energia mais barata

Energia mais barata: entenda como economizar

Conhecer formas de obter uma energia mais barata é essencial nos dias de hoje. Afinal, a conta de luz costuma ocupar um peso considerável no orçamento das famílias brasileiras.

De acordo com dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), o Brasil tem a segunda energia elétrica mais cara do mundo, com um custo que subiu 47% nos últimos cinco anos. Quer saber mais sobre fontes de energia mais baratas? Continue a leitura, pois temos dicas valiosas para você.

rua da cidade de Tiradentes - MG

A conta de luz teve um  aumento médio de 15,55% em Minas Gerais

Confira como a Órigo Energia pode te ajudar nesse momento!

Quais são as alternativas para uma energia mais barata?

A energia solar e a eólica são fontes alternativas de energia mais baratas. A boa notícia é que, de acordo com um levantamento da Bloomberg, essas fontes de energia renováveis já têm um custo de produção menor na maioria dos países.

Somente a energia solar já trouxe ao Brasil mais de R$74,6 bilhões em novos investimentos e gerou mais de 420 mil empregos acumulados desde 2012, segundo informações da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

Como pagar menos na conta de energia?

Existem algumas formas de ter energia mais barata. Uma delas é aderir à chamada Tarifa Branca, uma opção tarifária das modalidades em baixa tensão para os consumidores da classe residencial (subgrupo B1), rural (subgrupo B2) e industrial, comércio, serviços e outras atividades do subgrupo B3.

A Tarifa Branca cobra valores distintos de acordo com o horário em que a energia é consumida, diferentemente da Tarifa Convencional, em que o valor é o mesmo independentemente do horário.

Caso você faça parte dos grupos atendidos pela Tarifa Branca, basta entrar em contato com a distribuidora da sua região e comunicar que deseja trocar o seu medidor de energia. A concessionária tem até 30 dias para fazer a substituição.

Outra alternativa prática e acessível de energia mais barata é por meio da assinatura de energia solar, uma modalidade que não requer investimento e vem ganhando mais adeptos — vamos te explicar mais sobre o assunto no final deste texto.

Em qual horário a energia é mais barata?

Para os consumidores que optam pela Tarifa Branca, vale atentar aos horários de consumo em que a energia é mais barata. As concessionárias de luz consideram o horário de pico, em que há maior consumo, entre 18h e 21h, como o horário de energia mais cara.

Portanto, para quem escolheu a Tarifa Branca, o horário comercial e após as 22h são os períodos em que a energia é mais barata.

Leia também: O que é taxa de energia solar?

As melhores dicas para economizar energia

A mudança de hábitos é o fator principal para economizar e ter uma conta de energia mais barata. Veja algumas dicas:

  • troque as lâmpadas fluorescentes pelas de LED;
  • mantenha o chuveiro elétrico desligado nos dias quentes;
  • só deixe na tomada os aparelhos domésticos essenciais;
  • evite acender as luzes durante o dia, mantendo as janelas abertas para aproveitar a luz solar.

Outra dica valiosa é optar pela assinatura de energia solar, uma solução que não demanda investimento ou instalação de painéis e vem ganhando cada vez mais espaço. Nela, o cliente contrata um plano com a quantidade de créditos equivalentes ao consumo médio de energia gasta e tem uma reserva mensal pré-alocada da fazenda solar.

Assim, a energia é gerada nessa fazenda solar, disponibilizada na rede da distribuidora responsável e entregue na casa da pessoa. Caso o cliente ultrapasse o limite do plano, o excedente de energia será cobrado pela concessionária.

Somados o valor da assinatura com as taxas residuais da sua conta, o total ainda é mais barato do que o de costume, gerando uma economia que pode chegar a 10% de desconto no final do mês.

Gostou das dicas? Então, coloque-as em prática e economize energia com a Órigo.

Assine nossa
newsletter