Torres de uma usina nuclear soltando fumaça em Gundremmingen na Alemanha pare representar energia nuclear vantagens e desvantagens

Energia nuclear: vantagens e desvantagens. Saiba aqui!

A energia nuclear tem vantagens e desvantagens, por isso, tem sido tópico de debates e discussões, devido à sua capacidade de produção em comparação com outras fontes. No entanto, também é acompanhada por alguns riscos e preocupações. 

O Brasil possui duas usinas nucleares: Angra 1 e Angra 2, que respondem por cerca de 2% da geração de energia nuclear produzida no país. No ano de 2022, a Angra 1 gerou 4.872 GWh, enquanto a Angra 2 produziu 9.686 GWh, segundo a Eletronuclear. Somados os resultados, a quantidade seria o suficiente para abastecer toda a região Centro-Oeste.

Para saber mais sobre como essa fonte é produzida e suas vantagens e desvantagens, vem com a Órigo e continue a leitura!

Como é produzida a energia nuclear? 

A energia nuclear é produzida a partir da fissão nuclear, que é a divisão do núcleo de um átomo em dois núcleos menores. Quando o núcleo é dividido, ele libera uma grande quantidade de energia, que pode ser usada para movimentar turbinas e gerar eletricidade.

A fissão nuclear ocorre em um reator nuclear, que é um local onde os átomos são divididos de forma controlada. O reator é composto por um núcleo, um vaso de pressão, um sistema de refrigeração e um sistema de segurança.

O núcleo dele é o local onde os átomos são divididos e ele é feito de um material físsil, como urânio ou plutônio. 

Quais as vantagens da energia nuclear? 

Entre as vantagens da energia nuclear, está a não utilização de combustíveis fósseis, o que evita o lançamento de gases poluentes na atmosfera. Há também a grande quantidade de energia gerada a partir de pouco combustível, tornando-a eficiente em termos de uso de recursos. 

Apesar de não renovável, há uma grande quantidade de reservas de urânio no Brasil e em outros países. 

Veja outras vantagens!

  • É uma fonte de energia limpa, pois não produz gases de efeito estufa;
  • É confiável, pois as usinas nucleares podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • É segura, pois as usinas nucleares são projetadas com uma série de medidas de segurança para prevenir acidentes;
  • Tem um custo relativamente baixo.

Quais as desvantagens da energia nuclear? 

Em contramão aos benefícios, a energia nuclear possui desvantagens significativas. A gestão dos resíduos nucleares altamente radioativos e com longos períodos de decomposição, é um desafio complexo. 

A possibilidade de acidentes nucleares, como o desastre de Chernobyl, em 1986, e o acidente de Fukushima, em 2011, se tornam constantes preocupações na adesão desta alternativa. 

Conheça mais algumas desvantagens da energia nuclear.

  • Uso de energia não renovável;
  • Geração de lixo nuclear;
  • Liberação de grandes quantidades de radiação;
  • Aumento dos riscos de contaminação por radiação;
  • Alto risco de acidentes nucleares;
  • A construção de usinas nucleares é pouco acessível;
  • Alto custo de construção e manutenção de usinas nucleares.

Qual a melhor fonte de energia limpa: energia solar ou energia nuclear? 

Em primeiro lugar, é preciso considerar que ambas são fontes de energia limpa, mas têm características diferentes. Apesar de a energia nuclear ser limpa e considerada segura, os materiais radioativos utilizados na produção são tóxicos.

A energia solar é abundante e renovável, com baixo risco ambiental e totalmente segura, além de ter menor custo de produção e estar disponível de forma acessível por meio do crédito de energia solar como o da Órigo.

Nessa opção, ocorre a captação dos raios solares nos painéis fotovoltaicos, localizados nas fazendas solares e convertidos em energia solar para a distribuição na rede local. Essa fonte renovável gera a economia de até 10% na conta de luz e promove diversos benefícios com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em troca de dinheiro, descontos ou milhares de produtos e serviços. 

Ficou interessado em saber mais das vantagens dessa alternativa? Conheça a Órigo Energia e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter