trabalhadores instalando paineis solares no telhado de casa no brasil

Energia solar no Brasil: resumo do mercado em 2024!

O ramo de energia solar no Brasil tem se tornado cada vez maior, servindo de exemplo para o mundo. No ano de 2023, a fonte solar teve acréscimo de 3 gigawatts à matriz energética brasileira, segundo o Ministério de Minas e Energia. O órgão também informou que, atualmente, são mais de 18 mil usinas solares instaladas em território nacional.

Em janeiro de 2024, a produção de energia solar no Brasil superou 38 gigawatts de capacidade instalada. O número representa quase 17% da matriz elétrica brasileira, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Com tanta popularidade, essa fonte energética despertou curiosidade em muitas pessoas que ficaram com vontade de ter energia solar em casa, mas que não conhecem ainda essa alternativa completamente. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para você tirar todas as suas dúvidas sobre essa fonte energética, assim como as vantagens de ter ela na sua casa ou empresa. Veja!

A história da produção de energia solar no Brasil

Embora a história da energia solar no Brasil tenha iniciado, oficialmente, na segunda década do século XXI, suas raízes estão ligadas às descobertas científicas do século XIX. 

Em 2011, a cidade de Tauá, no Ceará, se tornou pioneira ao receber a primeira usina solar da América Latina. Essa conquista foi seguida por um marco regulatório crucial: a resolução 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicada em 2012. A determinação incentivou a geração distribuída de energia solar, permitindo também que os consumidores se tornassem autogeradores e injetassem o excedente de energia na rede elétrica.

A partir disso, o mercado de energia solar no Brasil vivenciou um crescimento exponencial. Em 2014, o país realizou sua primeira contratação de energia solar centralizada, seguida pelos primeiros leilões da indústria fotovoltaica nacional no ano seguinte.

A resolução 485/2012 da ANEEL, combinada com linhas de crédito facilitadas e um clima favorável no mercado financeiro, impulsionaram ainda mais a adoção da energia solar. Em 2020, a capacidade de geração de energia solar no Brasil atingiu 6 GW, um aumento significativo em comparação com os 7 MW, gerados em 2012. Nessa época, a geração distribuída crescia, em média, 230% ao ano no Brasil, segundo a ABSOLAR.

O crescimento acelerado da demanda por energia solar exigiu novas regras e definições. Em 2015, uma nova regulamentação foi criada para diferenciar microgeração, minigeração, autoconsumo remoto e geração compartilhada, além de estabelecer critérios para o consumo residencial e industrial.

A resolução 482 da ANEEL, foi substituída pela 1.059, que aprimorou as regras de energia solar no Brasil, incluindo a geração distribuída.

O mercado de energia solar no Brasil em 2024, segundo a ABSOLAR, tem projeções positivas. A previsão é de que 9,4 GW sejam adicionados à rede, em um cenário de crescimento contínuo. Dessa forma, a expectativa da associação é que até o final do ano a matriz solar conte com 45,5 GW em operação, crescendo em participação.

Benefícios da energia solar no Brasil

Por ser um país tropical, que na maioria do tempo dispõe da luz solar, sendo um dos que mais recebem radiação solar no mundo, o Brasil tem um potencial enorme para aproveitar a energia advinda do astro-rei. 

Essa fonte renovável oferece diversos benefícios para o país, desde a economia no bolso até a proteção do meio ambiente. Veja, abaixo, alguns dos benefícios desse tipo de energia!

Energia limpa e sustentável

A energia solar não emite gases poluentes, contribuindo para a redução do efeito estufa e das mudanças climáticas. Além disso, é um recurso renovável, disponível gratuitamente e que possui fornecimento garantido para as futuras gerações.

Economia na conta de luz

Por estar disponível gratuitamente (já que vem do sol), além de ter operação com custos menores do que outras modalidades, a energia solar ajuda a ter desconto na conta de luz, ajudando a fugir das bandeiras tarifárias.

Independência energética

Com a energia solar, você tem poder de escolher a fonte de energia que abastece sua residência ou empresa, além de estar menos dependente das companhias de energia elétrica. 

Criação de empregos

O setor de energia solar no Brasil apresenta um crescimento exponencial, movimentando a economia e gerando milhares de novos empregos em diversas áreas, como instalação, manutenção e operação de sistemas fotovoltaicos.

