conta de luz mais barata, afinal, possuem custos operacionais mais econômicos.

Quais são as principais vantagens da eficiência energética? 

Adotar a eficiência energética traz inúmeros benefícios, seja para você quanto para a sociedade. Entre eles, está a redução do consumo de energia, resultando em menor demanda por recursos naturais, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a redução da emissão de gases de efeito estufa. 

Com essa redução, a qualidade do ar melhora significativamente, o que consequentemente melhora a qualidade de vida. 

Para as empresas, ainda há uma melhoria na imagem, pois as corporações comprometidas com as regras de ESG são mais bem-vistas pelos consumidores.

Saiba como ter desconto na sua conta de luz!

Como funciona a tabela de eficiência energética?

Sabe aquele adesivo branco, com uma letra de classificação presente em eletrodomésticos, eletrônicos e, agora, até nos veículos? Ele é conhecido como selo Procel ou etiqueta de eficiência energética. 

Com a intenção de promover esse consumo consciente no país, ele é uma ferramenta que auxilia o consumidor na escolha de produtos mais eficientes e econômicos em termos de energia. Além disso, ele classifica os equipamentos conforme a eficiência de consumo, geralmente utilizando uma escala de letras, onde a categoria “A” representa o maior nível e a categoria “E” o menor.

Escolher produtos com maior classificação energética pode reduzir significativamente o consumo de energia e, consequentemente, seus gastos. 

Quais são os impactos da eficiência energética?

Entre os principais impactos positivos causados pela eficiência energética estão os ambientais, pois, como citamos anteriormente, a redução do consumo de energia contribui para a preservação dos recursos naturais e a redução das emissões de gases de efeito estufa. Por isso, é fundamental para frear a velocidade das mudanças climáticas e garantir o futuro das novas gerações. 

Além da economia na conta de luz, o uso racional impacta na segurança energética do país, fortalecendo a autonomia energética e reduzindo a vulnerabilidade a crises e variações nas tarifas.

Se você deseja ter mais eficiência energética no seu consumo mensal, então você precisa conhecer a Órigo Energia. Com uma vasta experiência e mais de 90 milhões de economia gerada a partir do fornecimento de energia solar, nós trouxemos uma forma de você economizar até 10% na sua conta de luz e contribuir ativamente com o meio ambiente, por meio do crédito de energia solar

Para conhecer mais os nossos serviços, acesse nosso site!

Assine nossa
newsletter