mulher negra no sofá com cobertor e xícara para representar como economizar energia no inverno

Como economizar energia no inverno? Confira 5 dicas!

O inverno pede banho quente, aquecedor ligado, torneira elétrica e outros confortos que podem acarretar um peso na conta de luz. Outro agravante do período é que os dias são mais curtos, ou seja, com menos luz, aumenta o uso de lâmpadas e, logo, o consumo de eletricidade. Dessa forma, uma das dúvidas mais comuns é sobre como economizar energia no inverno.

A verdade é que reduzir a consumação pode ser um desafio, mas há algumas dicas que te farão ver uma diferença no final do mês, e sem precisar abdicar do uso de algumas coisas bruscamente. Vem com a Órigo Energia e confira! 

Dicas para economizar energia no inverno 

O inverno é uma época em que o consumo de eletricidade se torna necessário por uma questão de conforto. No entanto, existem algumas coisas que você pode fazer para economizar energia e dinheiro sem ter que passar frio.

É essencial adotar medidas que possibilitem uma utilização mais eficiente e econômica dos recursos. Veja algumas dicas a seguir!

Tome banhos quentes de forma consciente 

Tomar um banho quente é extremamente agradável, mas, caso você demore nele, ele pode ser um dos maiores vilões do consumo de eletricidade. 

E se você quer saber como economizar energia no chuveiro, não se preocupe! É mais simples do que você imagina. Evite prolongar o tempo debaixo do chuveiro e opte por usá-lo no modo verão, que consome, em média, 30% a menos.

Veja também: Chuveiro elétrico gasta muita energia?

Aproveite a capacidade máxima da máquina de lavar 

O inverno é o momento em que tiramos aqueles casacos do fundo do armário e, com mais roupas, é claro que a máquina de lavar trabalhará um pouco mais. Além disso, cobertores  tendem a acumular mais sujeira e requerem lavagens mais frequentes.

Uma forma de como economizar energia no inverno é esperar até que a máquina de lavar esteja com sua capacidade máxima antes de utilizá-la. Assim, você evita ciclos de lavagem com pequenas cargas e aproveita melhor o consumo de eletricidade do aparelho.

Cuidado com o consumo de energia no horário de pico 

Atenção aos horários de pico. Você sabia que o consumo de eletricidade aumenta no final da tarde e no início da noite? Isso acontece porque as pessoas retornam para suas casas e ligam diversos aparelhos elétricos simultaneamente. 

Para evitar sobrecargas na rede elétrica, é importante ficar atento a esses horários. Evite realizar atividades que demandam mais energia nesses momentos. Dessa forma, você ajuda a manter o sistema elétrico estável e, muitas vezes, também pode economizar dinheiro na sua conta de luz.

Opte por aparelhos domésticos eficientes 

A escolha de eletrodomésticos com maior eficiência energética pode fazer toda a diferença na sua conta de luz. Ao comprar novos aparelhos, observe o selo Procel, pois ele possui todas as informações necessárias de consumo, além da classificação entre A e E, sendo A a menor consumação. 

Dessa forma, você faz uma escolha inteligente, economiza na conta de luz e ainda ajuda a salvar o planeta.

Considere o uso de energia solar 

A energia solar é uma forma renovável e sustentável que pode ajudar a deixar sua conta de luz mais barata. E o melhor: por meio do sistema de crédito de energia solar da Órigo Energia. Aqui, você não precisa ter um investimento inicial, nem obras, nem mesmo ter que aderir equipamentos para ter uma energia limpa em casa.

Você economiza até 10% ao mês ao obter o crédito de energia solar gerado nas fazendas solares e que chegam até sua casa por meio da rede local de eletricidade.

Ah, e os benefícios não param por aí! Com o Clube Órigo, você indica alguém para adquirir os créditos e ainda garante alguns pontos que podem ser trocados por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços.  

Simples, fácil e com processo de contratação 100% online para Pessoa Física. Conheça a Órigo Energia!

Assine nossa
newsletter