Assinatura de Energia Solar

Assinatura de Energia Solar

Os serviços por assinatura já fazem parte da rotina de grande parcela da população, afinal, a modalidade promove fácil acesso a produtos e serviços. Mas já pensou na possibilidade de assinar créditos de energia limpa e utilizá-los na sua casa ou empresa? Pois saiba que isso é possível!

A energia solar por assinatura tem se mostrado uma excelente opção para economizar na conta de luz. Sem demandar investimento inicial ou obras, o processo é muito mais simples do que você imagina.

Então, continue lendo para entender melhor como funciona a assinatura de energia solar e os seus principais benefícios.

O que é assinatura de energia solar?

A assinatura de energia solar diz respeito à utilização de créditos de energia, que são gerados em uma fazenda solar e distribuídos. Esses créditos são injetados na rede da distribuidora de energia e, por se tratar de uma modalidade mais barata de geração de energia, garante uma economia mensal na conta de luz.

Apesar de ainda não ser tão difundido, esse serviço não é uma novidade no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), a energia fotovoltaica já é a terceira maior fonte na matriz elétrica nacional, perdendo apenas para a hídrica e a eólica.

Além disso, um estudo realizado em 2021 pela Bloomberg New Energy Finance indicou que a energia solar chegará ao primeiro lugar entre as matrizes energéticas do país até 2050. 

Assim, o serviço de assinatura de energia solar distribui essa energia limpa, mas sem demandar a instalação de painéis solares, pois a disponibiliza por meio de créditos na conta de luz.

Como funciona a assinatura de energia solar?

O serviço de assinatura de energia solar funciona de maneira simples e prática. Como visto, a energia é gerada por meio de painéis fotovoltaicos instalados em fazendas solares.

Ao assinar os créditos, é como se você “alugasse” um lote dos painéis solares da fazenda, que vão gerar os créditos de energia e disponibilizá-los na rede da distribuidora de luz da sua cidade.

Para saber quantos créditos você terá direito, é feito um cálculo com base no seu consumo regular de energia elétrica. Desse modo, é possível encontrar um plano de assinatura perfeito para a sua rotina.

Os créditos de energia constarão na conta de luz como “Energia Injetada”. Caso você tenha um consumo superior ao plano contratado, deverá pagar o valor residual, correspondente à diferença, diretamente na conta de luz da concessionária. A cobrança acontece de maneira pós-paga, ou seja, você recebe os créditos e eles são descontados da sua conta de luz.

É interessante ressaltar que a geração compartilhada é um modelo criado em 2015, por meio da Resolução Normativa 687/2015 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como uma forma de estimular a geração de energia solar no Brasil.

Quais são as vantagens da energia solar por assinatura?

O principal destaque do serviço de assinatura de energia solar é, sem dúvidas, o custo-benefício. Afinal, é possível ter acesso à energia solar, e à economia que ela proporciona, sem realizar obras para a instalação de painéis solares ou fazer um grande investimento inicial.

Mas as vantagens da energia solar por assinatura não param por aí. Confira outras a seguir:

  • facilidade de contratação — o processo de assinatura é feito 100% online;
  • utilizar uma fonte de energia limpa;
  • contribuição com o movimento sustentável;
  • economia na conta de luz;
  • fonte inesgotável de energia;
  • liberdade para escolher o tipo de energia utilizada;
  • não tem taxa de manutenção.

Alguns serviços, como o da Órigo, ainda permitem que a gestão da conta seja feita digitalmente, por meio do aplicativo ou site, o que facilita bastante a vida dos assinantes.

Quanto custa uma assinatura de energia solar?

Outra vantagem da energia solar por assinatura é a possibilidade de ter previsão dos custos. Como os créditos de energia adquiridos têm um “teto” de acordo com o plano contratado, é possível ter noção da média de valores.

Desse modo, o valor da sua assinatura de energia solar vai depender do seu plano. Mas, como mencionado, a economia na conta de luz é garantida. Isso torna o serviço uma excelente alternativa para quem busca economizar, assim como para quem deseja utilizar fontes sustentáveis de energia e que causem menos impacto ao meio ambiente.

Economize na conta de luz com assinatura de energia solar

Somado ao fato de se tratar de uma fonte inesgotável de energia, os avanços tecnológicos também tornam a geração e a utilização da energia solar cada vez mais barata e acessível.

Segundo a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a geração desse tipo de energia no Brasil teve um aumento de 80% nos dois primeiros meses de 2022, se comparado ao mesmo período de 2021.

Esse aumento na produção ajuda a difundir o serviço no país. Com isso, mais pessoas têm acesso à economia gerada pela assinatura de energia solar, contribuindo também para uma sociedade mais sustentável.

A Órigo é pioneira no setor de energia por assinatura do Brasil. Atuando desde 2010, a empresa conta com 40 fazendas solares que fornecem energia limpa para 1.200 municípios, atendendo a cerca de 40 mil clientes.

Para reafirmar o compromisso com o meio ambiente e as pessoas, a Órigo é uma empresa certificada pelo Sistema B, que enfatiza os novos tipos de negócios que equilibram propósito e lucro, visando um futuro sustentável.

Além disso, ao assinar Órigo, você participa do Clube Point’s, o programa de benefícios exclusivo que fornece pontos a cada vez que você indica um amigo que se torna assinante. Os Pontos Point’s podem ser trocados por descontos na sua conta de luz ou convertidos em pontos Livelo, que permitem o resgate de produtos, serviços e até viagens.

Viu como a assinatura de energia solar pode te ajudar a economizar e a contribuir com um futuro mais sustentável? Então, não perca mais tempo: faça a assinatura para sua residência ou empresa!

Assine nossa
newsletter