bandeira vermelha na conta de luz

Bandeira vermelha na conta de luz: entenda como funciona!

Deixar a conta de luz mais barata pode ser um desafio para muita gente. Afinal, é uma despesa fixa e, quando não administrada da maneira correta, pode gerar ainda mais custos financeiros. A bandeira vermelha na conta de luz, além de ser uma tarifa adicional, também é um modo de sinalizar o consumidor sobre o seu consumo de energia. 

Pensando nisso, preparamos um artigo com os principais aspectos sobre esse assunto, assim como algumas dicas de como evitar esse indicador. Vem com a Órigo e confira!

O que significa a bandeira vermelha na conta de luz?

De modo geral, trata-se de um indicador que é comumente utilizado pelas companhias de energia elétrica. Para o consumidor, a bandeira vermelha na conta de luz indica as condições de distribuição e geração de energia.

Essas condições são definidas por cores. A cor vermelha, no caso, está relacionada a eventos que podem afetar os custos e disponibilidade de energia elétrica, refletindo no valor final a ser pago. 

Como funciona a bandeira vermelha na conta de luz?

Entendendo que as bandeiras tarifárias têm como principal objetivo tornar os custos variáveis de geração de energia mais didáticos para os consumidores, a bandeira vermelha traz a informação que, em um determinado período, a geração de energia fica mais cara e, consequentemente, a conta de luz também.

De acordo com informações divulgadas pela Agência Brasil, ela é dividida em dois patamares. Veja!

Bandeira vermelha do patamar 1

Quando a bandeira vermelha do patamar 1 está em vigor, significa que o consumidor pagará um valor extra em sua conta de luz, a fim de compensar as despesas adicionais geradas. 

Portanto, ela é um modo de alertar o usuário, indicando-o a economizar energia e utilizá-la de maneira consciente. 

Bandeira vermelha patamar 2

A bandeira vermelha do patamar 2 é acionada quando a geração de energia está sob condições mais críticas do que o patamar 1. Ou seja, ela fornece uma taxa mais alta na conta de luz para realizar a compensação dos custos adicionais na geração de eletricidade.

Em parte, ela ocorre, principalmente, quando os reservatórios hidrelétricos apresentam níveis altos de escassez, fazendo com que usinas de energia mais dispendiosas sejam utilizadas. Nesse ponto, o patamar 2 traz um senso de urgência na redução e otimização do consumo de energia. 

Para que serve a bandeira vermelha?

Como falamos, a bandeira vermelha é uma maneira de alertar o consumidor sobre o consumo de energia em um determinado período. 

Em tempos de escassez de chuvas e de baixo nível de água nos reservatórios hidrelétricos, por exemplo, usinas de geração de energia mais caras são substituídas. Esse processo impacta consideravelmente o valor da conta de luz, fazendo com que ela se torne mais cara. 

Portanto, a fim de educar e informar o consumidor sobre a consciência do uso de energia e da sua geração, surgem as bandeiras tarifárias e, entre elas, a vermelha. 

Como evitar a bandeira vermelha na conta de luz?

A melhor maneira de evitar a bandeira vermelha na conta de luz é economizando e usando a energia elétrica de maneira consciente. Desligar o chuveiro enquanto estiver se ensaboando, otimizar o uso de água para limpar objetos e espaços são apenas algumas das boas práticas de consumo.

Falando em economia de energia, você já ouviu falar do crédito de energia solar da Órigo? Como uma das formas de evitar a bandeira vermelha, ele auxilia na redução do valor da sua conta de luz e é uma excelente opção, uma vez que, além de contribuir para essa economia, trata-se de uma fonte 100% renovável e sustentável.

Ademais, você também pode desfrutar de inúmeros produtos e serviços com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para aderir ao crédito e, se a pessoa adotar, você pode trocar seus pontos e ZERAR a sua fatura.

Quer saber mais? Acesse nosso site, conheça nossos serviços e comece a economizar já!

Assine nossa
newsletter