pessoa mexendo no celular para representar saving

Saving em compras: o que é, como impacta no orçamento da empresa e dicas!

Economizar é bom para todo mundo. Mas, se você é dono de uma empresa, já sabe que economia significa uma margem de lucro maior no final do mês. 

Esse é basicamente o “saving”, que significa economizar, em inglês. No entanto, se você está planejando abrir um negócio ou já tem um negócio próprio, mas não conhece esse conceito, veja o artigo que preparamos!

O que é saving em compras?

Saving em compras, também conhecido como economia em compras, refere-se à prática de reduzir os custos de aquisição de produtos ou serviços, resultando em uma economia financeira para a empresa. 

Esse conceito vai além de simplesmente cortar gastos, envolvendo estratégias e técnicas para otimizar os recursos e maximizar o valor obtido com as compras.

Importância do saving em compras

O saving em compras desempenha um papel fundamental na saúde financeira de uma empresa. Seu principal objetivo é analisar e reduzir custos operacionais de um negócio. Isso pode ser alcançado por meio de negociações eficazes, busca por fornecedores mais competitivos e identificação de oportunidades de economia.

Ao reduzir os custos de aquisição de produtos ou serviços, a empresa pode aumentar a sua margem de lucro, melhorando, assim, a sua rentabilidade. Empreendimentos que conseguem economizar em suas compras podem oferecer preços mais competitivos aos clientes, ganhando uma vantagem no mercado.

Ao implementar práticas eficientes de saving em compras, a empresa se torna mais resiliente financeiramente, podendo enfrentar melhor os períodos de instabilidade econômica.

Como calcular o saving da sua empresa? Veja o passo a passo completo!

Calcular o saving da empresa envolve uma análise cuidadosa dos gastos com compras e as economias obtidas por meio de diferentes estratégias. Mas, se isso parece difícil, não se preocupe, pois vamos te ensinar como fazer esse cálculo por passo a passo. Veja!

  1. Analise os gastos com compras

Comece examinando, detalhadamente, os gastos da empresa com compras. Isso inclui não apenas o valor dos produtos ou serviços adquiridos, mas, também, os custos associados, como frete e impostos. Desse modo, fica mais fácil descobrir onde é possível cortar gastos.

  1. Identifique oportunidades de economia

Avalie onde é possível economizar. Isso pode envolver negociar melhores preços com fornecedores, consolidar pedidos para obter descontos por volume ou buscar alternativas mais econômicas.

  1. Calcule as economias obtidas

Após implementar as estratégias de economia, calcule o valor das economias obtidas em comparação com os gastos anteriores.

Esse cálculo é bem simples. Vamos usar um exemplo prático: suponhamos que você contratou um serviço cujo preço inicial seja R$ 500. Porém, após uma negociação, conseguiu reduzir para R$ 400. Para calcular a economia, basta subtrair o preço inicial pelo final (após a redução). Nesse caso, será de R$ 100.

Se quiser saber a sua economia em porcentagem, multiplique o valor da economia por 100 e depois divida pelo preço inicial oferecido. Nesse caso, a conta ficaria 100 x 100/500. A economia final é de 20%.

  1. Compare os resultados

Compare o valor das economias obtidas com os gastos iniciais para determinar o impacto do saving em compras na empresa.

  1. Avalie o ROI

Além de calcular o saving em termos absolutos, é importante avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) das estratégias de economia implementadas.

Quais são os tipos de saving financeiro?

Existem diversos tipos de saving financeiro que uma empresa pode alcançar por meio de práticas eficientes de compras. Confira, abaixo, alguns dos mais comuns!

Economias por volume 

Esse caso se assemelha às compras em atacado. Ao comprar um determinado produto em grande quantidade, é possível que o fornecedor ofereça descontos no valor por unidade, resultando, assim, em mais economia para a sua empresa.

Negociações de preços 

Para economizar dinheiro é necessário ser um bom negociador. Pesquise práticas e dicas de negociação para chegar a um preço melhor e conseguir economizar mais.

Redução de desperdícios

Economizar não significa apenas comprar mais barato. Reduzir desperdícios também é muito importante para o saving da sua empresa, afinal, tudo que é descartado é dinheiro jogado fora.

Otimização de processos

Já ouviu a frase “tempo é dinheiro”? Pois é, ao implementar processos mais eficientes, os custos operacionais associados às compras acabam reduzindo. Outras práticas, como a criação de planos de ação e a automação de tarefas, também ajudam a deixar os processos mais ágeis e, consequentemente, mais baratos.

6 dicas para ter mais savings na empresa

Quer saber como melhorar ainda mais o savings da sua empresa? Então, veja algumas dicas e boas práticas que vão te ajudar na hora de economizar!

Conheça os seus fornecedores

Mantenha-se informado sobre o mercado e conheça seus fornecedores. Isso permite identificar oportunidades de negociação e encontrar alternativas mais econômicas.

Além disso, manter uma boa relação entre a sua empresa e o fornecedor ajuda a ter mais facilidade na negociação, desse modo, alcançando um preço final que seja interessante para ambas as partes.

Negocie constantemente

Negociar faz parte de uma relação entre empresas. E o seu fornecedor ou prestador de serviço sabe muito bem disso! Logo, não tenha receio de fazer uma contraoferta com um valor que seja mais interessante para você. Não se esqueça, também, que o diálogo é a chave para qualquer negociação.

Considere compras em grupo

Explorar a possibilidade de realizar compras em grupo com outras empresas pode resultar em economias significativas. Esse tipo de compra funciona com a mesma lógica do atacado, a diferença é que várias empresas se juntam para comprar uma grande quantidade de algum produto. Desse modo, o fornecedor pode oferecer um desconto ainda maior.

Utilize tecnologia

Utilize sistemas de gestão de compras e ferramentas de análise de dados para identificar áreas de oportunidade e monitorar o desempenho dos fornecedores. Lembre-se que a tecnologia existe para facilitar a vida das empresas, então, mantenha-se sempre atualizado.

Invista em capacitação

Capacite a sua equipe de compras para que possam identificar oportunidades de economia e negociar de forma eficaz. Capacitar a sua equipe não é gasto, é investimento. Afinal, ter bons profissionais ao seu lado ajudará o seu negócio a crescer cada vez mais.

Procure formas de reduzir custos

Reduzir custos é o sonho de qualquer empresa. Mas, você sabia que existe um jeito simples de diminuir a conta de luz do seu empreendimento? Com a Órigo Energia, isso é possível!

Isso porque ela é a pioneira no ramo de assinatura de energia solar e o processo funciona de forma simples: primeiro você contrata um plano de assinatura baseado no consumo de energia elétrica da sua empresa, depois o crédito é produzido nas fazendas solares e injetados diretamente na rede elétrica local. Daí, ele chega até a sua empresa, gerando um desconto na conta de luz.

Para aumentar mais a sua economia, você ainda conta com o Clube Órigo, um sistema de pontuação em que você indica alguém para aderir ao crédito e pode acumular pontos que podem zerar sua fatura!

Para trazer esse serviço para o seu negócio, conheça melhor a energia solar para empresas!

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