carimbo com planta para representar sustentabilidade

O que é I-RECs? Saiba tudo sobre esse certificado!

A sustentabilidade tem sido prioridade na rotina de algumas empresas e um diferencial cada vez mais buscado pelos consumidores. Nesse cenário, o I-REC é um certificado que se destaca como uma ferramenta essencial para organizações que buscam tal objetivo. 

No entanto, existe um caminho a ser seguido para conseguir essa certificação. Se você deseja saber mais sobre o que é I-RECs e como ele funciona, continue a leitura!

O que é um I-REC? 

O I-REC ou International Renewable Energy Certificate, é um certificado internacional que atesta a origem sustentável da energia consumida por uma organização. Ele funciona como uma garantia de que a eletricidade utilizada foi gerada a partir de fontes renováveis, como a solar, a eólica, a hidrelétrica, entre outras. 

Ele é uma peça fundamental na transição para uma matriz energética mais limpa e na promoção da responsabilidade ambiental.

I-REC: como funciona? 

Agora que você já sabe o que é o I-REC, é importante entender o processo de funcionamento, que é bastante transparente. Ele funciona assim: quando uma unidade de energia renovável gera eletricidade e atende a diversos outros requisitos, é emitido um certificado I-REC correspondente à procedência da energia produzida. Essa certificação é então rastreada em um sistema centralizado, garantindo a integridade e a autenticidade das informações. 

Quando uma organização adquire o I-REC, ela está, na prática, investindo em uma energia renovável, apoiando indiretamente a expansão e o desenvolvimento de fontes limpas.

Os atributos avaliados na certificação envolvem diversas informações auditáveis dos projetos geradores, incluindo a sua localização, o tipo de energia primária, a capacidade instalada, o volume de energia produzida e o momento em que ocorreu a produção.

Quais as vantagens de ter o certificado I-REC? 

Adotar o I-REC traz uma série de benefícios tanto para as organizações quanto para o meio ambiente. Além de evidenciar o compromisso com as práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança), o certificado oferece transparência e credibilidade às ações de uma empresa. Muitos consumidores modernos valorizam marcas que adotam políticas ambientalmente responsáveis, tornando o I-REC uma ferramenta estratégica para a diferenciação no mercado.

Para se ter ideia, uma pesquisa feita pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e divulgada pelo site Consumidor Moderno, revelou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de empresas que realizam investimentos em sustentabilidade.

A mesma pesquisa mostrou que 64% dos pesquisados deixaram de optar por uma marca ou até de frequentar algum estabelecimento ao descobrir atitudes antiéticas praticadas pela empresa. Portanto, o I-REC se mostra, além de tudo, um destaque competitivo. 

I-REC no Brasil: como obter? 

Para as empresas interessadas em adquirir o certificado I-REC no Brasil, o processo envolve a auditoria do Instituto Totum, que é responsável por validar e emitir o documento, assegurando que a energia consumida seja proveniente de fontes renováveis.

Outro caminho mais fácil, é por meio da assinatura de energia solar. Empresas como a Órigo Energia fornecem o serviço e, também, o I-REC da energia utilizada, garantindo que sua empresa investe em fontes sustentáveis e limpas de energia.

Se agora que você entendeu mais sobre o I-REC, ficou com vontade de tê-lo em seu negócio, conte com a Órigo Energia nesse desafio! Com a gente, você tem acesso ao crédito de energia solar e ainda garante diversas vantagens, como o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adotar o crédito e, se a pessoa aderir, você pode ZERAR a sua fatura!

Quer saber mais? Acesso nosso site e conheça nosso crédito de energia solar para empresas!

Assinando com a Órigo você pode economizar:

10%

de economia mensal com energia limpa e renovável

Economize agora

Assine nossa
newsletter