Conta de luz: Passo a passo completo para entender tudo!

A economia começa com a informação, por isso é possível aprender sobre os seus gastos e analisar novas formas de poupar. Sendo assim, chegou a hora de entender como ler e identificar os pontos mais importantes da sua fatura mensal de energia, como o número de instalação, o número do cliente e o cálculo de consumo.

Descomplicando a sua conta de luz

Os primeiros dados que você pode identificar na conta de luz dizem respeito ao morador e ao imóvel. Logo, o número do cliente e o número da instalação são formas de identificação usadas para caso seja necessário entrar em contato com a operadora de distribuição de energia local e solicitar determinado serviço.

Essas informações geralmente podem ser encontradas ao lado ou acima dos seus dados pessoais, como nome e endereço.

Outra informação importante é a data de leitura da sua conta de energia. Nesse espaço você encontra três diferentes datações, sendo que a primeira se refere à leitura realizada no mês anterior à fatura recebida, a segunda é a data em que foi lida a fatura atual e a terceira se trata da próxima leitura a ser realizada. Assim, o consumo mensal de cada residência é correspondente ao período entre uma leitura e outra.

Modalidade tarifária

Você já leu o termo “modalidade tarifária” e ficou sem entender o que significa? Ele se refere à tarifa aplicada ao mês correspondente, que pode ser classificada como convencional ou branca.

Essas taxas são diferenciadas para cada setor, como:

  • B1: Residencial
  • B2: Rural
  • B3: Demais classes

Com valores diferentes para cada uma dessas classificações.
Não se esqueça de ficar atento às informações gerais, lá estão os principais avisos, como descontos, reajustes e a bandeira tarifária vigente.

Como calcular a conta de energia?

Na área descrita em sua fatura como “valores faturados”, você encontra o detalhamento da sua conta de energia. Sendo assim, a primeira linha contém a quantidade de energia gasta em KWh (quilowatt-hora), a tarifa aplicada em reais e o cálculo desse valor.

O cálculo é realizado com o valor da tarifa sendo multiplicado pela quantidade de energia gasta no período entre as leituras.

Por exemplo, se o seu gasto mensal foi de 580 kWh e a tarifa está colocada como R$0,618050 – valor da bandeira verde na classificação Residencial Normal -, o cálculo é correspondente à 580 x 0,618050.

O resultado dessa equação é somado e abatido às informações que estão expostas logo em seguida na fatura; os encargos/cobranças e abatimentos/devoluções.

E assim, é calculada a conta de luz!

Agora que você conhece melhor a sua conta de luz e também as formas de economizar, ficou bem mais fácil organizar a vida financeira, não é mesmo?

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de todas as soluções que podem fazer a diferença na sua vida e para o meio ambiente.

Assine nossa
newsletter