À medida que os hábitos de consumo estão em constante transformação, assuntos como planejamento e…
10 de maio de 2021
Seja a roupa que você usa, o alimento que você ingere ou o transporte que utiliza, toda escolha de consumo traz alguma consequência para o mundo. A dependência do crescimento econômico para atender às demandas da população é, de certa forma, insustentável e composta por custo social e ambiental.
Com a disponibilidade finita de recursos naturais do planeta e os padrões atuais de desenvolvimento global baseados na extração contínua desses recursos, muitas vezes sem a probabilidade de reposição, problemas como o aquecimento global e a poluição escancarada se alastram nas mais diversas regiões do mundo.
Segundo o estudo “Who Cares, Who Does?", realizado em 2020 pela Kantar, insights e consultoria, a maior preocupação dos consumidores atualmente são as mudanças climáticas (16,8%). Em seguida aparecem os resíduos plásticos (14,8%), a contaminação da água (9,7%), a escassez de água (8,5%) e a contaminação do ar (8,4%).
Além disso, a pesquisa ainda expõe que uma a cada 5 pessoas começaram a ter hábitos de consumo mais conscientes recentemente, no período de pandemia. Enquanto 16% passaram a ter o foco em iniciativas mais responsáveis, indo ao encontro da ideia de consumo sustentável.
Consumo sustentável é um movimento crescente que incentiva a sociedade a conscientizar-se sobre os impactos de suas práticas de consumo em seu próprio bem-estar, assim como no planeta.
Neste sentido, produtos que não são fabricados em massa e, geralmente, são compostos por materiais reciclados, se destacam entre os consumidores.
Praticar um consumo mais sustentável é repensar suas escolhas e optar pelo melhor nas possibilidades de cada um e estilos de vida. É ser mais consciente no ato de adquirir, utilizar e descartar produtos. Priorizando atitudes que tenham menos impactos ao meio ambiente.
Leia também: Como o mundo está se adaptando à consciência ambiental?
Entre as vantagens do consumo sustentável estão: a diminuição das implicações sociais, ambientais, econômicas e comunitárias, a redução de custos com a economia de recursos, incentivo à inovação, entre outros.
O consumo sustentável não incentiva o desperdício. Indústrias que se preocupam com essa causa, buscam desenvolver produtos mais duráveis e de melhor qualidade. Além disso, tecnologias sustentáveis e modelos de logísticas como a economia circular incorporam a cultura dos negócios.
Por isso, optar por um consumo mais sustentável, também expande um processo de deliberação para consumir intencionalmente o que é mais benéfico e necessário. Reforça uma maneira de consumir com consciência e escolher se essa consequência causará impactos mais positivos ou menos negativos.
Você já leu? Consumo consciente: o que é, sua importância e práticas
O propósito de um consumo mais sustentável, no qual pessoas e empresas podem consumir melhor, envolve diversas mudanças de comportamento que podem começar com atitudes simples durante a rotina de seu dia a dia e necessidades básicas, visando o melhor aproveitamento de recursos, como em ações mais planejadas estrategicamente de modo a manter o equilíbrio do planeta. Veja alguns exemplos:
Um dos primeiros passos para começar a praticar um consumo sustentável é entender os impactos do consumo que cada serviço possui. Adquirir uma consciência sobre como está o meio ambiente e os possíveis impactos sociais de cada ação, ajuda na hora de fazer escolhas melhores.
Essa alternativa pode, inclusive, ser explorada nas escolas, universidades, coletivos, espaços públicos e em projetos de educação ambiental e sustentabilidade. Atingindo os mais diversos públicos possíveis.
Desde o início da pandemia, presenciamos o movimento crescente de valorização de comércios locais e essa também é uma maneira de consumir mais consciente.
Cada vez que você escolhe estabelecimentos ou produtores locais de sua região, você ajuda na economia, no desenvolvimento de comunidades e muitas vezes até na diminuição de emissões poluentes que seriam liberadas em transportes para um local mais distante, por exemplo.
Essa é uma prática que beneficia todos os pilares de um consumismo responsável.
Se possível, utilize uma fonte de energia limpa em sua casa ou negócio. Alternativas como a energia solar fotovoltaica colaboram para a redução do impacto ambiental causado pela liberação do dióxido de carbono (C02), presente em excesso nas indústrias de combustíveis fósseis.
Além disso, o consumo e produção sustentável de energia elétrica incentiva o desenvolvimento sustentável e socioeconômico alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, impostos na Agenda 2030. O Brasil é um dos países com uma das matrizes elétricas mais renováveis do mundo – o setor atingiu 83,0% com fontes limpas, em 2019, aponta o Balanço Energético Nacional 2020.
Saiba mais: Energia solar residencial: vale a pena?
Hoje, para quem deseja adotar a energia solar e usufruir de seus benefícios, existem modelos que facilitam essa escolha, entre eles está a fazenda solar.
O serviço é ofertado através de créditos de energia solar, e sem necessidade de fazer obra no local. Esse é um exemplo de que há inúmeros motivos para expandir ainda mais o setor e propagar um consumo mais consciente.
Antes de chegarmos na atualidade, muitos fatores levaram a população a repensar suas atitudes e a possibilidade de investir em um consumo mais sustentável. A revolução industrial, o ambientalismo dos anos 70, a vida útil e processos de desenvolvimento de produtos e a própria pandemia de Coronavírus impactaram nisso.
Dadas as demandas crescentes e o padrão não sustentável de consumo das sociedades atuais, algumas mudanças podem permitir um futuro melhor. Investir em novas tecnologias, assim como uma reestruturação dos sistemas de produção, distribuição e nas próprias práticas de consumo, são algumas possibilidades.
Desta forma, o consumo consciente é uma alternativa que pode fazer parte das estratégias governamentais. É um movimento com potencial de agir positivamente e promover formas de enfrentar as crescentes crises de mudança climática.
Hoje temos o exemplo da energia renovável, que é uma opção benéfica para o consumidor, a indústria e o desenvolvimento de um país, ao mesmo tempo em que proporciona um serviço de qualidade. Essa é somente uma das frentes que pode melhorar o nosso ciclo de vida no planeta e proporcionar um crescimento demográfico mundial com bem-estar para todos de maneira justa e equitativa no planeta.
E você? Quais atitudes realiza que podem impactar positivamente o presente e futuro da sociedade e do planeta? Vamos colocar essa ideia em prática e refletir sobre essa mudança juntos?