Homem se assusta com conta de luz da casa - desconto conta de luz

Como ter desconto na conta de luz? Tarifa Social e outras opções!

Todo brasileiro sabe o quanto a conta de luz representa no orçamento todo mês. Além disso, alguns fatores como a bandeira tarifária contribuem para deixar a despesa ainda mais pesada. Mas, em meio a essa situação, você sabe como conseguir desconto na conta de luz? Pois é, essa dúvida é um tanto comum e ela que vamos te responder!

Neste conteúdo, você verá alternativas para conseguir aquele desconto nas suas contas, além de entender um pouco mais sobre o Programa da Tarifa Social. Veja!

Planos de energia solar por assinatura da Órigo Energia 

Ter desconto na conta de luz pode ser desafiador, pois há épocas em que o consumo de energia tende a ser maior. No entanto, existem opções no mercado com energia limpa para residências ou empresas, que funciona de maneira inovadora, eficaz e sem a necessidade de investimentos, gerando uma economia de até 10% ao mês.

Essa alternativa cheia de vantagens está relacionada aos planos de distribuição de crédito de energia solar da Órigo Energia, que permite aos consumidores aproveitarem os benefícios da energia solar sem a necessidade de investir em um sistema próprio.

É um modelo de negócio também conhecido como “energia solar compartilhada”, em que os consumidores podem adquirir parte dos créditos da energia gerada nas fazendas solares e ainda ter uma redução na conta de luz.

Como funcionam os planos de distribuição de crédito de energia solar da Órigo Energia?

A Órigo Energia é responsável pela instalação e operação das fazendas solares, espalhadas em diferentes localidades do país. Nesses locais, estão instalados painéis solares que convertem a luz do sol em eletricidade limpa e renovável. A partir daí, a energia gerada é injetada na rede elétrica local e distribuída, chegando até a casa dos clientes.

Ao escolher os planos de distribuição de crédito de energia solar, é feito um cálculo com base no seu consumo de energia elétrica. Assim, é possível escolher um pacote com a quantidade de créditos equivalentes ao consumo médio da sua residência ou empresa, e é realizada uma reserva na fazenda solar.

O processamento da distribuidora e recebimento da energia leva de 60 a 90 dias, mas com a Órigo Energia, você já economiza a partir do primeiro mês.

Seu desconto está garantido por meio de pontos no Clube Órigo, que serão disponibilizados até a data da sua conexão. Essa pontuação poderá ser trocada por desconto em fatura ou produtos nas plataformas parceiras.

A distribuidora desconta na sua conta de luz o valor referente ao plano Órigo e esse valor aparece como “energia injetada”. Caso o consumo ultrapasse o limite do pacote, você pagará o valor excedente à companhia de luz. 

Uma das melhores vantagens é que para Pessoa Física, o processo de aquisição pode ser realizado 100% online! Contar com Órigo é ter desconto na sua conta de luz, de um jeito mais fácil.

Benefícios de adotar energia solar em sua casa

Um dos primeiros benefícios é a possibilidade do poder de escolha. É você que define qual tipo de energia abastecerá sua casa. Contudo, quem é cliente  Órigo já sabe que os benefícios vão muito além. Veja!

  • Contribuição com o meio ambiente, por ser uma fonte de energia limpa;
  • Economia na conta de luz, ao ser uma energia mais acessível;
  • Com Órigo Energia, você não precisa investir em aquisição de painéis e nem em obras;
  • Favorecimento da sustentabilidade;
  • Os planos de distribuição de crédito da Órigo também te livra de taxas de manutenção;
  • Sem preocupação com bandeiras tarifárias;
  • Com Órigo, você tem acesso exclusivo ao Clube de benefícios Órigo, em que você acumula pontos e troca por prêmios na Livelo, descontos e muito mais. 

Como ter desconto na conta de luz com a Órigo?

Agora que você já sabe quais os benefícios de ser cliente  Órigo Energia, quer saber como ter desconto na conta de luz? Vamos te explicar como contratar o serviço! 

Siga os seguintes passos:

  • acesse o site da Órigo Energia;
  • verifique a disponibilidade na sua região (são mais de 1.200 municípios atendidos);
  • entre em contato: você pode solicitar o plano Órigo para a área residencial ou corporativa;
  • para Pessoa Física, todo o processo de adesão ao plano é digital sendo realizado pelo site;
  • será feita uma avaliação de demanda energética;
  • após a avaliação, escolha o plano ideal para as necessidades da sua residência ou empresa;
  • pronto! Com o plano contratado, você já começa a economizar no primeiro mês.

Programa de Tarifa Social

Para famílias de baixa renda, enquadradas no perfil consumidor na Subclasse Residencial Baixa Renda, é concedido um desconto na conta de luz conhecido como Tarifa Social. Entenda mais sobre o programa!

O que é o Programa de Tarifa Social?

Direcionado a famílias de baixa renda, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício que fornece desconto na conta de luz. Criada pela Lei n.º 10.438 de 26 de abril de 2002, passou a ser concedida automaticamente para as famílias encaixadas nos critérios estabelecidos pelo Governo Federal. 

Quem tem direito ao Programa de Tarifa Social?

Existem 3 possibilidades para ter direito ao TSEE. Veja se você se encaixa em alguns desses casos!

  1. Estar inscrito no CadÚnico: pessoas com renda familiar per capita menor ou igual a meio salário-mínimo e que estão inscritas no Cadastro Único;
  2. Receber Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC): destinado a idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade, estes também podem ter direito à Tarifa Social;
  3. Portadores de doenças com uso contínuo de aparelhos elétricos: pessoas inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos e que possuam doenças ou deficiências cujo tratamento depende de uso de aparelhos elétricos.

Os descontos são aplicados de maneira cumulativa, conforme o consumo residencial. Confira!

  • 0 a 30 kWh — 65% de desconto;
  • 31 a 100 kWh — 40% de desconto;
  • 101 a 220 kWh — 10% de desconto;
  • A partir de 221 kWh — 0% de desconto.

Se você não se enquadra no perfil que tem direito ao programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, conheça mais sobre os planos de distribuição de créditos de energia solar da Órigo Energia, e descubra como ter desconto na conta de luz de um jeito fácil! 

Dicas de consumo consciente para economizar na sua conta de luz

Quer saber como ter desconto na conta de luz somente mudando alguns hábitos? Ao adotar simples práticas de consumo consciente, você também consegue aliviar na despesa e economizar energia. Veja nossas dicas:

Iluminação eficiente

Dê preferência às lâmpadas LED, elas consomem menos energia. Aproveite também a iluminação natural, deixando janelas abertas durante o dia. 

Evite deixar aparelhos em stand by

Quando não estiver utilizando alguns eletrônicos como TV, micro-ondas, carregadores, etc, retire-os da tomada, pois mesmo em modo de espera eles continuam consumindo energia.

Repense e otimize o uso de alguns aparelhos

Ajuste adequadamente a temperatura da geladeira. Use a função timer do ar-condicionado e o modo de economia de energia (quando disponível).

Ao usar a máquina de lavar, reúna a maior quantidade de roupas possível, respeitando a capacidade de peso. Essas práticas, apesar de simples, ajudam a economizar na conta de luz no final do mês.

Viu como é fácil? Existem diversas formas de como ter desconto na conta de luz, desde práticas de consumo consciente até mesmo com suas escolhas. Conheça a Órigo Energia, contrate agora e escolha economizar!

Assine nossa
newsletter