telhado com energia solar em casa

Energia solar em casa: saiba como ter e as vantagens

A energia solar tem apresentado um surpreendente crescimento de potência instalada no Brasil. Entre janeiro e outubro de 2022, a modalidade limpa cresceu 44,4%, chegando a 20 GW de potência instalada, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Por ser uma fonte de energia barata, renovável e em constante crescimento, novos métodos permitem ter energia solar em casa de forma simples e barata, sem nem mesmo precisar investir na instalação de painéis solares.

Quer saber como ter essa opção em casa? Continue a leitura.

Como funciona a energia solar em casa? 

A energia solar em casa funciona como uma alternativa para quem quer economizar na conta de luz. Os painéis solares captam os raios do sol, que passam por um inversor (equipamento que os converte para um padrão das residências), e é distribuído para a residência.

Existem duas formas de obter fonte energética solar para casa: por meio da instalação dos painéis na própria residência ou pelos planos de distribuição de crédito de energia solar, método que não demanda instalação e nem investimentos, o que permite o acesso a uma fonte de energia limpa de forma simples e descomplicada.

Quais são os tipos de energia solar para ter em casa?

Quando se fala em ter energia solar em casa, muitas pessoas imaginam a necessidade de instalação de painéis fotovoltaicos na residência.

Contudo, novas tecnologias e avanços na legislação já permitem que ela seja gerada em locais remotos e distribuída na rede elétrica local. Entenda como funciona cada tipo a seguir!

Energia solar residencial

Esse método consiste em instalar painéis solares fotovoltaicos na residência que utilizará a energia.

É uma opção que demanda investimento inicial, já que é preciso adquirir equipamentos, custear mão de obra, além da manutenção posterior.

Planos de distribuição de créditos de energia solar 

Nessa modalidade, toda energia é gerada em um local específico para isso, chamado de fazenda solar. A pessoa adquire um plano de distribuição de créditos de energia solar, injetados na rede local, chegando até a casa dos clientes.

Vale destacar que o método possibilita ter energia solar em apartamento, em casas ou em empresas.

Saiba como colocar energia solar em casa no próximo tópico.

Como ter energia solar em casa sem gastar muito?

A melhor forma de ter energia solar em casa é por meio dos planos de distribuição de créditos de energia solar. Sem precisar de instalação, é uma opção barata, que gera economia na conta de luz. 

Quanto economizaria com isso?

Com os planos de distribuição de créditos de energia solar, você já começa economizando, porque não precisará pagar pela instalação de equipamentos.

Além disso, a economia na conta de luz pode chegar ao equivalente a 10% por mês.

Quais são as vantagens de ter energia solar em casa?

Além de contribuir com um movimento sustentável, optando por uma fonte de energia limpa e renovável, quem escolhe ter energia solar em casa tem maior economia, previsibilidade nos custos, além de outras vantagens. Confira!

Processo de produção que não polui

Com geração que não envolve a queima de combustíveis fósseis nem emissão de gases poluentes, os painéis solares captam a energia do sol e a transformam em eletricidade de forma limpa e sustentável, sem causar impacto ao meio ambiente.

Fonte renovável

Obtida do sol, uma fonte de energia inesgotável, o processo de captação da energia solar aproveita a luz e calor fornecidos continuamente, convertendo essa energia em eletricidade de forma sustentável, sem esgotar os recursos naturais.

Economia

A energia solar é economicamente vantajosa devido à disponibilidade gratuita da fonte, no caso, o sol, e também aos avanços tecnológicos que aumentaram a eficiência dos painéis solares na captura e conversão. Esses são alguns dos fatores que a tornam uma opção mais econômica.

Quais as vantagens de ter os planos de distribuição de créditos de energia solar? 

Ter energia solar em casa se tornou mais acessível com os planos de distribuição de créditos de energia solar, que oferece uma série de vantagens significativas. Conheça algumas delas!

  • Facilidade na hora de adquirir: algumas empresas, como a Órigo Energia, oferecem a possibilidade de obter os planos de distribuição em um processo 100% digital;
  • Não precisa de investimento inicial: os planos de distribuição de créditos de energia solar permite ter esse tipo de energia em casa sem precisar adquirir painéis fotovoltaicos e sem obras em casa;
  • Mais barato que a conta de luz habitual: a economia pode chegar a 10%, um alívio para o bolso sem precisar gastar mais por isso;
  • Liberdade para escolher o tipo de energia utilizada: você consegue escolher o tipo de energia que abastece sua casa ou empresa;
  • Sem taxa de manutenção: você não precisa arcar com as taxas de manutenção, ela fica sob responsabilidade da empresa fornecedora. 

Como contratar energia solar em casa?

Adquirir aos planos de distribuição de créditos de energia solar é muito fácil e a Órigo Energia possibilita realizar todo o processo 100% online. Para saber mais, acesse o nosso site e comece a economizar também!

Assine nossa
newsletter