mão de mulher segurando o medidor de energia na cozinha

Poupador de energia funciona? Tire suas dúvidas aqui!

Você sabia que o Brasil tem a segunda conta de luz mais cara do mundo? É isso mesmo: a despesa aumentou 47% nos últimos cinco anos. Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), a conta de luz consome mais da metade da renda de 46% dos brasileiros.

Para economizar no fim do mês, algumas lojas vendem um aparelho chamado “poupador de energia”, que promete economia. Mas será que esse poupador de energia funciona mesmo?

Convidamos você a continuar a leitura e descobrir. No final, temos uma dica para te ajudar a economizar energia.

rua da cidade de Tiradentes - MG

A conta de luz teve um  aumento médio de 15,55% em Minas Gerais

Confira como a Órigo Energia pode te ajudar nesse momento!

O que é um economizador de energia?

Encontrado em lojas ou na internet, o poupador de energia, ou economizador de energia, funciona como uma espécie de acessório que, uma vez conectado, supostamente ajudaria a economizar energia.

Alguns deles também podem funcionar como uma espécie de filtro, que possui uma tomada na qual um aparelho pode ser conectado, tendo também a função de proteger o aparelho de oscilações na rede elétrica.

Como funciona um economizador de energia?

Uma vez conectado, o economizador de energia funciona regulando a energia que vai para o eletrodoméstico. A promessa é de que o aparelho ajuda a economizar até 35%. Entretanto, a realidade é outra.

Um teste feito pela associação Proteste com alguns modelos de poupador de energia revelou que não há redução da conta de luz por conta do aparelho.

Já outro experimento, feito pela equipe do site Tilt Uol, mostrou que os equipamentos ligados ao poupador de energia podem sofrer danos.

A explicação está no efeito de filtrar e criar uma barreira, que reduz a quantidade de energia que é enviada para o aparelho conectado. Com menos energia, alguns aparelhos podem nem mesmo ligar.

Mas existem outras ações que você pode fazer para poupar energia. Confira no próximo tópico.

Dicas para economizar energia

Que tal trocar o poupador de energia por atitudes que realmente funcionam? Separamos algumas dicas para você economizar a partir de agora:

  • substitua suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes pelas que têm a tecnologia LED, pois elas são bem mais econômicas;
  • aproveite a luz solar, abra portas e janelas, deixando a iluminação natural entrar;
  • os eletrodomésticos não essenciais podem ficar desconectados, pois o modo stand by também consome energia;
  • pinte as paredes com cores claras, pois elas ajudam a propagar a luz, diminuindo a necessidade do uso de lâmpadas;
  • ao comprar um eletrodoméstico novo, confira a eficiência energética no selo Procel — os que têm a letra “A”, consomem menos energia;
  • utilize energia solar — é possível realizar a assinatura dos créditos de energia solar e economizar na conta de luz sem que seja necessário instalar painéis solares em casa.

Quer saber mais sobre assinatura de energia solar? Confira o próximo tópico.

Como poupar energia com energia solar?

Já ouviu falar sobre assinatura de energia solar? Sem precisar pagar taxas ou ter que investir na aquisição e instalação de equipamentos, você adquire créditos de energia gerada em locais remotos, chamados de fazenda solar.

Os créditos da assinatura que você adquiriu chegam até sua casa por meio da rede de transmissão de energia. A partir disso, a sua concessionária de luz desconta do seu consumo mensal o valor equivalente ao seu plano.

Somando o valor residual da conta e da assinatura, sua economia pode chegar ao equivalente a 10% por mês.

Ficou interessado nessa forma sustentável de economizar energia? Então, assine Origo!

Assine nossa
newsletter