Quais são as vantagens e desvantagens da energia geotérmica?

Você sabia que há um tipo de energia que emana do interior da Terra? Bom, essa é a energia geotérmica. Assim como outras fontes energéticas limpas e sustentáveis, essa pode impulsionar um futuro melhor. 

No entanto, há algumas vantagens e desvantagens da energia geotérmica, que precisam ser consideradas. Para saber mais, vem com a Órigo Energia e continue a leitura!

O que é energia geotérmica? 

A energia geotérmica é uma forma de energia limpa e renovável que se origina do calor emanado do interior da Terra. Para explorar essa fonte, são realizadas perfurações profundas no solo, uma vez que o calor terrestre está localizado abaixo da superfície. 

A própria palavra “geotérmica” tem raízes gregas, sendo formada pela junção de “geo”, que se refere à Terra, e “therme”, que significa térmico, temperatura. Os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia são os três países com maior produção desse tipo de energia no mundo. 

Segundo dados da Associação da Energia Geotérmica (GEA), há mais de 200 GW de potencial de geração de energia geotérmica disponível em todo o mundo, entretanto, há um baixo aproveitamento da fonte.

Quais são as vantagens e desvantagens da energia geotérmica? 

Descubra a seguir quais são as principais vantagens e desvantagens ao utilizar a energia geotérmica!

Vantagens da energia geotérmica

  • Baixo custo de manutenção das usinas;
  • Não emite gases de efeito estufa;
  • Fonte constante, não dependendo de condições climáticas;
  • Pode ser usada para gerar energia elétrica ou térmica.

Desvantagens da energia geotérmica

  • O custo de implantação é elevado;
  • A disponibilidade de reservatórios geotérmicos é limitada;
  • Alto custo de instalação e construção de usinas;
  • Aumenta a temperatura das regiões próximas, por conta do calor emitido.

Qual é a utilidade da energia geotérmica? 

A energia geotérmica pode ser utilizada para gerar energia elétrica ou térmica. A partir dela, a geração de energia elétrica é feita por meio de turbinas que geram eletricidade. 

Já a energia térmica também pode ser utilizada para o aquecimento de água, a geração de vapor, o aquecimento de ambientes e processos industriais.

Quais são os impactos ambientais causados pela energia geotérmica? 

Apesar de baixos, existem impactos ambientais que podem ser causados pela produção de energia geotérmica. Entre eles estão:

  • liberação de gases dissolvidos na atmosfera, como o H₂S (sulfeto de hidrogênio);
  • O aluimento da Terra;
  • poluição sonora.

Qual fonte de energia tem o maior impacto ambiental: energia geotérmica ou energia solar? 

Tanto a energia solar quanto a energia geotérmica possuem vantagens e desvantagens, entretanto, ao compararmos os dois modelos de produção, os impactos ambientais da energia geotérmica são maiores. Há o risco de contaminação de lagos e rios, a emissão de gás H₂S e risco de alterações geológicas nos locais de operação. 

Já a energia solar opera sem causar poluição, alterações ou riscos para os ambientes próximos de onde opera. Além disso, ela tem menor custo de instalação, manutenção e operação.

Falando desse tipo de energia, que tal descobrir os diversos benefícios dela? Você sabia que por meio do crédito de energia solar, você pode economizar todo mês na sua conta de luz? Pois é, com a Órigo, isso é possível!

Aqui, nós te proporcionamos o acesso à energia solar, por meio da produção que ocorre nas fazendas solares e é distribuída na rede elétrica local. Além disso, você conta com diversos benefícios como o Clube Órigo, que, por meio de uma indicação, você acumula pontos e pode até mesmo ZERAR a sua fatura!

Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos planos para Pessoa Física ou Jurídica e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter