carro elétrico carregando e painéis solares atrás para representar carro movido a energia solar

Carro movido a energia solar: entenda como funciona!

Imagine poder dirigir meses sem precisar parar para abastecer ou recarregar. E o melhor: enquanto você passeia por aí, você não precisa se preocupar, pois o veículo consegue “fazer isso sozinho” e sem custo! Parece um sonho, mas é real — este é o carro movido a energia solar.

Previsto para chegar ao mercado entre 2024 e 2025, você vai se surpreender com a tecnologia e praticidade. Vem com a Órigo Energia e conheça mais sobre o Lightyear 0!

Como funciona o carro elétrico movido a energia solar? 

O modelo chega ao mercado em um momento em que o uso de carros combinados com a  sustentabilidade vêm sendo amplamente discutidos. Desenvolvido pela startup holandesa Lightyear, o Lightyear 0 será o primeiro modelo da produção movido por energia solar. O cupê possui teto de caimento composto por um painel solar de cinco metros quadrados. 

O painel converte a luz do sol em eletricidade. Essa eletricidade é então armazenada em uma bateria de 60 kWh que alimenta o motor elétrico do veículo. 

A quantidade de energia que o carro pode gerar depende da intensidade da luz solar e da eficiência do painel.

Qual é a autonomia do carro movido a energia solar? 

O carro movido a energia solar, quando é sustentado majoritariamente por esta fonte, fornece até 70 km de autonomia por dia. Segundo o fabricante, em uma condição hipotética, que um ano tem 365 dias ensolarados, por exemplo, faz com que o Lightyear 0 gere até 11 mil km de autonomia. 

Caso o proprietário prefira recarregá-lo via corrente elétrica, ele recebe o equivalente a 32 km de autonomia em 1 hora ligado a uma tomada doméstica. Além disso, utilizando uma fonte de recarga rápida, ele consegue 520 km de autonomia no mesmo tempo.

Qual é a tecnologia usada no carro movido a energia solar? 

O carro movido a energia solar é equipado com células fotovoltaicas, feitas de materiais semicondutores capazes de converter a luz solar diretamente em eletricidade. Essas células são agrupadas em painéis solares, instalados no teto e nas superfícies do veículo voltadas para o sol. 

A eletricidade gerada pelos painéis é armazenada em baterias de alta capacidade, geralmente de íons de lítio, que alimentam um motor elétrico. Essa tecnologia permite que essa opção seja cada vez mais viável e sustentável.

Quais são as vantagens e desvantagens dos carros movidos a energia solar?

Entre as vantagens do carro movido a energia solar, estão a sustentabilidade ambiental, uma vez que não há emissão de gases poluentes na atmosfera, por meio dessa fonte. Outro ponto positivo é a economia de combustível, já que não é preciso gastar com combustíveis fósseis, sendo “abastecido” com uma fonte energética gratuita: o sol. Mas, caso o condutor queira recarregar via tomada, ainda, sim, o custo é baixo.

O preço do carro movido a energia solar é uma desvantagem. Assim que chegar ao mercado, será comercializado na Europa por, aproximadamente, € 250 mil, cerca de R$ 1,3 milhão na conversão direta atual. Outra notícia nada animadora é que não há previsão de chegada do modelo no Brasil por enquanto.

No entanto, se você deseja desfrutar um pouco dos benefícios da energia solar e a economia que ela gera, você também pode “abastecer” a sua casa com ela. Uma fonte limpa, renovável e de baixo custo, o crédito de energia solar da Órigo Energia, te faz economizar ainda mais, pois não precisa de investimento inicial, nem mesmo obras. 

Ah, e você ainda desfruta de vários benefícios como o desconto de até 10% na sua conta de luz e o Clube Órigo. Um sistema de pontuação a partir da sua indicação de contatos para adquirir os créditos, trocando-os por dinheiro, desconto na fatura ou milhares de produtos e serviços. 

Não perca tempo! Conheça a Órigo Energia agora e economize já!

Assine nossa
newsletter