Tecnologia acessível

Os avanços no mercado fizeram novas empresas de energia solar surgirem no Brasil. Uma delas, a Órigo Energia, tem facilitado o acesso à energia limpa, por meio dos créditos de energia solar, também conhecido por energia solar por assinatura. Na modalidade não é preciso instalar painéis solares, nem mesmo adquiri-los.

Como é a distribuição da energia solar pelo país?

A energia solar se consolida como uma importante fonte de energia no Brasil, respondendo por 16,8% da matriz elétrica nacional. Essa participação expressiva se deve, principalmente, à geração distribuída, onde os consumidores assumem um papel ativo na produção de energia.

As residências lideram, com 78,9% da geração solar distribuída, demonstrando o crescente interesse da população em soluções sustentáveis e economicamente vantajosas.

Empresas de comércio e serviços (10,7%) e projetos rurais (8,5%) completam o panorama da geração solar distribuída no Brasil, evidenciando a versatilidade e o potencial dessa tecnologia para diversos setores da sociedade.

Tipos de geração de energia solar no Brasil

No Brasil existem, basicamente, dois tipos de geração de energia solar: a geração distribuída e a geração centralizada. Cada uma delas cumpre um importante papel na produção de energia limpa. Veja, abaixo, um pouco mais sobre cada um!

Geração distribuída (GD)

É a produção de energia próxima à unidade consumidora ou na própria unidade consumidora (casa, empresa, indústria). A energia é gerada por sistemas, como painéis solares, e pode ser usada no local ou injetada na rede elétrica, sendo regulamentada pela Resolução Normativa n.º 482 da ANEEL, desde 2012. 

Além disso, ela pode ser produzida por microgeração (até 75 kW) ou por minigeração (entre 75 kW e 5 MW).

Benefícios da GD

Geração centralizada (GC)

Conhecida pelo mercado livre de energia, a produção de energia ocorre em larga escala por grandes usinas solares localizadas em áreas remotas. A energia é gerada e transmitida por longas distâncias até as cidades e centros de consumo. As usinas solares centrais são compostas por vários painéis solares que podem ter capacidade de gerar megawatts de energia.

Benefícios da GC

  • As grandes usinas podem gerar grandes quantidades de energia;
  • Acesso à energia solar a um custo menor.

Onde a energia solar é mais usada no Brasil?

O estado de Minas Gerais ocupa o primeiro lugar quando se fala em geração centralizada de energia solar. Em seguida, se destacam Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

Quando se fala em geração distribuída, o estado de São Paulo ocupa o primeiro lugar da lista, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso, respectivamente.

Desafios do setor

Apesar do sucesso, a energia solar no Brasil enfrenta alguns desafios. Mesmo com uma grande capacidade de produção, a modalidade ainda ocupa um segundo lugar (16,8%), com ampla distância do primeiro lugar, posto ocupado pela energia hidrelétrica (48,8%), de acordo com os dados da ABSOLAR.

Para quem prefere realizar a instalação dos painéis solares em casa, se depara com alto custo do investimento, que leva um longo tempo para “se pagar”. 

O valor do dólar e a falta de incentivos fiscais também são outros desafios para esse tipo de energia no Brasil. Em contrapartida, o crescimento do setor pode indicar “uma luz no fim do túnel” e novos avanços na categoria.

Como ter energia solar para sua empresa ou residência no Brasil?

Está nos seus planos ter energia solar em casa ou na empresa? Caso você busque este tipo de energia limpa, saiba que ela está bem mais acessível do que você provavelmente imagina! Sem precisar adquirir painéis solares, realizar obras ou ter que pagar taxas, os créditos de energia solar chegaram para tornar tudo mais fácil.

Funciona da seguinte forma: ao adquirir os créditos, uma parte da produção das fazendas solares é reservada. As fazendas solares, por sua vez, ficam localizadas em locais remotos, que captam os raios solares, convertem em energia e distribuem pela rede elétrica da sua concessionária de luz.

Na sua conta de luz, somente é cobrado o valor excedente, descontando os créditos de energia solar. Somando as mensalidades dos créditos ao valor residual da conta de luz, você paga menos do que antes!

Uma empresa pioneira nesse ramo é a Órigo Energia! Clientes Órigo contam com essas vantagens do crédito de energia solar e ainda têm os benefícios exclusivos do Clube Órigo, um sistema de pontuação que você pode indicar alguém para aderir ao crédito e ZERAR A SUA FATURA.

O processo de adesão é fácil, rápido e 100% on-line para pessoa física. Ficou interessado? Acesse o nosso site e peça agora!

Assine nossa
newsletter