carregador de celular conectado na tomada

Afinal, o carregador na tomada gasta energia? Aprenda como calcular o consumo!

Já se perguntou se deixar o carregador na tomada gasta energia? Pode ser um hábito comum deixá-lo na tomada, mesmo sem estar conectado ao aparelho, ainda mais com a popularização dos dispositivos eletrônicos.

Para se ter ideia da dimensão, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado em 2023, mostrou que o Brasil tem 464 milhões de dispositivos digitais, incluindo notebooks, tablets e smartphones.

Ou seja, o uso da tecnologia e dos dispositivos móveis é cada vez mais necessário e comum, o que aumenta a demanda por carregadores. Por isso, neste conteúdo, vamos esclarecer se o carregador conectado na tomada gasta, de fato, energia. Acompanhe!

Como funciona um carregador?

O carregador de celular tem a função de transformar a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, que é mais estável e evita danos à bateria, tornando-a compatível com a bateria do celular.

Ou seja, precisa converter os 127v ou 220v das tomadas brasileiras em correntes de 5V ou 9V, as tensões suportadas pelas baterias.

Veja o funcionamento do carregador de celular em 4 passos:

  1. conversão: o carregador converte a tensão da tomada (127v/220v) para a voltagem baixa que a bateria precisa (5V/9V);
  2. retificação: a corrente alternada (CA) da tomada é transformada em corrente contínua (CC), que a bateria utiliza;
  3. regulação: a voltagem é regulada para evitar sobrecarga e danos à bateria;
  4. filtragem: impurezas da corrente são eliminadas para garantir um carregamento estável e seguro.

Carregador na tomada gasta ou não energia?

Sim, o carregador na tomada gasta energia, ainda que o celular ou outro dispositivo não esteja conectado. Entretanto, o consumo de energia é significativamente menor. A explicação para essa redução é que os carregadores mais modernos foram desenvolvidos para economizar energia mesmo quando não estão sendo diretamente usados.

É como a lógica do modo de stand by. O consumo continua, porém, é reduzido, já que não há um dispositivo plugado. O fenômeno é chamado de “consumo fantasma”.

Um exemplo são os carregadores de iPhone que, em média, têm potência de consumo de 2,24 watts quando estão sendo utilizados. Quando desconectados do aparelho, eles consomem apenas 0,26 watt.

Portanto, a prática de deixar o carregador na tomada gasta energia, mas não impactará significativamente na conta de luz como acontece com outros aparelhos. Para saber mais sobre esses aparelhos, acesse nosso artigo sobre o que mais gasta energia em casa.

Quais são os riscos para a segurança?

Além de gastar energia, deixar o carregador de celular na tomada pode apresentar alguns riscos, tanto conectado quanto desconectado do aparelho. Alguns acidentes, inclusive fatais, já foram registrados por conta de carregadores conectados à tomada.

O risco de choque elétrico existe, apesar de ser bastante reduzido, caso o carregador seja original e esteja em bom estado de conservação. Também existem riscos como superaquecimento, curto-circuito e até incêndio.

Porém, existem ações que podem ser tomadas para mitigar os riscos. Veja:

  • use carregadores originais ou de marcas confiáveis;
  • inspecione o cabo e o plugue regularmente;
  • não deixe o celular carregando por longos períodos sem supervisão;
  • tenha cuidado ao usar carregadores em ambientes úmidos;
  • use extensões com cuidado;
  • evite carregar o celular próximo da cama;
  • prefira carregadores da mesma marca do seu dispositivo;
  • procure deixar o carregador fora da tomada quando não estiver sendo usado.

Como calcular o consumo de um dispositivo?

Para calcular o consumo de um dispositivo, é preciso seguir os passos abaixo:

  1. identifique a potência do dispositivo: a potência de um dispositivo é medida em watts (W) e pode ser encontrada na etiqueta do aparelho ou no manual do usuário;
  2. determine o tempo de uso diário: estime quanto tempo o dispositivo fica ligado diariamente;
  3. aplique a fórmula: potência do carregador × tempo de uso ÷ 1000.

Vamos a um exemplo para entender melhor? Considere que a potência do carregador é de 5W, com um tempo de uso de 2 horas por dia, 30 dias ao mês. Além disso, a tarifa de energia é de R$ 0,74 por kWh.

  • 5W × 60 horas/mês ÷ 1.000.

Nesse caso, o consumo de um celular carregando 2 horas por dia, durante 30 dias, é de 0,3 kWh, o que equivale a um custo de R$ 0,22 por mês.

Quer outra dica para economizar energia? Conheça os créditos de energia solar da Órigo Energia!

Sem precisar de obras, instalações ou investimentos, você tem energia limpa e renovável na sua casa ou empresa com economia e praticidade! O desconto na conta de luz já começa no primeiro mês, e com o Clube Órigo, um clube exclusivo e cheio de benefícios, sua fatura pode até ZERAR!

Conheça a Órigo e venha economizar!

Assine nossa
newsletter