mão de mulher mexendo em uma calculadora em cima da mesa para representar como fazer a conta de luz vir mais barata

Como fazer a conta de luz vir mais barata? Descubra as melhores dicas!

De acordo com um levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, a maior parte da eletricidade gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas, chegando a 77% em 2022.

Sem uma maior diversificação das fontes de energia no país, os consumidores ficam sujeitos a bandeiras tarifárias que deixam a conta de luz mais alta em períodos de crise hídrica.

Mas você já parou para pensar se há uma forma de como fazer a conta de luz vir mais barata? Adiantamos que, sim, existe, e é bem mais fácil e acessível do que você pode imaginar. Continue a leitura e descubra!

rua da cidade de Tiradentes - MG

A conta de luz teve um  aumento médio de 15,55% em Minas Gerais

Confira como a Órigo Energia pode te ajudar nesse momento!

O que gera o aumento da conta de luz?

Diversos fatores podem contribuir para o aumento da conta de luz, podendo ser divididos em internos e externos.

Os fatores internos são aqueles que estão ligados aos hábitos de consumo, como o tempo de utilização de eletrodomésticos. Já os externos envolvem crise hídrica (que influencia na cobrança das bandeiras vermelha e amarela), impostos, taxas e a própria tarifa do serviço.

A boa notícia é que com a adoção de atitudes simples é possível mudar os fatores internos, gerar economia e, assim, a sua conta de luz tende a baixar.

Confira no próximo tópico dicas de como fazer a conta de luz vir mais barata.

5 dicas para fazer a conta de luz vir mais barata

Veja as dicas de como economizar energia que preparamos para que você possa reduzir a conta de luz e aliviar o peso da despesa.

1. Opte por eletrodomésticos eficientes

O selo Procel do INMETRO ajuda a identificar os aparelhos domésticos que consomem menos energia. Os que apresentam a classificação A são os mais econômicos, portanto, indicados para a sua próxima aquisição.

2. Mude alguns hábitos rotineiros

Dormir com a TV ligada ou deixar uma lâmpada acesa em um cômodo da casa sem necessidade pode refletir em um aumento na conta. Comece a notar esse tipo de hábito e aja para mudá-los.

3. Mantenha os filtros do ar-condicionado higienizados

Filtros sujos fazem o seu ar-condicionado gastar ainda mais energia, pois é necessária uma pressão maior para que ele possa funcionar adequadamente.

Por isso, crie o hábito de realizar a limpeza periodicamente.

4. Assine energia solar

Uma alternativa de como fazer a conta de luz vir mais barata é por meio da assinatura de energia solar. Sem precisar de obras de instalação de painéis solares ou de investimento inicial, você adquire uma energia limpa, sustentável e barata.

No fim das contas, a economia pode chegar ao equivalente a 10% por mês. 

5. Veja se é possível usar a Tarifa Social de Energia Elétrica

Famílias de baixa renda que se enquadram nas regras do programa de Tarifa Social de Energia Elétrica podem ter descontos na conta de luz.

Um dos requisitos é que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, destinado a lares com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo.

O que é a tarifa social e como ela pode deixar a conta de luz mais barata?

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) foi estabelecida com a publicação da Lei n° 10.438, de 26 de abril de 2002. Destinada a famílias de baixa renda e que precisam de assistência do Governo Federal, é concedida por meio de descontos que podem chegar a 65% como forma de auxiliar no custeio da despesa.

Com a regulamentação da Lei nº 14.203/2021, a Tarifa Social de Energia Elétrica já é concedida automaticamente para as famílias que têm direito.

Já para as pessoas que não têm direito ao benefício, a forma mais eficiente de fazer a conta de luz vir mais barata é por meio da economia proporcionada pela assinatura de energia solar.

Conheça a Origo Energia e assine agora!

Assine nossa
newsletter