Pegada de carbono: o que é e como calcular?

Já ouviu por aí a expressão “pegada de carbono”? O nome não é à toa: suas ações deixam “pegadas” e marcas que, no caso, emitem carbono. Mas como calcular a pegada de carbono e o que fazer para reduzir esse impacto? 

É o que você vai descobrir neste conteúdo! Vamos explicar as consequências das emissões de carbono e, o mais importante, como fazer sua parte para reduzir as mudanças climáticas. 

Continue lendo para aprender como suas escolhas diárias podem fazer a diferença em nosso planeta!

O que é a pegada de carbono? 

A pegada de carbono é uma medida que avalia a quantidade de CO₂ e outros gases de efeito estufa liberados na atmosfera como resultado das atividades humanas. Essas atividades incluem o consumo de energia, a produção de alimentos, o transporte, o vestuário etc. 

Calcular a pegada de carbono é uma maneira eficaz de entender o impacto ambiental das nossas ações diárias.

Quais os impactos da pegada de carbono no planeta? 

Os impactos da pegada de carbono no planeta são significativos e preocupantes. A emissão excessiva de gases de efeito estufa, como o CO₂, contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas.

Isso resulta em eventos climáticos extremos, derretimento das calotas polares, aumento do nível do mar, perda de biodiversidade, alterações nos ecossistemas e outros problemas ambientais.

A redução da pegada de carbono é crucial para mitigar esses impactos, por isso a importância de saber como calcular a pegada de carbono e priorizar a sustentabilidade ambiental.

Como calcular a pegada de carbono? 

Calcular a pegada de carbono engloba uma análise minuciosa de todas as atividades cotidianas que geram emissões de gases de efeito estufa, como: consumo de energia, alimentação, hábitos de compra, produção de resíduos etc.

Por exemplo, caso você utilize seu carro para ir trabalhar, há uma emissão de carbono; se utiliza transporte público, essa emissão é menor, mas ainda existente. Caso você se locomova de bicicleta, apesar de não emitir gases, também deve considerar a sua fabricação, pois emite carbono.

Existem calculadoras online e ferramentas que podem ajudar a simplificar esse processo. Elas consideram geralmente dados como localização, hábitos de consumo e estilo de vida para fornecer uma estimativa da sua pegada de carbono. Entre elas, estão:

Como reduzir a pegada de carbono?

Agora que você já sabe como calcular a pegada de carbono, viu que grande parte das ações diárias podem emitir gases. Mas não se preocupe: é possível reduzir essa pegada com escolhas simples e inteligentes.

Opte por meios de transporte mais sustentáveis, como caminhar, andar de bicicleta ou usar transporte público. Se você utiliza carro, considere um sistema de caronas ou a transição para um veículo elétrico ou híbrido.

Além disso, reduza sua pegada de carbono escolhendo uma alimentação mais sustentável. Diminua o consumo de carne vermelha, dê preferência a alimentos produzidos localmente e evite o desperdício de comida.

Outra ação simples é utilizar uma fonte de energia limpa e sustentável na sua residência ou empresa. Um bom exemplo são os créditos de energia solar da Órigo Energia. Com eles, você ajuda o planeta e ainda economiza — é possível até ZERAR a conta de luz com o Clube Órigo.

Quer alinhar sua empresa com as normas de ESG? Conheça o crédito de energia solar para empresa da Órigo Energia!

Assinando com a Órigo você pode economizar:

10%

de economia mensal com energia limpa e renovável

Economize agora

Assine nossa
newsletter