Decoração sustentável: ideias para fazer você mesmo em casa

Trazer a sustentabilidade para o dia a dia tem se tornado uma  grande necessidade social para garantir o futuro do planeta e das próximas gerações. No entanto, quando o assunto é decorar ou renovar o lar, nem sempre damos prioridade para uma decoração sustentável.

Apesar de novo, o conceito tem ganhado espaço nas discussões entre designers e decoradores. Isso porque, além de dar um ar criativo, sofisticado e aconchegante ao ambiente, a decoração sustentável é também econômica e pode ser feita de forma artesanal.

Se você está pensando em dar uma cara nova para o seu lar, sem deixar a economia e a sustentabilidade de lado, precisa ler esse artigo até o final!

O que é decoração sustentável?

A decoração sustentável propõe o uso consciente dos recursos naturais, o reaproveitamento de materiais e a utilização de produtos com baixo impacto para o meio ambiente.

Veja também: Consumo sustentável: o que é e qual sua importância para o futuro?

Na hora de pensar em uma decoração que não prejudique o planeta, toda criatividade e conhecimento são bem-vindos. Por isso, para que você tenha um resultado verdadeiramente harmônico com a natureza, é importante conhecer os princípios da sustentabilidade, também chamados de “os 5Rs da sustentabilidade”:

Repensar

O repensar está ligado aos hábitos de consumo. A questão é entender se o que estamos levando para casa é realmente necessário, se o descarte do que estamos consumindo prejudica a biodiversidade do planeta e se há alternativas mais ecológicas. Repensar é o começo da mudança. 

Recusar

Sabe aquela sacolinha de mercado, o copo descartável ou canudinho que só usamos uma vez? O princípio “recusar” envolve o hábito de dizer “não” para o desperdício e materiais de alto impacto ambiental, como os plásticos de uso único,  evitando a produção excessiva de resíduos.

Reduzir

Nesta etapa, é preciso prestar atenção nas nossas reais necessidades de consumo e na durabilidade dos produtos que compramos, mais uma vez, com o intuito de evitar desperdícios. 

Reutilizar

“Reutilizar” pode ser muito mais do que reaproveitar materiais usados. Na decoração sustentável, por exemplo, reutilizar é também ressignificar os objetos, dando vida e utilidades novas a eles.

Reciclar

Quando não há mais vida útil para um material, a etapa final é reciclar. Por isso, escolher produtos que tenham essa característica é imprescindível para quem quer pôr em prática a sustentabilidade, evitando assim, que os itens consumidos terminem poluindo os aterros e a natureza.

Leia mais em: O que significa sustentabilidade?

Das compras conscientes ao olhar cuidadoso para o que já tem disponível dentro de casa, o segredo para uma decoração sustentável é pesquisar bastante e buscar referências, que ajudarão a deixar os espaços da sua residência mais funcionais e estilosos.

Veja agora, algumas ideias para você mesmo fazer em casa e decorar o seu lar de forma sustentável!

Vidros

Existe uma infinidade de opções de decoração para fazer com vidro. Este é um material de fácil reciclagem e, muitas vezes, você pode aproveitar as embalagens de alimentos que  compra no mercado.

Com criatividade, você pode fazer vasos, pequenos jardins verticais, terrários para plantas, potes decorados para armazenar alimentos, organizadores de cozinha, banheiro e gavetas, suporte para velas aromáticas, entre muitas outras coisas. Neste vídeo, por exemplo, você aprende a fazer algumas decorações com vidros reutilizados de alimentos em conserva.

Jardins  e hortas verticais

Jardins e hortas verticais são um charme. Além de trazerem vida para casa, são perfeitos para quem mora em apartamento e tem pouco espaço em casa.

Para fazer o seu jardim vertical, você pode reciclar pneus, utilizar paletes de madeira ou construir a parede vertical com madeira de demolição. Para deixar a sua horta ou jardim ainda mais ecológicos, você pode optar por vasos de barro, que são biodegradáveis, no lugar dos vasos de plásticos.

Confira também: 5 dicas para levar uma vida mais sustentável

Vime, rattan e bambu

Vime, rattan e bambu são três materiais orgânicos, vindos da natureza, que podem ser utilizados para compor ou fazer diversas peças decorativas. 

Cabeceiras de cama, lustres, almofadas, aparadores de panela, vasos, cestos, quadros, móveis, utensílios de cozinha. O céu é o limite para criar uma decoração sustentável com esses materiais.

Móveis antigos

Sabe aquele móvel antigo, meio caidinho, que todo mundo tem em casa, mas parece que mais atrapalha do que decora? Os mobiliários vintage estão em alta entre os itens decorativos e repagina-los pode ser a solução que você estava precisando.

Para dar uma cara nova a esses objetos, basta lixar, envernizar ou pintar. Com alguma dedicação, você terá uma peça exclusiva em casa, charmosa e muito econômica.

Com atitudes simples e boas ideias, é possível renovar a decoração da sua casa de forma econômica e sem prejudicar o meio ambiente. Se você gostou desse conteúdo e quer mais dicas para levar uma rotina mais sustentável, então não deixe de nos seguir também na sua rede social favorita! Visite o nosso Instagram e Facebook.

Assine nossa
newsletter