Os serviços por assinatura já fazem parte da rotina de grande parcela da população, afinal,…
14 de dezembro de 2022
A energia solar é uma opção de baixo custo e que oferece diversos benefícios ao usuário. Talvez seja por isso que a energia limpa vem registrando um aumento na capacidade instalada.
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), no primeiro semestre de 2022 houve um crescimento de 30% na capacidade instalada de produção, comparado ao segundo semestre de 2021.
Mas, afinal, quanto a energia solar economiza na conta de luz? Continue a leitura e descubra a resposta dessa e de muitas outras questões sobre o assunto.
A conta de luz teve um aumento médio de 15,55% em Minas Gerais
Confira como a Órigo Energia pode te ajudar nesse momento!
A energia solar funciona a partir da captação dos fótons emitidos pelo sol, que chegam até o nosso planeta por meio dos raios solares.
Os painéis fotovoltaicos captam a luz solar, que é transportada até o inversor, convertendo a energia gerada para as características da rede elétrica. O chamado efeito fotovoltaico é responsável pela geração da energia.
As explicações a respeito do quanto a energia solar economiza estão ligadas a diversos fatores. O primeiro deles é que a fonte de energia, o sol, é inesgotável e está disponível gratuitamente.
Outra razão é que, por conta do avanço da tecnologia, os sistemas de produção de energia solar têm se tornado cada vez mais acessíveis e vêm sendo popularizados.
Uma vez instalados, os painéis fotovoltaicos demandam pouca manutenção e têm uma longa vida útil, girando em torno de 25 a 30 anos.
Em contrapartida, sistemas como a energia gerada a partir de usinas hidrelétricas demandam maior estrutura e têm custos de operação mais altos, o que é repassado para a conta de luz.
Quem opta pelo modelo de assinatura de energia solar, por exemplo, já economiza de imediato. Afinal, não é necessário obras nem a instalação de equipamentos no imóvel.
Toda a energia é gerada nas chamadas fazendas solares e transportada por meio da injeção dos créditos do plano contratado na rede elétrica local. Em serviços como o da Órigo Energia, a economia pode chegar a 10% por mês.
O fato de não precisar de investimento inicial e a economia gerada mensalmente tornam a assinatura de energia solar uma alternativa viável.
Em 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Resolução Normativa 687/2015, permitiu a geração compartilhada, uma das modalidades da geração distribuída de energia.
Dessa forma, viabilizou o compartilhamento de energia de micro ou minigeração entre um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que estejam na mesma área de concessão. Esse marco permitiu a popularização do serviço de assinatura de energia solar no país.
Uma maneira de fugir dos altos investimentos da energia solar residencial, a assinatura de energia solar possibilita a contratação de créditos de energia que são gerados nas fazendas solares.
Com isso, o valor da assinatura e as cobranças residuais da conta de luz, somados, ainda são mais baratos do que a habitual conta de luz.
Agora que você já sabe como economizar com energia solar, conheça as principais vantagens da modalidade.
Além de notar o quanto a energia solar economiza na conta de luz, os benefícios são diversos. Confira alguns a seguir:
Venha fazer parte do movimento que ajuda o meio ambiente e economiza na conta de luz: conheça a Órigo Energia e assine agora!