EN

Crédito de energia solar: o que é e como funciona?

Publicado por: Órigo Energia

Criado em: 3 de abril de 2024 | Atualizado em 18/06/2024

Você já ouviu falar sobre o crédito de energia solar? Ele está diretamente ligado à geração distribuída, um conceito que ganhou força no Brasil com a publicação da Resolução Normativa 482/2012 (REN 482) da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Essa resolução estabeleceu o sistema de compensação de energia elétrica. 

Em 2022, foi sancionada a Lei 14.300, que mudou as regras do setor, atualizando as questões da geração de energia solar.

Para saber mais sobre esse assunto e quais seus benefícios, vem com a Órigo e continue a leitura!

O que é crédito de energia solar?

Ao utilizar um sistema de energia solar fotovoltaica ou de outra fonte renovável, toda a energia gerada e não utilizada é injetada na rede elétrica da concessionária. 

Em troca, a concessionária de luz emite o crédito de energia solar que pode ser usado para compensar o consumo de eletricidade em residências ou empresas, resultando em um desconto na conta de energia elétrica.

Como funciona a compensação de crédito de energia solar?

Quando o sistema de energia solar produz mais do que o consumido, o excedente é enviado de volta à rede elétrica, funcionando como um empréstimo para as concessionárias de luz. Esse excedente é medido em kWh (quilowatts-hora) e se transforma em crédito, que é registrado junto à concessionária de energia. 

Ele é utilizado para compensar o consumo de eletricidade. Isso significa que o consumidor paga apenas pela diferença entre a energia consumida e o crédito acumulado, reduzindo significativamente a conta de luz, um processo simples e eficaz.

Essa modalidade é regulada pela ANEEL, que categoriza os sistemas geradores de energia solar de acordo com a potência de geração.

Os que geram até 75 kW são chamados de microgeradores. Já aqueles que produzem entre 75 kW e 5 MW são classificados como minigeradores.

Quem pode adquirir o crédito de energia solar?

Anteriormente, somente usuários com sistema de energia solar on-grid (aqueles instalados em residências ou empresas e ligados à rede de energia elétrica local) poderiam ter acesso ao crédito, limitando o acesso. Entretanto, isso mudou.

A boa notícia é que empresas como a Órigo têm popularizado o acesso a esse serviço com a energia solar por assinatura, onde todos usuários da rede elétrica tradicional em regiões atendidas pelo plano podem ter acesso e fazer a aquisição por meio de um processo simples e que pode ser feito 100% online.

Ele funciona da seguinte forma:

  1. A Órigo conta com diversos espaços de produção de energia solar chamados de fazendas solares, localizadas em várias regiões do país, como Minas Gerais, Pernambuco e Ceará;
  2. A produção dessas fazendas é injetada na rede da distribuidora de energia local, chegando até você ou sua empresa caso você assine o plano;
  3. A partir daí, a distribuidora de energia desconta do seu consumo mensal o equivalente aos créditos de energia do seu plano de assinatura. Isso tudo sem obras ou mudança nas instalações;
  4. Você terá em média 10% de desconto no seu consumo de energia elétrica injetada em sua conta de luz, todo mês.

A vantagem é poder utilizá-lo sem precisar instalar paineis solares em casa ou fazer investimentos. A empresa pioneira na modalidade é a Órigo Energia!

O crédito de energia solar para empresa e residência permite uma economia na conta de luz todo mês.

Como vem a conta de luz?

Na sua conta de luz, após adquirir um plano de energia solar por assinatura, o consumo virá descrito como “Energia Injetada”. A distribuidora de luz desconta o crédito de energia solar que você adquiriu e a cobrança é só do valor residual.

Quais são as vantagens do crédito de energia solar?

Descubra agora como o acesso ao crédito de energia solar pode oferecer uma série de vantagens que ajudam tanto a aliviar a conta de luz quanto a preservar o meio ambiente!

Redução na conta de luz 

O crédito de energia compensa o consumo de eletricidade da sua residência ou empresa, o que pode gerar uma economia significativa na conta de luz.

Sustentabilidade

Ter a possibilidade de escolher abastecer sua empresa ou residência com uma fonte de energia limpa é uma forma de contribuir para a redução da emissão de gases poluentes e o aquecimento global.

Estabilidade da rede local

Outro benefício coletivo é a possibilidade de ter uma rede local de energia bem mais estável, afinal, quanto mais energia das fazendas solares injetadas na rede, maior a estabilidade e menor a chance de picos de luz.

Sem necessidade de investimentos

A aquisição do crédito de energia solar se difere do modelo de energia solar residencial, dispensando a compra de painéis, pagamento de taxas ou similares. A Órigo gera toda a energia nas fazendas solares e o crédito é injetado na rede local da sua concessionária de luz. 

