tipos de energia solar

Conheça quais são os tipos de energia solar aqui!

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil ultrapassou, em 2022, a marca de 20 gigawatts de potência instalada, gerados por meio da energia solar fotovoltaica.

O número equivale a 9,6% da matriz elétrica do nosso país, mas por mais que ele destaque a energia fotovoltaica, ela é só um dos tipos de energia solar.

De acordo com o levantamento da Absolar, no período entre janeiro e o início de outubro de 2022, a geração de energia solar cresceu 44,4%, avançando de 13,8 GW para 20 GW.

Quer conhecer os diferentes tipos de geração de energia solar e saber mais sobre o tema? Continue a leitura!

O que é e como funciona a energia solar?

A energia solar é uma fonte limpa e renovável de energia, proveniente da luz e do calor emitidos pelo sol. Entre os tipos de energia solar, o mais comum é a fotovoltaica, captada por meio dos painéis solares.

Os raios solares são compostos de partículas chamadas fótons, que atingem os painéis solares e fazem com que os elétrons das células fotovoltaicas se movimentem, criando uma corrente elétrica.

A corrente elétrica produzida possui menor tensão e, por isso, é submetida ao inversor, que muda a tensão para 127 V ou 220 V.

Saiba mais: Veja detalhadamente como funciona a energia solar

Quais são os tipos de energia solar?

Os tipos de energia solar são, basicamente, dois: a energia solar térmica e a energia solar fotovoltaica.

Conheça mais sobre os diferentes tipos de energia solar a seguir!

Energia solar térmica

Esse tipo de energia solar normalmente é usado para aquecer água para banho ou usado em processos industriais.

Ao contrário da opção solar fotovoltaica, que utiliza a luz para produzir energia, a energia solar térmica aproveita o calor utilizando coletores ou tubos a vácuo que absorvem a radiação e transferem a temperatura.

Por isso, em dias chuvosos, não há luz solar suficiente para produzir calor e gerar o aquecimento. No entanto, o método é conhecido por ser eficiente e contribuir para a redução do consumo de energia.

Leia também:Energia solar residencial: como funciona?

Energia solar fotovoltaica

Tipo mais comum, a energia solar fotovoltaica transforma os raios solares em eletricidade. Além disso, ela é conhecida por ser uma opção viável e por demandar pouca manutenção nas unidades produtoras.

Os painéis solares podem ser instalados nas residências (no modelo em que se faz a compra de todo o equipamento) ou podem ser instalados em terrenos mais afastados (também conhecidos como “fazendas solares”).

As fazendas solares são unidades que produzem energia solar e injetam nas redes locais, levando energia até a casa dos contratantes da modalidade.

Agora que você já sabe quantos tipos de energia solar existem, conheça as vantagens de cada método.

Quais são as vantagens de cada tipo de energia solar?

Muito tem se falado em energia limpa, mas será que os benefícios dos diversos tipos de energia solar vão além disso? Descubra agora!

  • Energia solar térmica: método barato, sem emissão de poluentes, renovável e que não necessita estar conectado a nenhum tipo de linha de transmissão.
  • Energia solar fotovoltaica: não há emissão de poluentes, alternativa advinda de fonte inesgotável e gratuita, ajuda a economizar na conta de luz e, na modalidade de assinatura de energia solar, não há custos de instalação, o que torna a opção mais acessível.

Agora que você entendeu quais são os tipos de energia solar e suas fontes, que tal conhecer mais sobre a modalidade de assinatura? Faça a simulação e descubra quanto você pode economizar com a energia solar da Órigo!

Assine nossa
newsletter