energia limpa

Energia limpa: entenda como funciona aqui!

Você já ouviu falar em energia limpa? O conceito abrange fontes renováveis de energia  que causam baixo ou nenhum impacto negativo ao meio ambiente.

Para dar uma ideia da sua importância, uma matéria publicada pelo UOL revelou um pedido da Organização das Nações Unidas (ONU) para que se tenha uma “transformação completa” do sistema energético, dobrando o fornecimento de eletricidade limpa até 2030.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e descubra mais sobre a energia limpa, seus tipos e vantagens!

O que é energia limpa?

Energia limpa é qualquer tipo de energia gerada sem a emissão de poluentes, advinda de recursos que sejam renováveis e com o mínimo de prejuízo causado à natureza. 

Quais são as principais fontes de energia limpa?

Existem algumas fontes de energia limpa que permitem a geração de eletricidade. Uma grande vantagem dessa opção é que todas as matrizes podem ser encontradas em abundância e gratuitamente na natureza.

Confira alguns exemplos de energia limpa disponíveis no Brasil.

Energia eólica

É produzida a partir da força dos ventos, com a ajuda de hélices instaladas em torres. Conforme a velocidade e a intensidade dos ventos, as hélices são movidas, gerando eletricidade por meio da força motriz gerada nas turbinas.

Biomassa

Esse é um tipo de energia limpa produzida a partir da queima de materiais orgânicos como bagaço da cana-de-açúcar, madeira, palha de arroz, óleos vegetais, etc.

Apesar de a queima liberar gases na atmosfera, o cultivo das espécies que geram o material orgânico neutraliza a quantidade de CO² das queimadas.

Energia maremotriz

Essa energia é obtida a partir da força das ondas e marés. Para isso, são instaladas torres, hélices e outros equipamentos subaquáticos, transformando a força da água em eletricidade.

Energia solar

A energia solar, como o nome já indica, é a energia obtida da luz solar por meio de painéis fotovoltaicos instalados em residências ou em fazendas solares como as da Órigo, que realiza a captação desses raios solares, efetua a conversão em energia e a distribui por meio do sistema de créditos de energia solar na rede local.

Energia geotérmica

A energia geotérmica ou geotermal é gerada a partir do calor proveniente do interior da Terra. É uma forma de energia limpa e renovável que utiliza o calor natural do subsolo para gerar eletricidade ou aquecer ambientes.

Por meio das usinas geotérmicas, a água quente ou o vapor são extraídos das camadas subterrâneas e utilizados para movimentar turbinas, gerando eletricidade de forma sustentável. A exploração desse tipo de fonte energética é mais fácil em regiões próximas de encontro de placas tectônicas. 

Esse tipo de energia contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para a diminuição da dependência de combustíveis fósseis. Uma das principais vantagens da modalidade é a disponibilidade contínua, já que não depende das condições climáticas. 

Energia hidráulica

A energia hidráulica é obtida a partir do aproveitamento do fluxo natural da água. Ela é gerada por meio de usinas hidrelétricas, que captam a energia cinética da água em movimento e a convertem em eletricidade. Esse tipo de energia não emite poluentes durante a geração, e é uma das fontes mais utilizadas em todo o mundo.

Além disso, existem algumas vantagens. Uma delas é que os rios e as quedas d’água são recursos naturais que estão disponíveis em muitas regiões do mundo, permitindo a utilização dessa fonte energética em larga escala. É importante considerar os aspectos socioambientais na implementação desse tipo de energia.

As usinas de energia hidráulica possuem barragens que têm o objetivo de represar a água e controlar o seu fluxo. Isso cria um reservatório que, ao ser liberado, movimenta as turbinas e gera eletricidade. 

Energia limpa é renovável?

Geralmente, a energia limpa refere-se a toda fonte energética considerada renovável e que não lance poluentes na atmosfera.

No caso, as energias solar, eólica, maremotriz, geotérmica e biomassa são consideradas limpas e renováveis.

Qual a diferença entre energia limpa e energia renovável?

Embora os termos “energia limpa” e “energia renovável” sejam utilizados similarmente, eles possuem significados um pouco diferentes, sendo complementares um do outro. Energia limpa é advinda de uma fonte de energia com baixo impacto ou nulo no meio ambiente, em termos de poluição e emissões de gases de efeito estufa. Isso inclui fontes como a energia solar, eólica e geotérmica.

Por outro lado, a renovável é aquela proveniente de recursos naturais constantemente regenerados pela natureza, como a luz solar, o vento e o calor da Terra.  

Quais são as vantagens da energia limpa?

Além de contribuir com um movimento que impacta positivamente o planeta, ao optar por fontes de energia limpa, você tem vantagens como:

  • favorecimento da sustentabilidade;
  • economia (as fontes de energia limpa costumam ter menor custo);
  • redução da produção de CO²;
  • fonte inesgotável (luz solar, vento, ondas do mar);
  • ajuda o meio ambiente.

Existem desvantagens?

Apesar de serem poucas, existem algumas desvantagens na utilização da energia limpa, sendo elas:

  • possíveis limites de armazenamento em instalações como a da maremotriz;
  • algumas opções ainda estão em exploração no mercado como a biomassa e maremotriz;
  • algumas modalidades só podem ser produzidas em regiões específicas, como a eólica e a maremotriz.

Energia limpa no Brasil

De acordo com um levantamento divulgado pelo site Be the Story, o Brasil ocupa a segunda posição mundial na produção de energia limpa e renovável, com 84,1% de energia considerada “verde”. O ranking também considera a opção hidrelétrica como renovável.

Considerando o número, a Agência Brasil divulgou, em maio de 2022, que a produção brasileira de energia elétrica renovável chega a ser o triplo da média mundial, que gira em torno de 27%.

Energia limpa no mundo

A liderança mundial na produção de energia limpa é da Noruega, com 98,4% da energia elétrica produzida no país. Depois vem o Brasil (84,1%), a Nova Zelândia (80%), seguida por Suécia (68,4%) e Canadá (67,7%).

Qual a importância da energia limpa?

A energia limpa é fundamental para alcançarmos um futuro sustentável. Peça-chave para a mitigação das mudanças climáticas, ela ainda contribui para o desenvolvimento tecnológico, estimula a geração de empregos e ajuda a levar eletricidade a áreas remotas.

Além disso, ela utiliza recursos renováveis e naturalmente disponíveis, como a luz solar, o vento, a água e o calor da Terra. Isso ajuda a preservar os recursos naturais e evita a exploração excessiva e esgotamento de recursos não renováveis, como o carvão, o petróleo e o gás natural. Veja mais algumas vantagens!

  • É uma alternativa que reduz as emissões de carbono;
  • Ajuda a reduzir o aquecimento global;
  • Tem baixo ou nulo impacto ambiental;
  • Sua instalação e operação não causa grandes mudanças nas regiões onde chegam;
  • São inesgotáveis;
  • São mais econômicas, ajudando a reduzir custos tanto para quem produz quanto para quem consome;
  • Favorecem a diversificação de matriz energéticas;
  • Permitem que o consumidor escolha a fonte de energia que abastece seu lar ou empresa.

Agora que você conhece mais sobre a energia limpa, que tal participar desse movimento sustentável? Conheça a assinatura de energia solar da Órigo Energia, ganhe crédito de energia solar e garanta uma economia de até 10% na conta de luz!

Assine nossa
newsletter