17/11/2020
Já ouvir falar de energia solar e energia eólica? Essas são algumas das opções renováveis que, ano após ano, ganham espaço e reconhecimento no setor elétrico. No Brasil, a produção de energia solar tem se destacado e o sudeste possui a maior potência instalada no território nacional, enquanto a energia eólica no nordeste, é predominante. Quer saber mais? Listamos os estados que mais produzem esses formatos de energia renovável no país.
Mas antes de falarmos sobre a distribuição destas energias no Brasil é importante saber a diferença entre elas. A energia é gerada por placas solares que captam a luz do sol durante o dia e a transformam em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Atualmente, é uma das que mais tem crescido no mercado. A Órigo faz parte desse movimento com as fazendas solares que oferecem eletricidade através de uma assinatura mensal.
Já a energia eólica é produzida com a força do vento movimentando turbinas eólicas, também conhecidas como aerogeradores. A rotatividade das hélices aciona um gerador que converte essas “massas de ar” em energia elétrica e limpa. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), essa fonte evitou a emissão de CO² de aproximadamente 22,85 milhões de automóveis, em 2019.
Tanto a energia eólica, quanto a solar, são derivadas de matéria-prima abundante e se diferenciam dos combustíveis fósseis, principalmente, por sua eficiência sem esgotar os recursos do planeta. Assim, o desenvolvimento de energia renovável é vital para combater as mudanças climáticas, diminuir as emissões de gases do efeito estufa e até a sua pegada de carbono.
Além disso, os benefícios da energia renovável não envolvem apenas fatores ambientais, mas também sociais e econômicos, como expandir e diversificar a oferta de energia no país, reduzir combustíveis importados e empregos no setor. Por isso, o crescimento de energia limpa tem sido veloz. Segundo a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), o Brasil segue como um dos 10 países com maior número de instalações de sistemas fotovoltaicos no mundo. É para comemorar, não é mesmo?
Leia também: O que é economia circular?
Segundo dados divulgados em outubro de 2020, pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), Minas Gerais lidera a expansão do setor. Hoje, o Complexo Solar Pirapora, localizado no município de Pirapora, é a maior usina solar do país, composta por 321 MW.
Uma das vantagens dos sistemas fotovoltaicos é que independentemente da frequência da radiação, a energia é gerada todos os dias, inclusive, em climas chuvosos e nublados. Desta forma, a produção de energia solar é vista como uma das mais promissoras no Brasil, por ser um país tropical. Veja os estados que aparecem na sequência do estado mineiro:
No setor eólico, o Nordeste é o estado em destaque, sendo responsável por 89% da produção de energia eólica do Brasil, de acordo com o Boletim Anual da (ABEEólica), de 2019. A região possui uma geração média diária de 8.650 MW. Um ponto que favorece a energia eólica no Nordeste são os ventos fortes chamados de "safra dos ventos" que acontecem geralmente no segundo semestre de cada ano, entre agosto e setembro.
Contudo, apesar da maioria dos parques eólicos brasileiros estarem no nordeste, o Rio Grande do Sul possui o maior campo eólico do país. Localizado no extremo sul do estado, o Conjunto Santa Vitória do Palmar, tem capacidade para 582,79 MW. Ceará e Bahia também possuem condições naturais mais favoráveis e ficam em evidência na produção de energia. Veja os outros estados em destaque:
Leia também: Retomada verde como virada de conscientização
Todo esse movimento crescente tem sido fundamental para colocar as energias renováveis em desenvolvimento pelo Brasil. E você já tinha conhecimento sobre os estados predominantes no setor? Ou ficou surpreso com o ranking? Conta pra gente nas redes sociais!