Os hábitos de consumo mudaram e, com isso, o mercado precisou acompanhar as novas necessidades…
12 de março de 2024
Quais são os planos da sua empresa para os próximos anos? Qual patamar seria o ideal para o seu negócio estar no futuro? Bom, são muitas perguntas e para que haja uma visão de mercado e um caminho a ser traçado, ter um plano financeiro é fundamental.
Esse cronograma é o segredo para alcançar uma estabilidade econômica e atingir metas a curto, médio e longo prazo. Ou seja, seu negócio precisa estar preparado para emergências, possuindo um controle de gastos, evitando o endividamento e, também, a saúde financeira.
Fato é que essa tarefa é um desafio, principalmente quando se pensa por onde começar ou como, mas não se preocupe! Preparamos este artigo com as principais dicas de como fazer o seu planejamento financeiro, assim como a sua importância. Veja!
No mundo empresarial, o plano financeiro é parte fundamental do plano de negócios de uma empresa. É como um guia que estabelece diretrizes para sustentar a rentabilidade da operação. Ele fornece ferramentas de controle, assegurando a saúde do caixa e o alcance de metas a curto, médio e longo prazo.
Por meio do plano financeiro de uma empresa é possível realizar uma análise de custos, traçar metas e visualizar cenários como o de investimento inicial, projeção de resultados, fluxo de caixa, balanço e ponto de equilíbrio.
O plano de ação se desenvolve permitindo a consideração de novos investimentos e a definição de parâmetros e metas, conforme a realidade econômica da empresa. Ele se baseia em informações do planejamento, como orçamento, balanço patrimonial e fluxo de caixa, para identificar caminhos, priorizar ações e estabelecer estratégias.
Tomar decisões baseadas em dados e informações concretas é bem mais seguro do que decidir sem ter uma visão do lado financeiro da empresa. Portanto, o plano financeiro é essencial para o sucesso de um negócio, desempenhando um papel crucial no controle dos gastos e dos investimentos e proporcionando metas mais realistas.
A importância desse plano vai além de simplesmente analisar números. Ele serve como uma bússola que guia as decisões relacionadas ao orçamento e ao futuro da empresa. Isso permite que os gestores enxerguem a viabilidade financeira do projeto, evitando investimentos impulsivos.
O planejamento financeiro exige uma avaliação cuidadosa da disponibilidade de capital, dos riscos envolvidos e do impacto dos resultados esperados. Essa abordagem fundamentada em previsões confiáveis e diretrizes bem estudadas contrasta com decisões baseadas em palpites ou intuições.
Por isso, grandes empresas fazem uso do plano financeiro como um orientador de decisões, sendo capaz de deixar a operação nos trilhos, seguindo da direção do sucesso, reduzindo os riscos e aumentando as chances de alcançar resultados positivos a longo prazo.
Como abordamos aqui, o plano financeiro da sua empresa é peça chave para o seu sucesso a longo prazo. Para permanecer de forma sólida no mercado, é preciso ter um planejamento bem estruturado, pois ele não apenas ajuda a manter as contas em dia, mas também orienta a tomada de decisões estratégicas.
Para que você possa encontrar o caminho certo para as finanças da sua empresa, vamos explicar como fazer um planejamento financeiro sólido e obter bons resultados. Confira o passo a passo!
Faça um raio-x completo da sua situação atual, mapeando pontos fortes e fracos, oportunidades e desafios. Utilize ferramentas, como a Matriz SWOT, para uma análise profunda. Compreenda seus produtos, serviços, público-alvo e mercado de atuação para identificar oportunidades de crescimento.
Estabeleça objetivos que possam ser atingíveis e mensuráveis. Determine metas para receita, lucro, investimentos, novos clientes e outros indicadores. Crie um plano de ação para cada meta, definindo ações, responsáveis e prazos.
Defina o orçamento anual da empresa, incluindo investimentos e custos por setor. Utilize ferramentas, como 5W2H e ciclo PDCA, para garantir a execução eficiente do plano. Monitore e avalie o desempenho das ações, ajustando-as quando necessário.
Aposte na tecnologia para a gestão financeira, mesmo que com ferramentas on-line e gratuitas, com a intenção de organizar dados e facilitar o controle. Faça uma boa gestão de compras, com cotações antes de contratar serviços ou comprar insumos. Conheça todos os custos e despesas da empresa e acompanhe o fluxo de caixa de perto para identificar anomalias.
