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Planejamento financeiro empresarial: saiba a importância e como fazer no seu negócio!

Quais são os planos da sua empresa para os próximos anos? Qual patamar seria o ideal para o seu negócio estar no futuro? Bom, são muitas perguntas e para que haja uma visão de mercado e um caminho a ser traçado, ter um plano financeiro é fundamental.

Esse cronograma é o segredo para alcançar uma estabilidade econômica e atingir metas a curto, médio e longo prazo. Ou seja, seu negócio precisa estar preparado para emergências, possuindo um controle de gastos, evitando o endividamento e, também, a saúde financeira.

Fato é que essa tarefa é um desafio, principalmente quando se pensa por onde começar ou como, mas não se preocupe! Preparamos este artigo com as principais dicas de como fazer o seu planejamento financeiro, assim como a sua importância. Veja!

O que é um plano financeiro?

No mundo empresarial, o plano financeiro é parte fundamental do plano de negócios de uma empresa. É como um guia que estabelece diretrizes para sustentar a rentabilidade da operação. Ele fornece ferramentas de controle, assegurando a saúde do caixa e o alcance de metas a curto, médio e longo prazo.

Por meio do plano financeiro de uma empresa é possível realizar uma análise de custos, traçar metas e visualizar cenários como o de investimento inicial, projeção de resultados, fluxo de caixa, balanço e ponto de equilíbrio.

O plano de ação se desenvolve permitindo a consideração de novos investimentos e a definição de parâmetros e metas, conforme a realidade econômica da empresa. Ele se baseia em informações do planejamento, como orçamento, balanço patrimonial e fluxo de caixa, para identificar caminhos, priorizar ações e estabelecer estratégias.

Qual é a importância de um plano financeiro para uma empresa?

Tomar decisões baseadas em dados e informações concretas é bem mais seguro do que decidir sem ter uma visão do lado financeiro da empresa. Portanto, o plano financeiro é essencial para o sucesso de um negócio, desempenhando um papel crucial no controle dos gastos e dos investimentos e proporcionando metas mais realistas.

A importância desse plano vai além de simplesmente analisar números. Ele serve como uma bússola que guia as decisões relacionadas ao orçamento e ao futuro da empresa. Isso permite que os gestores enxerguem a viabilidade financeira do projeto, evitando investimentos impulsivos.

O planejamento financeiro exige uma avaliação cuidadosa da disponibilidade de capital, dos riscos envolvidos e do impacto dos resultados esperados. Essa abordagem fundamentada em previsões confiáveis e diretrizes bem estudadas contrasta com decisões baseadas em palpites ou intuições.

Por isso, grandes empresas fazem uso do plano financeiro como um orientador de decisões, sendo capaz de deixar a operação nos trilhos, seguindo da direção do sucesso, reduzindo os riscos e aumentando as chances de alcançar resultados positivos a longo prazo.

Como fazer um planejamento financeiro empresarial? 

Como abordamos aqui, o plano financeiro da sua empresa é peça chave para o seu sucesso a longo prazo. Para permanecer de forma sólida no mercado, é preciso ter um planejamento bem estruturado, pois ele não apenas ajuda a manter as contas em dia, mas também orienta a tomada de decisões estratégicas. 

Para que você possa encontrar o caminho certo para as finanças da sua empresa, vamos explicar como fazer um planejamento financeiro sólido e obter bons resultados. Confira o passo a passo!

1. Mergulhe na atuação da sua empresa

Faça um raio-x completo da sua situação atual, mapeando pontos fortes e fracos, oportunidades e desafios. Utilize ferramentas, como a Matriz SWOT, para uma análise profunda. Compreenda seus produtos, serviços, público-alvo e mercado de atuação para identificar oportunidades de crescimento.

2. Defina metas que te levarão ao topo

Estabeleça objetivos que possam ser atingíveis e mensuráveis. Determine metas para receita, lucro, investimentos, novos clientes e outros indicadores. Crie um plano de ação para cada meta, definindo ações, responsáveis e prazos.

