O que é biodiesel e quais são as suas vantagens e desvantagens

A preocupação com o uso desenfreado de combustíveis fósseis é pauta de qualquer debate sobre sustentabilidade. A busca por alternativas avança na medida que a urgência sobre transição energética também aumenta. 

Um certo tipo de combustível produzido a partir de biomassa é uma das esperanças. O biodiesel não é exatamente uma novidade, já que é estudado e avaliado com grande potencial de solução desde 1900. Ao longo desse tempo, ganhou projeção em momentos de colapsos mundiais, mas ainda não conseguiu se consolidar como opção 100% viável e abrangente. 

Vamos falar sobre a história desse combustível que é a cara do Brasil, os desafios, suas vantagens e desvantagens. 

Biodiesel: uma invenção de cinema 

Há 122 anos, em Paris, a Exposição Universal de 1900 apresentou ao mundo inovações tecnológicas revolucionárias. O futuro se escancarou com a 1ª linha de metrô da cidade, o uso inédito de eletricidade para iluminação de ambientes externos, as primeiras projeções de cinema e um tipo de motor criado pelo inventor Rudolf Diesel. 

Com um rendimento impressionante para a época, a invenção do motor a óleo diesel foi um dos grandes destaques da Exposição. Além do próprio sistema do motor, o sucesso da apresentação também se deu pela sua operação com uso de óleo de amendoim com desempenho semelhante ao dos combustíveis fósseis. 

Rudolf Diesel não esperava a substituição dos combustíveis fósseis pelos óleos orgânicos, mas já se orgulhava com o sucesso da experiência e a abertura dessa possibilidade para o futuro:

“Os experimentos permitiram demonstrar que a energia dos motores poderá ser produzida com o calor do sol, que sempre estará disponível para fins agrícolas, mesmo quando todos os nossos estoques de combustíveis sólidos e líquidos estiverem exauridos”

Um Plano B clássico

O rápido desenvolvimento da indústria do petróleo colocou o biodiesel numa posição de coadjuvante ao longo do século XX. Contudo, voltou ao protagonismo em alguns momentos de colapso mundial. Ao longo da Segunda Guerra Mundial e durante a crise do petróleo nos anos 1970, o biodiesel voltou a ter espaço. Pela subida de preço ou pela escassez dos combustíveis fósseis, a busca por soluções alternativas fortaleceu a pesquisa dos óleos orgânicos. 

A urgência pela transição energética começou a ser pautada a partir da ECO92 e o interesse no biodiesel se fortaleceu no Brasil e no mundo. Por aqui, o biodiesel encontrou um terreno fértil para se proliferar, em todos os sentidos.

Biodiesel no Brasil

A principal característica brasileira que nos colocou num cenário favorável para o desenvolvimento de biodiesel é a nossa terra. Como a base do biodiesel são as oleaginosas, é necessário um terreno propício para diferentes culturas dos grãos. Além da qualidade da terra, a disponibilidade de espaço também é um fator positivo, assim como o clima e o nosso tradicional desempenho agrícola. 

Esses pontos são algumas vantagens específicas do biodiesel no Brasil, mas não param por aí. Um combustível com tanto potencial carrega consigo outros benefícios abrangentes muito importantes. 

Vantagens do biodiesel

Com 86% das emissões de dióxido de carbono do mundo provenientes da queima de combustíveis fósseis, encontrar uma solução que resolva essa questão é um ponto chave da transição energética. 

A solução pode estar no uso do biodiesel, que apresenta vantagens e impactos ambientais e sociais positivos.

  • Emite 98% menos CO2 que o petróleo;
  • Libera uma quantidade menor de enxofre;
  • É inodoro e não produz fumaça preta;
  • Fundamental para o desenvolvimento sustentável brasileiro;
  • Capacidade de geração de emprego e renda no campo.

Em geral, o biodiesel pode ser fundamental para o desenvolvimento sustentável brasiliero. Os fatores sociais, como a geração de emprego e renda no campo com a ampliação das plantações de oleaginosas, também são evidentes. 

Desvantagens do Biodiesel

Por outro lado, há algumas desvantagens no avanço da indústria do biodiesel. A principal delas se relaciona com um problema que já está em alto grau de preocupação: o desmatamento. 

Ao estimular a plantação de grãos para fomentar a produção de biodiesel, a ameaça às reservas florestais se apresenta como uma consequência imediata. Regular a ocupação legal de terras seria muito importante para conciliar todos os interesses, já que o desmatamento segue como um ponto muito sensível nos últimos anos. Em 2022, a área desmatada na Amazônia apresentou a maior marca dos últimos 15 anos, por exemplo. 

Além disso, o processo de produção do biodiesel ainda carece de aprimoramentos em algumas etapas específicas, como a destinação dos resíduos. Diminuir o custo de produção como um todo e melhorar a eficiência energética também são desafios para o avanço do desenvolvimento do biodiesel no Brasil e no mundo. 

Os estudos para aumentar a viabilidade do biodiesel são aliados da transição energética, já que movem o mundo e a sociedade na direção da sustentabilidade. Inovações tão revolucionárias quanto foi o motor a diesel em 1900 são cada vez mais esperadas. Ao mesmo tempo, atualmente, já temos à disposição alguns serviços que contribuem muito para esse movimento, como a energia solar. Economizar na conta e colaborar com a ideia de um mundo mais sustentável é possível! Clique aqui e conheça os benefícios da Órigo, energia solar por assinatura.  

Assine nossa
newsletter