Energia solar fotovoltaica: vantagens e desvantagens 

A energia solar fotovoltaica tem sido cada vez mais utilizada como fonte limpa e renovável em todo o mundo. Aqui no Brasil, ela se tornou a segunda maior opção do país em janeiro de 2023, ao atingir a marca de 23,9 gigawatts (GW), com 11,2% da capacidade nacional, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar)

Os números representam um crescimento de mais de 83% em um ano, e a tecnologia, que consiste em transformar a luz do sol em eletricidade, é muito bem recebida pelo público. Por isso, veja um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens da energia solar fotovoltaica e as suas formas de armazenamento.

Continue a leitura e saiba mais!

Vantagens da energia fotovoltaica

A energia fotovoltaica é uma fonte alternativa de energia limpa, econômica e sustentável, atendendo perfeitamente às necessidades de residências e empresas. Escolhê-la como opção é contribuir com um movimento de preservação do planeta, visto que há o baixo impacto ambiental da operação da usina solar fotovoltaica

Apresentamos, a seguir, algumas dessas vantagens.

Sustentabilidade 

Sem produzir poluição sonora, as fazendas solares, responsáveis por captar os raios do Sol e convertê-los em energia elétrica, também não emitem gases poluentes, como o CO₂, favorecendo a descarbonização, melhorando a qualidade do ar e ajudando a evitar o efeito estufa. Além disso, essa energia não é advinda de combustíveis fósseis, sendo uma fonte renovável e inesgotável, já que sua origem é o Sol. 

Economia 


Faz bem para o meio ambiente e para o bolso. A luz solar está disponível integralmente e de maneira gratuita e, por isso, o consumidor tem uma economia garantida todo mês, uma vez que os créditos de energia gerados em nossas fazendas são descontados do valor da conta de luz. Outro fator que contribui para a redução de gastos é a baixa necessidade de manutenção dos painéis solares, diminuindo custos que afetam o valor final.

Acessível

Nos últimos tempos, uma das principais vantagens é a acessibilidade. Por meio do método de assinatura digital de planos, é possível receber créditos de energia solar que são descontados do valor da conta de luz da sua residência ou do seu negócio, sem precisar instalar painéis solares, fazer qualquer obra, e muito menos pagar taxas de adesão.

Por meio da geração distribuída, a energia é gerada nas fazendas solares e injetada na rede de eletricidade local. Você adquire os créditos referentes ao consumo do plano assinado, pagando somente o valor residual do desconto da conta Órigo sobre a fatura da distribuidora de energia. 

Somados os valores, você pagará menos que o habitual, chegando a economizar até 10%! 

Diversidade de matriz energética

Utilizar a energia solar fotovoltaica traz diversidade de matriz energética. Assim, as pessoas têm o poder de escolher qual o tipo de energia abastecerá a sua residência ou empresa, contribuindo para desafogar as usinas hidrelétricas e termelétricas.

Desvantagens da energia fotovoltaica

Apesar das inúmeras vantagens da energia solar fotovoltaica, existem algumas desvantagens que também estão relacionadas a essa modalidade. No entanto, parte delas possui soluções alternativas ou, em breve, devem ser resolvidas. Confira!

Falta de incentivos no Brasil

Apesar do avanço na geração de energia solar em nosso país, essa expansão poderia ser ainda mais acelerada e abrangente caso houvesse um maior incentivo financeiro da parte do Governo, para projetos que trazem fontes alternativas de eletricidade. 

Modalidade ainda não está em todo Brasil

A energia solar gera economia na conta de luz e é uma fonte sustentável, não agredindo o meio ambiente com gases poluentes, como o C02. No entanto, não há distribuição de créditos de energia solar em todo o território nacional, pois nem sempre há um incentivo financeiro do governo local e nem toda a população conhece essa alternativa. 

Não gera energia à noite

A principal matéria-prima para a produção desse tipo de energia é o Sol. Por isso, durante a noite ou em dias nublados ela é reduzida. No entanto, as residências e empresas que recebem créditos de energia solar, descontados de suas contas de luz, não precisam se preocupar com a falta de eletricidade, uma vez que a rede elétrica supre qualquer necessidade.

Como armazenar energia solar fotovoltaica?

Quem possui um sistema próprio de geração de energia solar fotovoltaica pode ter a vantagem de armazenar energia. O propósito é possuir uma reserva para o período noturno ou servir de apoio em outras situações emergenciais. 

Existem várias tecnologias de armazenamento disponíveis, atualmente, incluindo baterias de íon de lítio, níquel cádmio e de chumbo ácido. Enquanto a de lítio é similar às utilizadas em celulares e notebooks, as de chumbo ácido e níquel cádmio são as utilizadas em carros movidos à combustão. 

Agora que você já conhece suas vantagens e desvantagens, abordaremos o futuro desta fonte de energia no Brasil. Confira o próximo tópico!

Futuro da energia fotovoltaica no Brasil

A energia solar fotovoltaica tem apresentado crescimento na produção em nosso país. De janeiro a outubro de 2022, houve aumento de 52,2% na produção, saltando de 13,8 GW para 21,1 GW. Conforme a Absolar, até o fim de 2023, serão adicionados mais de 10 GW de potência instalada, atingindo a marca de mais de 34 GW.

Com o crescente aumento das medidas de preservação do meio ambiente, ela é uma grande aposta para contribuir com a redução das emissões de CO₂, responsáveis pelo aumento do efeito estufa e por causar danos à camada de ozônio, destruindo sua proteção.

Com relação aos investimentos, a Absolar estima que, até 2030, mais de R$ 125 bilhões sejam destinados à construção de projetos. Outra promessa para a próxima década é de que a participação das fontes renováveis não-hídricas, incluindo a solar, devem ter a participação ampliada para pelo menos 23%. 

Ter a possibilidade de receber créditos de energia solar é ter poder de escolha, valorizar a sustentabilidade e ainda economizar. Conheça agora a Órigo Energia!

Assine nossa
newsletter