3. Crie um plano de ação

Defina o orçamento anual da empresa, incluindo investimentos e custos por setor. Utilize ferramentas, como 5W2H e ciclo PDCA, para garantir a execução eficiente do plano. Monitore e avalie o desempenho das ações, ajustando-as quando necessário.

4. Domine as finanças com maestria

Aposte na tecnologia para a gestão financeira, mesmo que com ferramentas on-line e gratuitas, com a intenção de organizar dados e facilitar o controle. Faça uma boa gestão de compras, com cotações antes de contratar serviços ou comprar insumos. Conheça todos os custos e despesas da empresa e acompanhe o fluxo de caixa de perto para identificar anomalias.

5. Adapte-se e supere qualquer obstáculo

Revise e atualize seu plano financeiro periodicamente, ajustando à realidade do mercado e às necessidades da empresa. Seja flexível e esteja pronto para lidar com imprevistos e mudanças no cenário econômico. Utilize ferramentas de análise de risco para identificar e minimizar potenciais problemas.

O planejamento financeiro e orçamentário é um processo contínuo que exige disciplina e acompanhamento constante. Se necessário, revise e atualize seu plano periodicamente para garantir que ele esteja sempre alinhado com os seus objetivos e com a realidade do mercado.

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5 exemplos de metodologias de plano financeiro

Existem diversas metodologias que podem ajudar no seu plano financeiro. Cada uma delas desempenha um papel único na criação e na execução. Ao utilizar esses métodos de maneira estratégica, sua empresa pode adaptar seus planos financeiros às mudanças do ambiente de negócios, promovendo eficiência e alcançando resultados positivos. 

A aplicação inteligente de uma dessas metodologias é fundamental para o sucesso financeiro e a prosperidade a longo prazo. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir!

Ciclo PDCA: melhoria contínua para resultados excepcionais

O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Fazer, Verificar e Agir), é uma metodologia de gestão e qualidade que visa a melhoria contínua de processos e que consiste em quatro etapas, sendo:

  • planejamento (Plan): defina seus objetivos, metas e estratégias de forma clara e concisa;
  • execução (Do): coloque seu plano em prática com disciplina e foco nos resultados;
  • verificação (Check): avalie o desempenho das ações e identifique pontos de melhoria;
  • ação (Act): implemente as melhorias identificadas e reinicie o ciclo para alcançar a excelência.

Benefícios do ciclo PDCA

  • Maior eficiência e produtividade nos processos da empresa;
  • Redução de custos e otimização dos recursos disponíveis;
  • Melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos;
  • Aumento da competitividade e da lucratividade do negócio.

5W2H: clareza e precisão para decisões assertivas

A ferramenta 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How e How Much ou O Que, Quem, Quando, Onde, Por quê?, Como e Quanto?) é um método simples e eficaz para estruturar e organizar seus planos de ação. Ele se baseia em sete perguntas-chave:

  • o que? Qual é o objetivo que você deseja alcançar?
  • por quê? Qual é a razão por trás deste objetivo?
  • quem? Quem são os responsáveis por cada tarefa?
  • onde? Onde cada tarefa será realizada?
  • quando? Qual é o prazo para cada tarefa?
  • como? Como cada tarefa será realizada?
  • quanto? Quanto custará cada tarefa?

O ideal é ter todas essas perguntas respondidas para nortearem os próximos passos e o modo como isso pode ser feito. 

Benefícios da ferramenta 5W2H

  • Maior clareza e objetividade na definição de metas e ações;
  • Melhoria na comunicação e no alinhamento da equipe;
  • Redução de erros e omissões no planejamento;
  • Aumento da eficiência na execução das tarefas.

Análise SWOT: visão estratégica para decisões inteligentes

A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta poderosa para analisar o ambiente interno e externo da sua empresa. Ela se baseia em quatro pontos:

  • forças: quais são os pontos fortes da sua empresa?
  • fraquezas: quais são os pontos fracos da sua empresa?
  • oportunidades: quais são as oportunidades que o mercado oferece?
  • ameaças: quais são as ameaças que o mercado apresenta?

