Bioenergia: tudo sobre!

Já imaginou utilizar o bagaço de cana de açúcar, a soja e até mesmo licor negro para gerar energia? Pode parecer estranho, mas é mais comum do que você imagina. Quer saber tudo sobre o tema? Venha com a gente!

O que é bioenergia?

A bioenergia é a energia obtida por meio da biomassa. Como a sua produção deriva de resíduos de lenha, plantação de milho, carvão vegetal e plantas, ela é considerada uma fonte limpa e renovável. Atualmente, a bioenergia está presente no nosso cotidiano por meio da energia elétrica.

Quais as vantagens da bioenergia?

A geração da bioenergia traz inúmeros benefícios sociais e ambientais, que ela pode ser gerada a partir de subprodutos, ou seja, resíduos de processos industriais. Confira a seguir os principais motivos para considerá-la como opção de energia no seu dia a dia.

Energia Limpa e renovável

Como não utiliza compostos químicos para a sua produção, a bioenergia é considerada uma fonte de energia limpa.

No Brasil, a principal matéria prima para a geração da bioenergia é  o bagaço da cana de açúcar, que, segundo a Epowerbay, “atende a 17,2% da demanda correspondendo a quase 9% da energia elétrica gerada no país”.

Os insumos utilizados na fabricação da bioenergia são encontrados facilmente. Assim, segundo IEA (International Energy Agency ), é possível que até 2050, a bioenergia corresponda a cerca de 30% da matriz energética do país, diminuindo, de forma considerável, nossa dependência das usinas hidrelétricas.

Reaproveitamento de lixos

Por ser proveniente de resíduos orgânicos, a bioenergia consegue promover um segundo uso para um material que seria descartado na natureza, o que era problema, vira solução. Um bom exemplo desse tipo de material é a lenha, que representa quase metade da produção energética primária do Brasil, segundo a UNESP.

Outro insumo fundamental para essa geração de energia é a cana de açúcar, cujo os  bagaços produzem 100.000 mil litros de álcool e os resíduos da cana de açúcar tem potencial de produzir 2916 KW de energia.

Redução de gases poluentes

Segundo o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, a bioenergia pode contribuir para reduzir a emissão de gases poluentes na atmosfera,  como o  dióxido de carbono (CO2). Sendo assim, a bioenergia é considerada um fonte de energia limpa e renovável, já que para a sua produção, não é necessário poluir o meio ambiente. 

Energia de Biogás

Você já conhece as nossas fazendas de biogás? Na Órigo, a geração de energia de biogás é proveniente da decomposição da matéria orgânica. Ela é considerada limpa e renovável, pois utiliza os resíduos descartados no meio ambiente para a geração de energia.

Para realizar a contração da energia de biogás, é simples: você assina um plano mensal para sua casa, apartamento ou negócio, e a energia produzida nas usinas de biogás entra na rede da distribuidora local, que desconta do seu consumo mensal o equivalente à energia limpa produzida pelo seu plano de assinatura.  Confira a disponibilidade do serviço na sua região.

Energia solar limpa e renovável da Órigo

Assim como a bioenergia, a energia solar também é uma fonte limpa e sustentável. Atualmente, a Órigo produz energia para as casas e negócios de mais de 50 mil clientes em diversos cantos do Brasil. 

Com um serviço descomplicado e por assinatura, levamos energia limpa gerada em nossas fazendas solares para mais de 1.200 municípios. Saiba mais no nosso site.

Gostou desse conteúdo? Então não deixe de conferir a nossa seção completa sobre energia no blog!

Assine nossa
newsletter