Como funciona uma Fazenda Solar?

Como funciona uma Fazenda Solar?

17/06/2020

A energia solar tem ganhado cada vez mais relevância no setor elétrico brasileiro. Mas existem vários modelos para produzir esse tipo de energia. Um dos mais populares é o de Fazenda Solar. Você sabe como funciona?

O que é uma Fazenda Solar?

As Fazendas Solares são grandes áreas equipadas com placas fotovoltaicas. Esses painéis produzem uma grande quantidade de energia, suficiente até para alimentar pequenas cidades, dependendo do tamanho da Fazenda. Esse modelo é importante para a ampliação do uso de energia solar, já que possibilita que pessoas que não querem ou não podem investir em um sistema fotovoltaico particular consumam esse tipo de energia. 

Ao mesmo tempo que não são um sistema individual, as Fazendas Solares também não podem ser consideradas usinas solares, já que as usinas consistem em sistemas solares de grande porte. Desta maneira, as Fazendas também são agentes importantes quando o tema é descentralização e democratização da energia (você pode saber mais sobre o assunto clicando aqui).

Como elas funcionam?

Os painéis fotovoltaicos instalados nas Fazendas agem da mesma maneira que os usados nos telhados de casa. Eles transformam a irradiação que vem do sol em energia elétrica e a transmite para a rede pública de distribuição. Depois disso a distribuidora leva essa energia até sua casa ou empresa. Em outras palavras, depois que a energia sai da Fazenda, ela percorre o mesmo caminho que a energia que você já consome. 

Quais são as vantagens?

Além de democratizar o uso de energia solar e colaborar para a descentralização, as Fazendas Solares ainda te ajudam a economizar. Isso porque a energia produzida pelos painéis solares que não é consumida se converte em créditos energéticos. No fim, isso vira um desconto na sua conta de luz. 

A Órigo Energia tem como compromisso massificar o uso de energia solar no Brasil. Com Fazendas Solares conectadas em diversas cidades, somos a maior empresa brasileira de geração distribuída compartilhada.

Compartilhe nas redes sociais

Matérias Relacionadas

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, analisar tráfego e proporcionar uma experiência mais segura para os nossos usuários. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações. Aceitar