pegada gigante no meio da mata

O que é a pegada ecológica e como reduzi-la?

A pegada ecológica é um conceito ligado à “conta ambiental” sobre os impactos das atividades humanas. Ela é como as pegadas que você deixa no caminho que percorreu, mostrando as suas atividades por lá.

Na prática, ele faz uma avaliação do consumo das pessoas em relação aos recursos naturais fornecidos pelo planeta.

Pensando nisso, preparamos este artigo para você saber as principais informações sobre o que é pegada ecológica e por que ela é tão relevante para o planeta. Veja!

Qual é o significado da pegada ecológica? 

Como falamos, a definição de pegada ecológica pode ser descrita como uma “conta ambiental” que mede o impacto das atividades humanas na natureza. Ela avalia o quanto as pessoas consomem dos recursos naturais da Terra em comparação com a capacidade que o planeta tem de fornecê-los.

Essa medida é expressa em “hectares globais” (gha) e possibilita ver se os recursos estão sendo utilizados de forma sustentável.

Por exemplo, quando alguém decide abrir uma fábrica de sapatos, ela gasta recursos naturais, como couro, borracha e energia, para fazer os calçados. Logo, isso contribui para a pegada ecológica da fábrica. 

Agora, quando uma pessoa compra esses sapatos, ela também aumenta sua própria conta, já que a produção e o transporte dos sapatos usam recursos naturais.

Para que serve a pegada ecológica? 

A pegada ecológica permite medir o impacto ambiental da atividade humana. Ela pode ser usada para comparar o impacto de diferentes padrões de consumo, países ou períodos.

Além disso, também pode ser usada para avaliar a sustentabilidade de um sistema econômico. Um sistema com uma pegada ecológica maior que a biocapacidade do planeta não é sustentável, pois está consumindo mais recursos do que o planeta pode regenerar.

Quais são os impactos da pegada ecológica? 

Os impactos da pegada ecológica são amplos e variados. O consumo excessivo de recursos naturais, o desmatamento, a emissão desenfreada de carbono e a degradação do solo são algumas das consequências negativas. Esses impactos contribuem para problemas ambientais significativos, como a perda de biodiversidade, as mudanças climáticas e a escassez de recursos naturais.

O que fazer para reduzir a pegada ecológica? 

Reduzir a pegada ecológica é um passo fundamental em direção a um futuro com sustentabilidade ambiental. Para alcançar isso, é preciso adotar práticas mais conscientes, como promover o consumo consciente, optar por fontes de energia renovável, minimizar o desperdício e promover a reciclagem. 

Além disso, apoiar e reivindicar por políticas ambientais eficazes e investir em tecnologias verdes são maneiras efetivas de contribuir para a redução da pegada ecológica em escala global.

Ao compreender o que é pegada ecológica, a utilidade, os impactos que ela gera e as ações que podem ser feitas para reduzi-la, auxilia no desempenho de um papel ativo na construção de um futuro mais equilibrado entre as necessidades humanas e a capacidade da Terra de sustentá-las.

Pegada ecológica: faça sua parte para reduzi-la

Se você ainda não contribui com a redução da pegada ecológica na sua casa ou empresa, saiba que as suas atitudes contam muito e você pode começar nesse desafio, optando pelo crédito de energia solar da Órigo Energia.

Com a gente, você tem energia solar, ajuda o meio ambiente e ainda economiza na conta de luz, sem precisar adquirir equipamentos, investimentos ou taxas, além de contar com o Clube Órigo, um sistema de pontuação, em que você indica alguém para adotar o crédito e, se a pessoa aderir, você pode ZERAR a sua fatura.

Quer fazer parte deste movimento? Acesse nosso site e peça agora!

Assine nossa
newsletter