climatizazdor gasta muita energia

Climatizador gasta muita energia? Confira a resposta!

Em dias e épocas mais quentes do ano, os aparelhos refrigeradores de ambiente são alguns dos produtos mais procurados pelos consumidores. No entanto, quem deseja comodidade e custo-benefício às vezes se pergunta se o climatizador gasta muita energia.

Isso porque eles estão ganhando espaço nos contextos atuais, não somente pela praticidade, mas também pela qualidade de resfriamento e economia de energia

Entretanto, é necessário considerar alguns pontos importantes antes de adquiri-lo. Quer saber mais? Vem com a Órigo e tire todas as suas dúvidas!

Diferença entre climatizador evaporativo e por aspersão

Tanto o climatizador evaporativo quanto os que possuem sistema de aspersão oferecem diferentes métodos de resfriamento. Dessa maneira, possuem características e especificidades únicas. 

Em suma, o climatizador evaporativo utiliza basicamente a água evaporada para diminuir a temperatura do ambiente, sendo eficaz em épocas mais quentes e secas. Já a versão por aspersão pulveriza a água no ambiente, contribuindo com um rápido esfriamento. Por aumentar a umidade, ele é indicado para climas mais secos. 

Qual o consumo de energia de um climatizador?

O consumo de energia de um climatizador depende de dois fatores:

  • potência;
  • modelo.

Mas, em geral, esse aparelho tende a ser mais eficiente se tratando do consumo energético em relação aos modelos convencionais. 

Na prática, o climatizador gasta menos energia, porque seu principal componente de resfriamento é a própria evaporação/pulverização da água. Por isso, exige somente o trabalho da bomba e do ventilador interno. 

Sabe-se que o consumo médio varia entre 50 a 200 Watts por hora, a depender do modelo e da potência do aparelho escolhido. 

Climatizador gasta mais que ar-condicionado? 

Sim! O climatizador tende a gastar menos energia em relação ao ar-condicionado. Por ser mais econômico, seu consumo é nove vezes menor do que os aparelhos convencionais. Entretanto, o que vai definir se ele gasta mais energia que o ar-condicionado é o seu padrão de uso. 

Se você busca um climatizador para deixá-lo ligado em grande parte do dia, enquanto um ar-condicionado seria usado apenas por um período, é notório que o ar-condicionado seria mais interessante. Por isso, o ideal é compreender o custo-benefício de ambos os equipamentos e ponderá-los de acordo com a sua necessidade.

Qual gasta mais energia: climatizador ou ventilador?

Entendendo que o climatizador precisa de uma bomba de ar e ventilador interno para resfriar o ambiente, o ventilador convencional simplesmente move o ar. Dessa maneira, ele gasta menos energia, entre 20 a 100 watts por hora, e resulta em uma conta de luz mais barata

Falando em conta de luz, que tal abastecer a sua residência ou empresa com uma fonte de energia limpa, 100% renovável e que ainda te faz economizar? 

Por meio do crédito de energia solar da Órigo, você não precisa investir em obras, instalações ou equipamentos. Além disso, você pode economizar e ter o Clube Órigo, um sistema de pontuação a partir da indicação de assinantes, que pode ZERAR a sua fatura.

Demais, né? Disponível tanto para Pessoa Física quanto para Jurídica, o pedido é simples, prático, ágil e 100% online. Deseja saber mais? Acesse nosso site e veja como economizar!

Assine nossa
newsletter