Isso significa que não é necessário fazer instalações ou realizar uma obra, o que é ótimo para o seu bolso! 

Pode ser usado em apartamentos

Apartamentos, casas, empresas: a energia solar por assinatura permite fácil acesso aos usuários nas regiões atendidas pela Órigo. É facilidade para quem se vê preso pela burocracia, regras de condomínio, limitações físicas, etc.

Quanto economizo com o crédito de energia solar?

A primeira economia ao adquirir o plano de energia solar da Órigo Energia é com relação à aquisição e instalação dos paineis solares. Não é preciso realizar investimentos nem mesmo obras em sua residência ou negócio. 

A economia com esse serviço pode variar de acordo com o consumo e hábitos de utilização da energia. No entanto, na conta de luz, a redução pode chegar até 10%.

Além disso, um cálculo é feito com base no consumo médio da sua residência ou empresa. A partir daí, é realizada uma reserva do crédito gerado na fazenda solar. Posteriormente, ele é injetado na rede local da sua concessionária de luz, chegando até o endereço solicitado.

Que tal saber quanto você pode economizar com essa categoria? Simule agora o desconto mensal da sua conta de luz!

Quem tem energia solar tem que pagar taxa? 

Antes de comprar o crédito, é importante saber alguns pontos. Uma dúvida comum é se quem tem energia solar paga taxa. A boa notícia é que, com a Órigo, não é preciso pagar taxas, você só economiza.

Conheça mais sobre a Órigo Energia

Pioneira no fornecimento de crédito de energia solar, a Órigo atua desde 2010 e, atualmente, é a maior empresa brasileira de geração distribuída compartilhada. São mais de 85 mil clientes em todo o país.

Com a gente, o crédito de energia solar leva energia limpa até você e ainda alivia na sua conta de luz. Seu pedido é feito em um processo 100% online.

Para potencializar sua economia na fatura, ainda oferecemos o programa de benefícios Clube Órigo, em que você acumula pontos indicando novos assinantes e, ao trocá-los, pode até mesmo ZERAR a sua fatura!

Faça parte deste movimento cuja missão é tornar acessível o consumo de energia renovável no Brasil. Peça agora e descubra os benefícios do crédito de energia solar da Órigo!

Time Órigo

A Órigo Energia iniciou suas atividades em 2010 e já é a maior empresa brasileira de energia solar, atuando com o modelo inovador de energia solar por assinatura, onde os clientes recebem créditos de energia solar referentes ao seu consumo graças às fazendas solares da Órigo.

Dúvidas Frequentes:

O Clube Órigo é um programa de benefícios, onde você ganha pontos por cada indicação efetivada para clientes que tem interesse em consumir créditos de energia renovável, quando o seu indicado finaliza a contratação, você recebe os pontos e poderá trocá-los após o pagamento da sua primeira fatura com a Órigo. Os pontos podem ser trocados por desconto em fatura, PIX na conta ou no site dos nossos parceiros, onde existem viagens, produtos e experiências.

Sim, não há limite para o número de indicações. Quanto mais pessoas ou empresas você indicar, mais benefícios poderá ganhar. Para indicar, basta preencher os campos acima com os dados da sua indicação ou compartilhar seu link exclusivo para que possa receber pontos por cada cliente que contratar a Órigo utilizando o seu link.

Após o pagamento da primeira fatura, os pontos ficarão disponíveis para resgate. Basta seguir as orientações na sua área do cliente e trocar por: Desconto na fatura ou zerá-la, trocar por viagens, produtos e até PIX na conta.

Os benefícios conquistados têm validade de acordo com as condições estabelecidas no regulamento do programa. Consulte os detalhes na sua área do cliente em “me ajuda Órigo ou entre em contato conosco em nossa central de atendimento para obter mais informações.

Para conferir é muito rápido e fácil, basta seguir as orientações abaixo:

1. Acesse o PORTAL DO CLIENTE da Órigo pelo link: https://portal.origoenergia.com.br/points
2. Clique em CLUBE ÓRIGO;
3. Selecione a opção MINHAS INDICAÇÕES;
4. Consulte o STATUS da sua indicação.

Sim, o Clube Órigo é exclusivo para clientes Órigo Energia. Caso ainda não seja cliente, entre em contato conosco ou clique aqui (https://origoenergia.com.br/lp-pf) para obter informações sobre nossos planos e vantagens.

Após o pagamento da primeira fatura pelo seu indicado, os benefícios ficarão disponíveis para resgate. Basta seguir as orientações na sua área do cliente para aproveitar as vantagens conquistadas.

Posts relacionados

Nossos canais

Órigo Energia - Todos os direitos reservados 2024

CNPJ: 12.194.903/0001-30
Razão Social: EBES SISTEMAS DE ENERGIA SA