Revise e atualize seu plano financeiro periodicamente, ajustando à realidade do mercado e às necessidades da empresa. Seja flexível e esteja pronto para lidar com imprevistos e mudanças no cenário econômico. Utilize ferramentas de análise de risco para identificar e minimizar potenciais problemas.
O planejamento financeiro e orçamentário é um processo contínuo que exige disciplina e acompanhamento constante. Se necessário, revise e atualize seu plano periodicamente para garantir que ele esteja sempre alinhado com os seus objetivos e com a realidade do mercado.
Mercado Livre de Energia: o que é e suas vantagens
Existem diversas metodologias que podem ajudar no seu plano financeiro. Cada uma delas desempenha um papel único na criação e na execução. Ao utilizar esses métodos de maneira estratégica, sua empresa pode adaptar seus planos financeiros às mudanças do ambiente de negócios, promovendo eficiência e alcançando resultados positivos.
A aplicação inteligente de uma dessas metodologias é fundamental para o sucesso financeiro e a prosperidade a longo prazo. Conheça mais sobre cada uma delas a seguir!
O ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act ou Planejar, Fazer, Verificar e Agir), é uma metodologia de gestão e qualidade que visa a melhoria contínua de processos e que consiste em quatro etapas, sendo:
A ferramenta 5W2H (What, Who, When, Where, Why, How e How Much ou O Que, Quem, Quando, Onde, Por quê?, Como e Quanto?) é um método simples e eficaz para estruturar e organizar seus planos de ação. Ele se baseia em sete perguntas-chave:
O ideal é ter todas essas perguntas respondidas para nortearem os próximos passos e o modo como isso pode ser feito.
A análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta poderosa para analisar o ambiente interno e externo da sua empresa. Ela se baseia em quatro pontos:
Assim como nas outras metodologias que auxiliam no plano financeiro, na SWOT é preciso que as perguntas sejam respondidas, anotando pontos para que seja possível visualizar como está o andamento das operações da sua empresa.
O estudo de viabilidade é uma análise completa que avalia a viabilidade técnica, econômica e financeira de um projeto ou investimento. Ele inclui os seguintes aspectos:
Além do plano financeiro, o ideal é contar com mais ações que possam ajudar na saúde do caixa do seu negócio. Todo movimento que possa agregar de forma positiva é bem-vindo. Portanto, separamos algumas dicas. Veja!
Faça um raio-x dos seus custos fixos e variáveis e, se for preciso, negocie com fornecedores, buscando alternativas mais vantajosas e prazos de pagamento flexíveis.
Além disso, renegocie contratos de serviços buscando melhores ofertas e condições, e reveja a necessidade de todos os serviços contratados, eliminando os desnecessários.
Ademais, defina metas realistas, ações e responsáveis para cada área da empresa e monitore os resultados periodicamente, ajustando o plano, quando necessário.
Solicite orçamentos de diferentes fornecedores, comparando preços, prazos de entrega, qualidade dos produtos ou serviços e condições de pagamento. Também fortaleça a economia local e obtenha prazos de entrega mais rápidos e custos de transporte menores.
Lembre-se de negociar prazos e descontos! Utilize o seu poder de barganha para obter melhores condições, como prazos de pagamento mais longos e descontos por volume.
Substitua copos, pratos e talheres descartáveis por retornáveis. Pode até parecer uma pequena mudança, entretanto, se você faz o controle mensal de gastos do tipo, pode ver que, no final do ano, o montante é significativo.
Forneça canecas individuais para os colaboradores, o custo inicial pode ser maior, mas, a longo prazo, há sim uma economia.
Outra ideia válida é reduzir o uso de papel, utilizando de meios eletrônicos para enviar, receber, assinar e arquivar documentos.
Uma maneira de economizar e fazer com que o seu plano financeiro se cumpra é por meio da utilização de energia solar para empresas. Além de economizar, sua empresa cumpre normas de ESG e ajuda o planeta em um movimento sustentável.
O melhor é que com o avanço da tecnologia, você consegue ter esse tipo de energia sem obras, investimentos ou taxas, pois é possível contar com o crédito de energia solar, oferecido pela Órigo.
O crédito é produzido nas fazendas solares, que captam os raios solares e convertem em eletricidade, distribuindo-os pela rede elétrica local. Com isso, você consegue economizar na conta de luz e ainda conta com várias vantagens, como o Clube Órigo, um sistema de pontuação que te permite indicar alguém para aderir ao serviço e acumular pontos que podem zerar a sua fatura!