Usina solar fotovoltaica

Usina solar fotovoltaica: saiba o que é e como funciona?

No Brasil, outras fontes de energia desenvolvem-se como opções frente às hidrelétricas, apresentando vantagens que o formato tradicional não tem, como a preservação do meio ambiente. Uma usina solar fotovoltaica, por exemplo, funciona em lugares abertos, tem custo acessível, não emite poluentes e dispõe de fonte abundante no país. 

Essa alternativa tem caído no gosto dos brasileiros, uma vez que ela gera uma economia de até 90% se comparado a energia elétrica, conforme o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (Absolar).

Para saber mais detalhes a respeito desse modelo e como ele pode beneficiar a sua rotina, continue a leitura!

O que é uma usina solar fotovoltaica?

A usina solar fotovoltaica é um espaço aberto onde são instalados os painéis solares, ou módulos fotovoltaicos, com alta capacidade de captar a radiação solar, transformá-la em energia elétrica, podendo chegar até centenas de megawatts em geração de energia e injetá-la na rede local.

De acordo com um levantamento divulgado no site da Bayer, com dados de 2019, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no Brasil existem cerca de 7.429 usinas solares.

Como funciona uma usina solar fotovoltaica?

O funcionamento de uma usina solar fotovoltaica ocorre da seguinte forma: os painéis fotovoltaicos têm uma tecnologia capaz de captar os fótons (que são como pequenas fontes de energia emitidas pelo sol) e, por meio do efeito fotovoltaico, gera energia elétrica convertida de corrente contínua para alternada pelo inversor solar. Logo após, a eletricidade é distribuída.

A usina solar fotovoltaica contribui para a descentralização da produção de energia, permitindo que essa fonte alternativa de energia limpa também possa fornecer eletricidade para as residências.

Consequentemente, as concessionárias economizam na construção de novas redes de transmissão e distribuição e ganham em qualidade e estabilidade no fornecimento de eletricidade.

O Brasil está localizado em uma região que favorece a produção de energia solar, pois o clima tropical faz com que o país receba uma alta incidência de raios solares.

Quais são os tipos de usina solar fotovoltaica?

Existem três tipos de funcionamento do sistema da usina solar fotovoltaica, cada um feito para atender a uma demanda específica.

  • On grid: conectado à rede elétrica distribuidora da região, pode ser subdividido em geração para múltiplas unidades consumidoras, geração compartilhada e autoconsumo remoto.
  • Off grid: é desconectado da rede elétrica e tem como finalidade gerar e armazenar energia em lugares remotos.
  • Sistema híbrido: é a mistura entre os sistemas desconectados e conectados à rede elétrica. Geralmente, fornece energia para rede e armazena parte da produção excedente.

Qual o impacto ambiental de uma usina solar fotovoltaica?

A energia solar é uma alternativa que apresenta vantagens e desvantagens, se considerarmos os impactos ambientais que ela gera. Esses efeitos podem ser visualizados em relação à degradação da área para os painéis solares serem instalados, uma vez que para ocorrer o processo de acomodação desses equipamentos, é feito uma terraplanagem e soterramento da vegetação do local, podendo afetar o lençol freático dependendo da região. 

Além disso, também há o descarte irregular de materiais como os painéis fotovoltaicos, responsáveis por captar os raios solares. Quando eles são implementados, possuem um tempo de vida útil, variando em 25 a 30 anos, porém ao serem substituídos, muitas vezes ocorre o descarte inadequado, podendo acarretar a poluição do ambiente, que por sua vez, tentará decompor o produto.

Por outro lado, a implicação da usina solar fotovoltaica pode trazer benefícios também, pois a instalação e manutenção desses equipamentos de captação de energia, não emitem gases poluentes como o CO₂ e nem espalham outras toxinas pelo solo ou ar.

Onde ficam localizadas as usinas solares no Brasil?

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), no Brasil, as usinas solares fotovoltaicas estão distribuídas nas mais diversas regiões, entretanto, as principais ficam nos seguintes estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

Energia Solar em Pernambuco: Como Investir!

Agora que você entendeu melhor sobre as usinas solares, conheça a geração de crédito de energia solar, uma forma simples de ter acesso à energia solar na sua casa ou empresa.

Sem investimento inicial, nem instalação, você faz a contratação de um jeito simples e online e tem a garantia de economizar todo mês na conta de luz.Gostou da ideia? Então, conheça a Órigo e economize energia hoje mesmo!

Seja em casa ou apartamento, a Órigo é para você! Economize na conta de luz todo mês. Clique aqui e saiba mais

Assine nossa
newsletter