Horário de verão: o que é, como funciona e para que serve?

O horário de verão é uma ação adotada em inúmeros países, cujo foco está na redução do consumo de energia elétrica e, consequentemente, no aproveitamento dos raios solares para a produção de energia solar.

Até hoje, a adoção dessa medida promove discussões em relação aos seus benefícios e se os objetivos dessa prática são realmente eficientes. Alguns estudiosos defendem a ideia de que estender a luz solar com base na mudança de horário é extremamente positivo, mediante o contexto da sustentabilidade e da economia verde. 

No entanto, essa ação engloba diversos outros aspectos e atividades, que é importante você saber. Vem com a Órigo e confira! 

O que é horário de verão?

O horário de verão é utilizado em diversos países a fim de obter um melhor aproveitamento da luz natural para economizar energia elétrica — sobretudo nos horários de pico

Dessa maneira, ao alinhar o ciclo natural de luz com essa ação, ocorre a redução da demanda por iluminação artificial e a utilização de produtos elétricos, levando à diminuição do consumo de energia e à preservação de recursos energéticos. 

No entanto, mesmo que a prática seja comumente utilizada em diversas regiões, outras não enxergam a atividade como algo vantajoso. 

O debate em relação ao horário de verão tem suas nuances, uma vez que alguns países, estados e regiões possuem condições climáticas desfavoráveis e políticas energéticas que não se relacionam muito bem com a estratégia. 

Como nem todos os países adotam essa medida, para fins de conhecimento, existem aqueles que praticam a atividade como uma maneira de reduzir o consumo de energia e promover a economia local. Veja quais são!

  • Países que constituem o Oriente Médio, como o Iraque, Islã, Israel e Líbano;
  • Países da América do Sul, como Chile, Paraguai e Uruguai — lembrando que, nesse contexto, o Brasil deixou de adotar o horário de verão em 2019;
  • Algumas regiões da Nova Zelândia e Austrália;
  • Países da América Central, como Guatemala, Bahamas, Honduras, Haiti e Cuba;
  • Países da América do Norte, como Estados Unidos, Canadá e México.

Como funciona o horário de verão?

Na prática, os relógios são adiantados em uma hora, começando a valer a partir da meia-noite do dia que irá começar o horário de verão. Ou seja, quando o relógio bater 00h00, eles precisam ser adiantados à 1h00 da manhã. 

Ao término da prática, os relógios voltam a ser atrasados em uma 1 h, à meia-noite do dia final. Então, voltam para as 23h00. 

Quando começa o horário de verão?

Em suma, o horário de verão geralmente começa no hemisfério sul na estação da primavera, e finaliza no início do outono — englobando também o verão

Já no hemisfério norte, por exemplo, a prática começa entre março/abril e termina em outubro/novembro, normalmente. 

Para que serve o horário de verão?

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o objetivo principal em adotar o horário de verão é contribuir para um aproveitamento ainda melhor da energia solar.

A ideia também se concentra na redução de demandas advindas de linhas de subestações, transmissão e de sistemas de distribuição em períodos anuais onde ocorre uma demanda maior de energia elétrica. 

Quais são as vantagens e desvantagens do horário de verão?

Como nem todos os países adotaram a prática, podemos enumerar questões que a tornam relevante ou não para determinadas regiões. Confira algumas delas abaixo!

Vantagens

  • Economia de energia elétrica, diminuindo a sua necessidade em horários de grande pico;
  • Diminuição de gases poluentes lançados na atmosfera que colaboram para o agravamento do efeito estufa;
  • Aproveitamento maior da luz natural, reduzindo a demanda por iluminação artificial;
  • Melhoria de atividades econômicas, uma vez que os dias se tornam mais longos;
  • Mais tempo de atividades ao ar livre e de lazer;
  • Promoção da sustentabilidade, já que preserva recursos energéticos.

Desvantagens

  • Em regiões com climas desfavoráveis, o horário de verão pode impactar negativamente as atividades pecuárias e de agricultura;
  • Podem existir dificuldades de coordenação internacional, ou seja, em países que adotam essa prática em relação aos que não adotam, dificultando o comércio internacional e a comunicação;
  • Em algumas situações, pode ocorrer de determinada região num mesmo país querer optar ou não pelo horário de verão, gerando confusão para os cidadãos e falta de uniformidade com a relação entre outros estados adotantes da medida;
  • Sistemas de informação, programações de eventos e dispositivos eletrônicos podem falhar em sincronização com o novo horário. Dessa maneira, o problema precisa ser corrigido, muitas vezes, manualmente. 

O horário de verão ajuda a economizar energia?

Segundo a pesquisa realizada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o horário de verão não influencia em economias significativas de energia.

Na análise, a redução observada entre as 18 e 21h, por exemplo, acaba sendo compensada no aumento de energia ocasionado em outros momentos do dia, sobretudo pela manhã. 

Conforme as prospecções, essa ação não teria muito impacto na potência, uma vez que a prática não interfere no consumo na parte da tarde, ao observar a demanda maior do dia

Por que o horário de verão não é adotado em todo o Brasil?

Em geral, podemos dizer que algumas regiões nacionais não tiveram bons olhos para o horário de verão devido a uma combinação de fatores climáticos e geográficos. 

Algumas partes do Brasil, especialmente no nordeste e norte, estão bem próximas da linha que demarca o Equador, e, portanto, não sentem diferenças significativas em relação aos dias. 

Em regiões mais quentes do país, como o nordeste, notam-se temperaturas elevadas em praticamente todo o ano. Com isso, o uso de equipamentos que controlam a temperatura ambiente, como ar-condicionados, tendem a ser usados com mais frequência, tornando o senso de economia energética menos significativo — que é a proposta do horário de verão.

Ainda tem o contexto da aceitação pública. Muitas pessoas não preferem essa prática, ao sentirem o impacto da mudança em suas rotinas e até mesmo na qualidade do sono.

Você não precisa do horário de verão para economizar energia: conheça a Órigo!

Definitivamente, o horário de verão traz vantagens e desvantagens para regiões, mas segundo estudos, não há resultados significativos de redução de consumo de energia.

No entanto, para você que deseja economizar eletricidade, tem uma alternativa! Você já ouviu falar de crédito de energia solar? Essa é uma nova modalidade, que não necessita de investimentos e muito menos de instalação.

Com a Órigo, você ainda tem acesso ao Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica um novo assinante e pode até mesmo ZERAR a sua fatura! 

São muitas vantagens e você não precisa se preocupar mais com a conta de luz com valores altos na sua casa ou empresa, pois você pode contar com os planos para Pessoa Física e Jurídica.Ficou interessado? Acesse nosso site, peça agora e comece a ter energia solar!

Assine nossa
newsletter