O que é Energia Solar? Tipos, vantagens e desvantagens e tudo sobre

A geração e o consumo de energia solar no Brasil têm se popularizado. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), entre janeiro e junho de 2022, houve um aumento de 30% na quantidade de gigawatts instalados, em comparação com o segundo semestre de 2021.

Outra previsão otimista do setor é de terminar este ano (2023) com o maior crescimento no segmento, equivalente a 10 GW. Além disso, é esperado a geração de 300 mil novos empregos no setor, a partir do investimento de R$50 bilhões de reais.  

Neste conteúdo, você descobrirá mais sobre energia solar e como ela pode te ajudar a economizar na conta de luz. Veja!

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável obtida por meio da luz do sol. Nessa modalidade, são aproveitados tanto a luz quanto o calor dos raios solares, convertidos em energia. A captação é feita a partir da tecnologia dos painéis fotovoltaicos, em fazendas solares.

No Brasil, essa fonte energética se popularizou em 2012, por meio da Normativa 482, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O documento regulamenta a troca de energia solar entre consumidor e distribuidoras, além de permitir que ela seja injetada na rede e legalizar a geração compartilhada.

Quais são os tipos de energia solar?

Com um papel fundamental na transição para um futuro mais sustentável, a energia solar oferece uma alternativa eficiente e ambientalmente correta. Entretanto, você sabia que existem diferentes tipos de energia solar? No geral, são três opções: a fotovoltaica, térmica e a heliotérmica. Veja!

Energia solar fotovoltaica 

A energia solar fotovoltaica é a forma mais comum dessa fonte energética. Ela utiliza células fotovoltaicas dos painéis solares para converter a luz solar em eletricidade. Essas células são feitas de materiais semicondutores que absorvem a luz do sol e geram um fluxo de elétrons. Esse fluxo de elétrons é transformado em corrente contínua (CC) e, por meio de um inversor, é convertido em corrente alternada (CA), o padrão utilizado nas residências e indústrias.

A energia solar fotovoltaica tem sido amplamente utilizada. Isso porque ela oferece uma forma sustentável de produzir eletricidade, reduzindo a dependência de fontes não renováveis e diminuindo as emissões de gases de efeito estufa. 

Para se ter ideia do crescimento do setor, a matriz elétrica brasileira fechou maio de 2023 com uma expansão de 4,6 gigawatts (GW). Desse número, cerca de 2GW são provenientes de usinas solares fotovoltaicas, de acordo com dados divulgados pelo portal de notícias Terra no Monitor do Mercado.

Energia solar térmica 

A energia solar térmica é focada na utilização da radiação solar para aquecimento. Nesse sistema, a luz é capturada por meio de coletores solares, que podem ser painéis ou tubos a vácuo. Eles absorvem o calor do sol e o transferem para um fluido, geralmente água ou outro líquido térmico. Esse líquido aquecido é então utilizado para aquecer a água doméstica, alimentar sistemas de aquecimento ambiente ou até mesmo gerar vapor para uso industrial.

Esse tipo de energia é bastante aplicada em residências, hotéis, hospitais, piscinas e indústrias que requerem aquecimento constante de água. É uma solução eficiente e sustentável, que contribui para a redução do consumo de eletricidade e das emissões de gases poluentes relacionados ao aquecimento de água.

Energia solar heliotérmica

A energia solar heliotérmica é uma forma mais avançada e complexa de energia solar térmica. Nesse sistema, a luz solar é concentrada em um ponto focal para gerar altas temperaturas. Isso é alcançado por meio de espelhos ou lentes que rastreiam o movimento do sol e refletem sua luz em um receptor central. 

Esse receptor absorve a radiação solar concentrada e a converte em calor intenso, que pode ser usado para gerar eletricidade por meio de turbinas a vapor ou armazenado para uso posterior.

Esse tipo de energia é comumente utilizada em grandes usinas de energia solar, onde a alta temperatura é necessária para impulsionar as turbinas e gerar eletricidade em grande escala. Embora ela seja uma tecnologia mais complexa e cara, ela possui um grande potencial para fornecer energia limpa e sustentável, especialmente em regiões com alta incidência solar.

Como funciona a energia solar com a Órigo?

A energia solar é gerada a partir dos painéis de energia solar, também chamados de módulos fotovoltaicos, que captam a luz do sol. A potência gerada é enviada para um equipamento chamado inversor, que converte a luz em energia elétrica.

No sistema de produção utilizado pela Órigo, por exemplo, a energia solar é gerada em um espaço chamado fazenda solar, que injeta toda a eletricidade obtida na rede da concessionária de luz local.

Energia solar residencial

Você sabia que é possível ter acesso à energia solar residencial sem precisar da instalação de painéis solares em sua casa ou apartamento? Por meio dos créditos de energia, isso se torna possível.

Esses créditos, que funcionam como uma reserva de parte da energia gerada nas fazendas solares, são injetados na rede distribuidora da região e levados até sua residência.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia solar?

A utilização da energia solar tem diversas vantagens. Veja!

  • É uma fonte de energia limpa e renovável;
  • Em sistemas de crédito de energia, como o da Órigo, não é necessário fazer obras nem instalar painéis;
  • A popularização e os avanços tecnológicos a tornam cada vez mais acessível;
  • Contribui com a preservação do meio ambiente e com o movimento sustentável;
  • Proporciona desconto na conta de luz.

Utilize a energia solar para economizar na sua conta de luz

Com a intenção de democratizar o acesso à energia limpa, a Órigo fornece planos de crédito de energia solar de maneira simples. Ao contratar o serviço, é feita uma análise da sua média de consumo para encontrar um pacote que atenda às suas necessidades.

Seus créditos de energia solar constam na conta da concessionária de luz como “Energia Injetada” e, caso haja consumo excedente aos créditos contratados, a diferença será paga diretamente na conta de luz. E o melhor: a economia pode chegar a 10% ao mês.

Simples, prático e 100% digital: assim é o processo de fornecimento de créditos de energia solar com a Órigo. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e comece a economizar!

Assine nossa
newsletter