Fontes de energia limpa e renovável serão essenciais para o futuro do nosso planeta. Confira…
18 de janeiro de 2021
Você sabia que substâncias naturais como resíduos orgânicos, restos de animais e até mesmo de vegetais são convertidas em energia? Neste conteúdo, vamos explicar a origem da energia de biomassa e como essa fonte de energia, além de ser renovável, ajuda a controlar a quantidade de lixo que é descartado no meio ambiente.
Biomassa é uma fonte de energia proveniente de qualquer matéria orgânica para gerar eletricidade, por exemplo, resíduos florestais, materiais vegetais, esterco e até mesmo o próprio lixo residencial.
O uso da energia de biomassa acontece desde os primórdios da humanidade. Uma de suas principais fontes de geração de energia é por meio de madeiras, que, até pouco tempo atrás, eram utilizadas para aquecimento, cozimento e iluminação de centenas de casas em todo o mundo.
Devido à sua posição como potência global, atualmente, a China é o principal país com maior capacidade para a geração de energia de biomassa no mundo. O Brasil ocupa o segundo lugar, pois grande parte da produção de biomassa é feita por meio do bagaço da cana de açúcar.
Atualmente, segundo dados da ABSOLAR, a biomassa é a quinta maior fonte da matriz energética brasileira, com a sua participação rondando 8%. No entanto, apesar de ser uma fonte de energia limpa e renovável, no Brasil, as pessoas ainda priorizam o uso de energia proveniente das usinas hidrelétricas.
Segundo um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), publicado em 2020, a biomassa poderia fornecer 60% da energia renovável global até 2030 e desempenhar um papel imprescindível nas metas de redução de emissões poluentes e de desenvolvimento sustentável. A pesquisa também mostra que a energia de biomassa pode ser aplicada em qualquer país, pois é uma fonte confiável, positiva e inesgotável para a humanidade.
Para que seja possível transformar biomassa em energia elétrica, é necessário que os resíduos passem por um processo de combustão. Nesse procedimento, a queima da biomassa acontece em grande escala e em altas temperaturas, aquecendo a água das usinas, resultando em vapor, que é transformado em energia com a movimentação das turbinas.
A energia de biomassa está presente em nosso dia a dia de inúmeras formas. Alguns produtos que consumimos têm como principal fonte as substâncias que são descartadas no meio ambiente. Veja alguns exemplos:
● Etanol;
● Biodiesel;
● Carvão vegetal;
● Biogás;
● Biometano.
A energia biomassa é renovável, pois é cultivada por meios sustentáveis e é classificada como uma fonte renovável de energia devido à sua produção menos agressiva ao meio ambiente e matéria-prima. Apesar de liberar dióxido de carbono (CO2), a quantidade é mínima comparada com os combustíveis fósseis.
Além disso, como a biomassa vem de matéria orgânica e viva, sua fonte "cresce naturalmente", absorvendo o CO2 da atmosfera no processo. Por isso, é uma energia abundante e inesgotável!
A biomassa possui um papel importante na revolução e ressignificação do lixo. É uma ação de impacto importante na hierarquia da gestão de resíduos que ajuda, inclusive, a população e as indústrias a se aproximar mais dos princípios da economia circular e consumo consciente.
Por ser uma fonte de energia proveniente de resíduos orgânicos, a biomassa possui diversos benefícios para a população. Conheça alguns deles:
● É uma fonte de energia limpa e ilimitada, quase não contamina o meio ambiente e não contribui para a destruição da camada de ozônio;
● Ajuda a diminuir o lixo e promove incentivo à reciclagem de outros resíduos industriais;
● Tem custos que são mais baixos do que os custos de energia convencionais;
● Reduz a dependência de combustíveis fósseis;
● Promove a criação de empregos locais.
Apesar de ser uma fonte de energia renovável e eficaz para reduzir a quantidade de lixo no meio ambiente, a energia de biomassa também possui algumas desvantagens:
● Elevado custo financeiro de equipamentos;
● Emissão de enxofre na atmosfera, contribuindo com o fenômeno da chuva ácida;
● Pode resultar em impactos ambientais em florestas;
● Problemas respiratórios na população, devido à queima da biomassa;
● Dificuldade no armazenamento da biomassa sólida.
Além da energia de biomassa, existem outras fontes de energia que também são consideradas renováveis, como a energia solar.
A energia solar da Órigo é produzida por meio de fazendas solares, que trabalham diariamente captando os raios do sol para transformá-los em energia elétrica.
A energia produzida é injetada na rede de distribuição local. Abastecendo mais de 1.200 municípios. Ela chega às residências e às empresas por meio de créditos de energia, proporcionando aos nossos clientes um desconto mensal na conta de luz.
E o melhor: sem obras, sem gastos com manutenção e instalação. Faça a simulação clicando aqui.
Gostou deste conteúdo? Então veja a nossa editoria sobre Energia. Você encontrará diversos materiais sobre outras fontes de energia que também são limpas, renováveis e sustentáveis.
Leia também: O que são fontes de energia renovável?