Energia eólica: Como funciona uma das maiores fontes de energia renovável

Você sabia que o Brasil é o 6º maior país do mundo em capacidade total instalada de energia eólica? As usinas eólicas transformam a força dos ventos em eletricidade e esse processo proporciona uma das fontes de energia renovável que mais cresce no mundo.
Segundo dados do Relatório do Conselho Global de Energia Eólica divulgados pela CNN Brasil, o país passou por um crescimento constante na última década e subiu nove posições no ranking em apenas 10 anos.

Como funciona a energia eólica?

A força dos ventos move um aerogerador, também conhecido como turbina eólica, que pode estar fixado em terra ou no mar. É chamado de parque eólico ou usina eólica o espaço em que são instalados diversos aerogeradores, que são utilizados para a conversão da energia cinética dos ventos em energia elétrica.

A manipulação da força gerada pelo vento como ferramenta é uma prática antiga da humanidade, para fins como moer grãos e bombear água. Com a criação das turbinas eólicas, James Blyth foi um dos pioneiros na geração de energia eólica, ainda no século XIX.

Atualmente, o Brasil conta com 795 parques eólicos, segundo a ABEEólica, Associação Brasileira de Energia Eólica. Trata-se da segunda maior fonte da matriz energética do país, ficando atrás apenas da energia hidrelétrica

Alguns dos maiores estados brasileiros em capacidade instalada de energia eólica são Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Bahia.

Ainda segundo a ABEEólica, o Brasil encerrou 2021 com 21,57 GW de potência eólica instalada, cerca de 11% da geração de energia no território.

Leia também: Por que o Brasil tem vantagem competitiva no setor de energias renováveis?

Vantagens da energia eólica

Os benefícios da fonte de energia eólica geram efeitos positivos não só para o planeta, como também para a vida de muitos brasileiros e para o desenvolvimento da economia do país. Alguns deles são:

  • É uma fonte de energia renovável e não poluente; 
  • É um recurso de ampla disponibilidade e regularidade;
  • Possui baixos custos de instalação;
  • Reduz a dependência dos combustíveis fósseis;
  • Diminui a emissão dos gases responsáveis pelo aquecimento global;
  • Possibilita o uso produtivo da terra;
  • Pode ser produzida em escala global;
  • Produz um alto impacto na economia brasileira.

Além disso, a geração de renda se destaca entre os aspectos positivos. Cerca de 11 postos de trabalho são criados por MW (megawatt) instalado em energia eólica, de acordo com dados da ABEEólica.

Desvantagens da energia eólica

A produção desse tipo de energia  exige diversos cuidados e recursos. Para a construção dos parques eólicos, são necessários estudos sobre localização, força e velocidade dos ventos ao longo do ano, além da migração das aves. Com esse trabalho, alguns pontos de atenção são levantados:

  • Imprevisibilidade, devido à irregularidade dos ventos;
  • Alto custo dos equipamentos para a geração de energia;
  • Necessidade de grandes espaços livres para a implementação dos parques eólicos;
  • Possibilidade de afetar o curso migratório das aves;

O impacto dessas construções pode ser medido também no dia a dia das pessoas que residem nas proximidades do local. A poluição sonora, devido ao ruído das turbinas, é um importante fator para essa parcela da população.

Como a energia eólica impacta o planeta?

Em 2021, a emissão de 34,4 milhões de toneladas de CO2 foi evitada pela geração eólica, segundo dados da ABEEólica. Afinal, além de contar com um recurso inesgotável (os ventos), as usinas eólicas não emitem poluentes na atmosfera.

Assim como outras fontes limpas e renováveis, como a energia solar e a energia de biogás, a geração de energia eólica contribui para os objetivos do Brasil no Acordo do Clima e promove pautas sustentáveis no país.

Para acompanhar mais conteúdos sobre energia e sustentabilidade, acompanhe a Órigo nas redes sociais, Facebook e Instagram.

Assine nossa
newsletter