Entenda como energia solar se relaciona com a sustentabilidade

Certamente você já ouviu falar que energia solar e sustentabilidade caminham juntas, e isso é fato. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a fonte limpa obtida pela luz do sol já evitou que mais de 31,1 milhões de toneladas de CO₂, fossem lançadas na atmosfera.

A International Renewable Energy Agency (Irena) recomenda que as energias solar e eólica devem ser prioridades para sua geração nos próximos oito anos. Isso reforça o compromisso com o baixo impacto ambiental, bom para as pessoas, o meio ambiente e a economia.

Mas você sabe como a energia solar se relaciona com a sustentabilidade e qual a sua importância para um futuro ecologicamente correto? É o que você vai descobrir neste conteúdo. Continue a leitura e confira!

O que é sustentabilidade?

O conceito de sustentabilidade está diretamente ligado à busca pelo equilíbrio entre preservação do meio ambiente e a exploração dos recursos naturais disponíveis.

A ONG WWF a define como “o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, garantindo a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

O termo foi utilizado a partir de 1972, devido a uma conferência realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que o definiu como adjetivo para a elaboração em harmonia com questões ambientais, sociais e econômicas. 

Em resumo, sustentabilidade é uma maneira inteligente de aproveitar os recursos naturais disponíveis, sem que haja dano ao meio ambiente, às pessoas, prejuízo ou chance de faltar. Por isso sustentabilidade e energia renovável estão interligadas.

Um exemplo claro é a energia solar, cuja fonte vinda do sol é aproveitada sem causar danos ao meio ambiente e sem esgotar recursos. O futuro do planeta depende da utilização dessa e de outras formas de energia limpa

Qual a importância da sustentabilidade atualmente?

Uma das dúvidas mais frequentes é: para que serve a sustentabilidade? Fato é que, com ela, é possível manter a vida na terra, estabelecendo-se em um conjunto de ações que garantem que os recursos naturais não se esgotem, fazendo com que as gerações futuras não sejam prejudicadas.

O conceito também engloba os aspectos sociais, ambientais e econômicos, buscando a capacidade de sustentar-se.

Muito tem se falado em ESG ultimamente no ramo corporativo. As boas práticas de meio ambiente, social e governança estão diretamente ligadas à sustentabilidade.

Com isso, os negócios têm traçado ações considerando questões como o aquecimento global, desmatamento, emissão de carbono, eficiência energética, poluição, entre outros. 

Tudo isso é monitorado e metrificado, criando metas para a diminuição ou anulação dos danos causados por suas operações.

Como a energia solar se relaciona com a sustentabilidade?

Como abordamos, a sustentabilidade está diretamente ligada ao uso consciente dos recursos naturais, de maneira que possam ser aproveitados sem o risco de colapso.

Os impactos ambientais gerados pela operação de produção de energia solar são baixíssimos, praticamente nulos. Como exemplo, podemos citar as fazendas solares, onde os painéis instalados no local não emitem gases na atmosfera, e não geram ruídos, mantendo uma longa vida útil, girando em torno de 25 a 30 anos.

Outro ponto positivo é que grande parte do painel pode ser reciclado após o fim de sua vida útil. Entre os vários componentes estão o vidro e o alumínio, ambos 100% recicláveis. Essas razões explicam por que a energia solar é sustentável.

Como as energias renováveis colaboram com a sustentabilidade?

As energias renováveis, como a solar, colaboram com a sustentabilidade devido à capacidade de geração de energia sem causar danos à natureza. As fontes geradoras conseguem se reabastecer naturalmente, a partir da luz do sol, do vento, das ondas e de outras fontes limpas.

Em geral, elas reduzem o uso de meios contaminadores, como o carvão, assim como a emissão de gases do efeito estufa. Elas também movimentam a economia, gerando empregos e fornecendo uma alternativa mais barata para os consumidores.

A crise energética causada pela Guerra da Ucrânia, por exemplo, fez com que a energia solar vivesse uma nova fase, despertando interesse de diversos países.

Nesse quesito, uma previsão da Agência Internacional de Energia (AIE) revelou que a produção de energia solar deve superar a energética com carvão até 2027. O órgão complementa: as fontes energéticas renováveis, em geral, serão a maior fonte global de eletricidade até o início de 2025.

Como investir em um futuro mais sustentável?

Ao contrário do que se pensa, contribuir com a sustentabilidade é fácil e pode começar com pequenas ações diárias. É possível iniciar pela reutilização de embalagens, prolongando sua vida útil e evitando que mais um item pare no lixo.

Por mais clichê que possa parecer, é fundamental relembrar a importância de jogar o lixo na lixeira e separar os resíduos nos locais em que é feita a coleta seletiva.

Outra atitude sustentável é optar pelo transporte público ou, até mesmo, locomover-se com bicicleta ou patinete.

Economizar água, tomando banhos mais curtos e juntando o máximo de roupas para lotar a máquina de lavar, também faz toda a diferença. 

Além disso, evitar o desperdício de alimentos e aprender a reutilizar alguns itens são ações que contribuem para um futuro mais sustentável.

Suas escolhas também podem ajudá-lo a economizar, como optar pela assinatura de energia solar, uma fonte de energia limpa e barata.

A economia gerada pode chegar ao equivalente a 10% por mês, e a assinatura dispensa a instalação de painéis na residência, pois toda a eletricidade é produzida em fazendas solares.

Um dos negócios que oferecem a assinatura de energia solar é a Órigo Energia. Pioneira na modalidade, atende a mais de 1,2 mil cidades em todo o Brasil, com mais de 50 fazendas. 

Venha fazer parte do movimento que ajuda o meio ambiente e economiza na conta de luz: conheça a Órigo Energia e assine agora!

Referências 

ABSOLAR Panorama da solar fotovoltaica no Brasil e no mundo

IRENA — Perspectivas de Transições Energéticas

ONG WWF – Sustentabilidade

AIE Energia solar deve superar carvão em até cinco anos, diz IEA

Assine nossa
newsletter