Secador de cabelo gasta muita energia? Descubra aqui!

O secador de cabelo é uma das principais ferramentas para quem administra ou trabalha em um salão de beleza. Ele é bastante utilizado para facilitar a secagem e ajudar a criar novos penteados. Mas será que o secador de cabelo gasta muita energia?

Bom, essa é uma dúvida muito frequente e já adiantamos que depende do padrão de uso! Mas isso te contamos melhor nos tópicos a seguir. Vem com a Órigo e confira! 

Quanto um secador de cabelo gasta de energia por hora? 

O consumo de energia de um secador de cabelo dependerá do modelo e da potência dele, além das variáveis como tempo e frequência de uso. Em média, esse aparelho tem potência entre 1.000 e 2.000 watts. Já o consumo varia entre 1 a 2 kWh por hora, respectivamente. 

Isso significa que, se você usar um modelo de 2.000 watts por 1 hora, ele consumirá 2 kWh. Considerando o uso de segunda a sábado, há um consumo semanal de 12 kWh.

Supondo que o valor do kWh é de R$ 0,75 (cada), são 12 kWh x 0,7 = R$ 9,00 por semana, para 1 hora de utilização por dia, 7 vezes na semana.

O que consome mais energia: chapinha ou secador? 

Em comparação, a potência do secador de cabelo costuma ser maior do que a de uma chapinha. Enquanto as chapinhas possuem entre 35 watts e 60 watts em versões mais simples, indo até 200 a 400 watts nas mais potentes, o secador gasta muito mais energia, pois a potência gira entre 1.000 e 2.000 watts. 

A comparação considera a curta utilização dos dois aparelhos. No entanto, se você usa a chapinha por um longo período, a energia consumida pode ser comparável ou até mesmo maior.

Como economizar energia usando o secador de cabelo?

Aqui estão algumas dicas para economizar energia usando o secador de cabelo, veja e coloque em prática!

  • Escolha um modelo que tenha baixo consumo de energia;
  • Use-o na potência mais baixa possível;
  • Não o deixe ligado quando não estiver usando;
  • Seque o cabelo com a cabeça para baixo. Isso ajuda o processo de secagem ser mais rápido;
  • Use por períodos curtos.

5 dicas para economizar energia no salão de beleza 

O uso de secador de cabelo tem pesado na conta do seu salão? Se você precisa de dicas para economizar energia no seu estabelecimento, confira o que preparamos!

1. Invista em aparelhos eficientes

Escolha aparelhos com alta eficiência energética, eles ajudam a reduzir o consumo de energia e, consequentemente, a diminuir o valor da conta de luz

2. Capacite a equipe

Treine os colaboradores para que eles trabalhem visando a economia de energia, utilizando os aparelhos de forma eficiente e evitando deixá-los ligados sem necessidade.

3. Desligue equipamentos não utilizados

Desligue todos os aparelhos quando não estiverem em uso. Equipamentos em standby ainda consomem energia.

4. Aproveite a luz natural 

Se possível, use a luz natural para iluminar o salão durante o dia, reduzindo a necessidade de iluminação artificial e diminuindo o consumo de eletricidade.

5. Utilize crédito de energia solar

Você sabe quais são os benefícios de utilizar o crédito de energia solar para a sua empresa com a Órigo? Essa modalidade te permite ter uma fonte renovável de energia, sem precisar de instalações, obras ou equipamentos e ainda economizar na conta de luz.

Isso porque a produção de energia solar ocorre nas fazendas solares e ela é distribuída pela rede local de eletricidade. Além disso, com a gente, você pode desfrutar das vantagens do Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica um novo assinante e pode até mesmo ZERAR a sua fatura!Demais, né? Ficou interessado? Acesse nosso site, peça agora e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter