Saiba como funciona a usina solar 

É bem provável que você já tenha ouvido falar em energia solar. Advinda de uma fonte limpa e inesgotável, o sol, a modalidade destaca-se por ser mais econômica e de baixo impacto ambiental. Conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), as usinas solares geram mais de 26 GW de potência e receberam mais de R$ 121,6 bilhões em investimentos nos últimos anos.  

Entretanto, você sabe, de fato, como funciona a usina solar? Neste conteúdo, explicaremos a você como é o funcionamento da usina solar. Continue a leitura e descubra!

O que é usina solar?

A usina solar (também conhecida como usina solar fotovoltaica ou parque solar) é um local onde é instalada uma grande quantidade de painéis solares fotovoltaicos, feitos de materiais semicondutores, capazes de absorver grandes faixas do espectro solar. 

A energia captada passa por um equipamento chamado inversor, que realiza a conversão para corrente alternada, tornando-a no mesmo padrão de eletricidade residencial. Posteriormente, ela é injetada na rede elétrica local, e transportada até residências e empresas. 

Agora que você já sabe o que é usina solar fotovoltaica, descubra um pouco mais sobre os seus tipos.

Quais os tipos de usinas solares? 

As usinas solares podem ser divididas em três principais tipos: on grid, off grid e sistema híbrido. E uma boa notícia: em 2023, conforme a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais 93 usinas devem entrar em operação.


Confira mais sobre como funciona cada tipo de usina solar fotovoltaica nos próximos tópicos:

Como funciona a usina solar on grid? 

É o modelo de usina de energia solar conectada à rede local elétrica. Uma das principais vantagens é a possibilidade de receber esse tipo de energia, quando o consumo é superior à eletricidade gerada e, também, a possibilidade de injetá-la na rede quando a produção ultrapassar o consumo, o que gera créditos descontados na conta de luz. 

Como funciona a usina solar off grid

Caracterizada por ser um sistema isolado, ou seja, sem conexão à rede elétrica, a usina solar off grid tem seu funcionamento independente e, para isso, conta com sistema de baterias. A energia gerada pode ser armazenada nesse sistema, criando uma espécie de reserva para os dias nublados e para o período noturno. 

Como funciona a usina solar de sistema híbrido? 

O sistema híbrido permite o funcionamento tanto on grid, quanto off grid, possibilitando duas fontes alternativas em caso de falhas: as baterias e a rede elétrica local. Esse sistema possibilita maior confiabilidade e estabilidade em caso de problemas no abastecimento. 

Quais as vantagens da usina solar?

A maneira como funciona a usina solar traz diversas vantagens, tanto para o meio ambiente, quanto para quem utiliza a energia gerada nela. Confira as principais:

  • o processo de geração de energia solar é silencioso;
  • a usina solar utiliza uma fonte gratuita de energia;
  • gera economia;
  • não polui, é renovável e sustentável;
  • constante popularização nos últimos anos.

Usina solar x fazenda solar: entenda as diferenças

É comum achar que usina solar e fazenda solar são a mesma coisa, mas há diferenças. Para começar, elas têm capacidades energéticas diferentes.

Enquanto a usina solar consegue gerar centenas de megawatts de potência, as fazendas solares geram, em média, uma potência igual ou inferior a 1 megawatt.

Elas se diferenciam também em relação ao investimento inicial, uma vez que quanto maior a capacidade energética, mais altos serão os custos da operação.

Por fim, temos a questão da distribuição da energia. Geralmente, as usinas solares são construídas por companhias de geração e distribuição de energia elétrica, e a eletricidade gerada é injetada no Sistema Elétrico Nacional.

Já a energia gerada em fazendas solares é disponibilizada para pessoas físicas e jurídicas que desejam mais economia na conta de luz, sem a necessidade de investir em painéis fotovoltaicos no imóvel.

Além disso, também é possível adquirir créditos de energia solar produzida nas fazendas solares na modalidade de assinatura.

Uma das empresas que oferecem a assinatura de energia solar é a Órigo Energia, pioneira na modalidade, atendendo mais de 1.200 cidades em todo o Brasil, com cerca de 54 fazendas solares. Conheça a Órigo e assine agora.

Referências:

Panorama da solar fotovoltaica no Brasil e no mundo | ABSOLAR

Acompanhamento da implantação das centrais geradoras de energia elétrica | ANEEL

Assine nossa
newsletter