energia solar como funciona

Como funciona a Energia Solar? Entenda aqui!

Atualmente, cerca de 1,6% da eletricidade consumida no Brasil provém da energia solar centralizada. Em 2021, nosso país atingiu a marca recorde de 13 gigawatts de potência de energia elétrica gerada a partir da luz do sol, o que nos garante a liderança na América Latina.

Mas você sabe como funciona a energia solar? Se não sabe, não se preocupe! Neste conteúdo te explicaremos como essa energia limpa e renovável é gerada e o que acontece quando ela não é utilizada. Continue a leitura e confira!

Como funciona o sistema de energia solar?

A energia solar funciona da seguinte maneira: a luz do sol é captada por meio de painéis solares. Toda a energia absorvida vai para um equipamento chamado inversor, cuja função é alterar a corrente contínua para corrente alternada, adequando-se ao tipo de energia utilizado nas residências e empresas.

Essa transformação de energia solar em energia elétrica acontece devido a um fenômeno conhecido como efeito fotovoltaico, que é o surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor.

Feito isso, a energia é distribuída para a rede da concessionária de luz (no caso da geração compartilhada em fazendas solares) ou diretamente para o sistema elétrico do imóvel, caso esteja instalado no telhado da casa ou empresa.

Energia solar: como funciona à noite?

Por ser alimentada pela luz do sol, o sistema de energia solar não funciona à noite. Mas não se preocupe! Com os planos de distribuição de crédito de energia solar, sua residência permanecerá ligada à rede da concessionária de luz, que continuará fornecendo energia constantemente.

Para as residências que têm painéis instalados diretamente no telhado, além da opção de utilizar energia proveniente da companhia de luz, há um sistema de banco de bateria, que armazena a energia para ser utilizada à noite.

E no inverno, como a energia solar funciona?

Como citamos, a energia solar é alimentada pela luz, e não pelo calor. Assim, no inverno, quando não há calor, a luz é suficiente para sustentar o sistema. Porém, em dias nublados, os painéis podem captar menos energia em relação à capacidade normal.

É necessária a instalação de painel solar?

Ainda é bastante comum pensar em um painel fotovoltaico instalado em casa para ter acesso à energia solar.

Entretanto, graças à Resolução Normativa n.º 482, estabelecida em 2012 e que permitiu a micro e minigeração distribuída de energia solar, agora é possível ter acesso a uma forma democrática de energia: os planos de distribuição de crédito de energia solar.

O que acontece se eu não usar toda a energia solar produzida? 

Para os proprietários de sistemas de energia solar fotovoltaica, ou seja, os que possuem o sistema instalado em casa ou na empresa, paira uma dúvida comum: o que acontece com a energia solar não utilizada?

Para quem possui sistemas ligados à rede elétrica (on-grid ou híbridos), existe um sistema de compensação chamado de créditos de energia solar, ou sistema de compensação de energia. É um mecanismo que permite ao proprietário receber créditos pela eletricidade gerada em excesso e injetada na rede elétrica. 

Esse sistema é baseado na ideia de que o sistema fotovoltaico produzirá mais energia em determinados momentos do que o consumo imediato, gerando um excedente que pode ser aproveitado.

O primeiro passo para garantir a participação no sistema de compensação de créditos de energia solar é se cadastrar na distribuidora de energia local, após a instalação do sistema de energia solar. 

Esses créditos podem ser utilizados posteriormente para abater o consumo de energia elétrica em momentos em que o sistema fotovoltaico não esteja gerando energia suficiente, como durante a noite ou em dias nublados. Os créditos têm um prazo de validade limitado, em média, 60 meses, e se não forem utilizados nesse período, expiram. 

Os créditos de energia solar podem ser utilizados no mesmo mês em que foram gerados ou nas próximas contas de energia. Outra possibilidade é fazer a transferência deles para outra unidade consumidora. Isso é possível desde que se enquadre nas regras estabelecidas pela Resolução Normativa 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pela nova Lei que instituiu o marco legal da minigeração e microgeração distribuída (Lei 14.300/2022).

Entenda os planos de distribuição de créditos de energia solar

Quer saber como funcionam os planos de distribuição de créditos de energia solar? É simples: ao adquirir, uma análise do consumo médio de energia é feita. Assim, é possível escolher um plano conforme a necessidade real da sua residência, apartamento ou empresa.

Então, uma “reserva de energia” é feita em uma das fazendas solares e a energia é distribuída por meio da rede da concessionária de luz local, que a leva até a casa do cliente.

Desse modo, o cliente paga duas faturas: a da Órigo e a da distribuidora, que vem com o desconto como “energia injetada”. Caso seja necessário consumir mais energia além do que foi contratado, a concessionária realiza o fornecimento e cobra por esse excedente.

Com isso, o valor das contas de luz com energia injetada costuma ser menor, se comparado ao modelo tradicional. Somando as duas contas, você tem até 10% de desconto no final do mês.

Além disso, os planos de distribuição de créditos de energia solar não exigem investimento inicial, nem obras ou a instalação de painéis para aproveitar os benefícios da energia renovável.

Atuando desde 2010, a Órigo Energia é pioneira em geração de energia distribuída. Quer contribuir com o movimento sustentável e economizar na sua conta de luz? Então escolha uma fonte de energia limpa, escolha Órigo!

Assine nossa
newsletter