fonte de energia renovável com gráficos na frente - mercado livre de energia

Mercado livre de energia: o que é, como funciona, vantagens e desvantagens!

Se você está buscando maneiras de otimizar os custos e ter mais controle sobre o fornecimento de energia para sua empresa, o mercado livre de energia pode ser a solução ideal. Assim como é possível escolher os fornecedores do seu negócio, como no caso de operadora de internet e celular, também será a mesma coisa com a energia elétrica.

Esse mercado é ideal para empresas que têm contas de luz com valores significativos e que querem economizar nos gastos mensais com base na análise de custos. Se você ainda não conhece essa alternativa, não se preocupe. Confira o artigo que preparamos e tire as suas dúvidas!

O que é o mercado livre de energia?

O mercado livre de energia é uma opção sustentável e econômica para a aquisição de energia, proporcionando maior autonomia às empresas. Nesse novo conceito, as organizações têm liberdade para negociar diversos aspectos, como fornecedor, preço, quantidade, período de suprimento e formas de pagamento. 

Essa flexibilidade resulta em contratos mais vantajosos, garantindo economia e atendendo às necessidades específicas de cada negócio. Além disso, destaca-se a possibilidade de escolher fontes renováveis e limpas, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável. 

Nesse tipo de mercado, os consumidores podem adquirir energia alternativa com o fornecimento da concessionária local, negociando diretamente com geradores e comercializadores, escolhendo seu fornecedor e contribuindo para um cenário mais eficiente e responsável.

Como funciona o mercado livre de energia?

O mercado livre de energia funciona da seguinte forma: o consumidor tem a oportunidade de escolher entre diversas fontes de geração, como hidrelétrica, eólica, solar, entre outras. Isso proporciona maior diversidade e a possibilidade de optar por fontes mais sustentáveis, alinhando-se aos princípios de responsabilidade ambiental. 

Ao contar com a Órigo, por exemplo, como gestora, sua empresa terá todo o suporte necessário para o processo de migração a esse tipo de mercado, além das melhores negociações disponíveis e um time de gestores especializados.‍

Tipos de geração de energia

Com a abertura do mercado livre de energia, os consumidores podem contratar qualquer tipo de energia incentivada, seja ela especial ou não especial, e também a convencional. 

A energia incentivada é toda aquela que vem de fontes alternativas que possibilitam e estimulam a diversificação da matriz energética brasileira. Entre elas estão:

  • energia solar;
  • PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas);
  • energia eólica;
  • energia geotérmica;
  • biomassa;
  • entre outras. 

A energia convencional é aquela advinda de usinas térmicas a gás ou grandes hidroelétricas. Este tipo de energia não possibilita redução na tarifa de utilização do sistema de distribuição.

Vantagens e desvantagens do mercado livre de energia

O mercado livre de energia oferece benefícios consideráveis, como a possibilidade de negociar preços, diversificar a matriz energética e reduzir custos a longo prazo.

Contudo, é crucial considerar as vantagens e as desvantagens, avaliando cuidadosamente para tomar decisões informadas. Veja!

Vantagens do mercado livre de energia

  • Economia: tarifas mais competitivas, potencializando a redução de custos;
  • Sustentabilidade: possibilidade de optar por fontes renováveis e contribuir para um futuro mais verde;
  • Autonomia: negociação de preços, escolha de fornecedores e liberdade de escolha;
  • Transparência: plataforma on-line para acompanhar o consumo em tempo real e acesso às informações detalhadas sobre o mercado;
  • Inovação: exploração de novas tecnologias e soluções energéticas personalizadas;
  • Certificação: emissão de certificados de energia renovável (I-REC).

Desvantagens do mercado livre de energia

  • Complexidade: o processo de compra e gestão exige maior conhecimento e acompanhamento;
  • Riscos de mercado: oscilações no preço da energia podem gerar volatilidade nos custos.

Quem pode entrar no mercado livre de energia?

A Portaria Normativa Nº 50/GM/MME expandiu significativamente o acesso ao mercado livre de energia, abrindo as portas para todos os consumidores do Grupo A, independentemente do setor ou da demanda contratada.

Mas o que isso significa para você?

Para os consumidores do grupo A e B, isso significa alguns pontos que devem ser considerados em relação à tensão de conexão. Confira quais são!

Consumidores do Grupo A

  • Alta e média tensão: tensão de conexão igual ou superior a 2,3 kV, ou atendidos por sistema subterrâneo de distribuição em tensão menor que 2,3 kV;
  • Subgrupos: A1, A2, A3, A3a, A4 e AS.

E os consumidores do Grupo B?

  • Baixa tensão: tensão de conexão menor que 2,3 kV;
  • Subgrupos: B1 (residencial), B2 (rural), B3 (demais classes) e B4 (iluminação pública);
  • Acesso gradual a partir de 2024: a abertura para o Grupo B será gradual, com início em 1º de janeiro de 2024, para consumidores com demanda superior a 500 kW, e, em etapas subsequentes, para demandas menores.

Como migrar para o mercado livre de energia?

Migrar para o mercado livre de energia é uma escolha inteligente e que abre um mundo de oportunidades para ter total controle do seu consumo energético, além de reduzir custos e contribuir para um futuro mais sustentável.

Veja o passo a passo simplificado de como fazer a migração!

  1. Consulta: verifique se você se encaixa nos critérios de consumo;
  2. Escolha um fornecedor: pesquise e compare as opções disponíveis no mercado;
  3. Contrato: negocie e assine um contrato com o fornecedor escolhido;
  4. Homologação: solicite a homologação da migração junto à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE);
  5. Mudança: a partir da data de homologação, você estará no mercado livre de energia.

Energia por assinatura solar pode ser mais vantajosa para a sua empresa!

Os créditos de energia solar, conhecido também como “energia solar por assinatura” são uma forma vantajosa, simples e bem mais prática de ter energia limpa e barata na sua empresa. É como comprar energia solar de quem a produz.

A Órigo Energia, pioneira na modalidade, oferta planos para Pessoa Física e Pessoa Jurídica e o melhor: sem burocracia, investimento ou obras. É energia renovável na sua residência ou negócio e com muitas vantagens como o Clube Órigo.

Esse é um sistema de pontuação no qual sua empresa indica alguém, seja pessoa ou jurídica, para aderir ao crédito e pode acumular pontos para ZERAR A SUA FATURA.

Ficou interessado? Acesse o nosso site e peça agora!

Assine nossa
newsletter