Assim como nas outras metodologias que auxiliam no plano financeiro, na SWOT é preciso que as perguntas sejam respondidas, anotando pontos para que seja possível visualizar como está o andamento das operações da sua empresa.

Benefícios da análise SWOT

  • Maior conhecimento do ambiente interno e externo da empresa;
  • Identificação de oportunidades e desafios estratégicos;
  • Tomada de decisões mais assertivas e inteligentes;
  • Aumento da competitividade e da lucratividade do negócio.

Estudo de viabilidade

O estudo de viabilidade é uma análise completa que avalia a viabilidade técnica, econômica e financeira de um projeto ou investimento. Ele inclui os seguintes aspectos:

  • análise de mercado: qual é o tamanho do mercado? Quem são os seus concorrentes?
  • análise técnica: a tecnologia necessária está disponível?
  • análise econômica: o projeto é lucrativo?
  • análise financeira: a empresa tem recursos para investir no projeto?

Benefícios do estudo de viabilidade

  • Redução do risco de investimentos malsucedidos;
  • Aumento da segurança e da confiança na tomada de decisões;
  • Alocação eficiente dos recursos da empresa;
  • Maximização do retorno sobre investimento (ROI).

Dicas para economizar nas finanças da empresa 

Além do plano financeiro, o ideal é contar com mais ações que possam ajudar na saúde do caixa do seu negócio. Todo movimento que possa agregar de forma positiva é bem-vindo. Portanto, separamos algumas dicas. Veja!

Revise os custos

Faça um raio-x dos seus custos fixos e variáveis e, se for preciso, negocie com fornecedores, buscando alternativas mais vantajosas e prazos de pagamento flexíveis.

Além disso, renegocie contratos de serviços buscando melhores ofertas e condições, e reveja a necessidade de todos os serviços contratados, eliminando os desnecessários.

Ademais, defina metas realistas, ações e responsáveis para cada área da empresa e monitore os resultados periodicamente, ajustando o plano, quando necessário.

Negocie estrategicamente com seus fornecedores

Solicite orçamentos de diferentes fornecedores, comparando preços, prazos de entrega, qualidade dos produtos ou serviços e condições de pagamento. Também fortaleça a economia local e obtenha prazos de entrega mais rápidos e custos de transporte menores. 

Lembre-se de negociar prazos e descontos! Utilize o seu poder de barganha para obter melhores condições, como prazos de pagamento mais longos e descontos por volume.

Realize trocas sustentáveis

Substitua copos, pratos e talheres descartáveis por retornáveis. Pode até parecer uma pequena mudança, entretanto, se você faz o controle mensal de gastos do tipo, pode ver que, no final do ano, o montante é significativo.

Forneça canecas individuais para os colaboradores, o custo inicial pode ser maior, mas, a longo prazo, há sim uma economia.

Outra ideia válida é reduzir o uso de papel, utilizando de meios eletrônicos para enviar, receber, assinar e arquivar documentos.

Utilize energia solar na sua empresa

Uma maneira de economizar e fazer com que o seu plano financeiro se cumpra é por meio da utilização de energia solar para empresas. Além de economizar, sua empresa cumpre normas de ESG e ajuda o planeta em um movimento sustentável.

O melhor é que com o avanço da tecnologia, você consegue ter esse tipo de energia sem obras, investimentos ou taxas, pois é possível contar com o crédito de energia solar, oferecido pela Órigo.

O crédito é produzido nas fazendas solares, que captam os raios solares e convertem em eletricidade, distribuindo-os pela rede elétrica local. Com isso, você consegue economizar na conta de luz e ainda conta com várias vantagens, como o Clube Órigo, um sistema de pontuação que te permite indicar alguém para aderir ao serviço e acumular pontos que podem zerar a sua fatura!

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