energia fotovoltaica

Energia fotovoltaica: o que é e como funciona?

A geração de energia fotovoltaica tem crescido em todo o país. Em 2022, o Brasil atingiu a marca de 1 milhão de sistemas de geração de energia solar, instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, conforme a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Outro dado interessante é que o país ultrapassou a marca de 19 gigawatts (GW) de potência gerada de fontes de energia solar fotovoltaica. Só para comparar, a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, tem capacidade de gerar 14 gigawatts. Quer saber mais sobre energia fotovoltaica e descobrir como tê-la em sua casa sem custo de instalação? Continue a leitura e confira!

O que é energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica, ou energia solar fotovoltaica, é uma fonte de energia limpa, renovável e de baixo impacto ambiental que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade.

O nome é devido aos painéis solares fotovoltaicos que, uma vez instalados, captam a radiação solar mesmo nos dias nublados.

Como funciona a energia fotovoltaica?

A energia fotovoltaica funciona por meio do efeito fotovoltaico, em que os painéis solares absorvem as partículas luminosas (denominadas fótons) liberadas pelo sol e, em contrapartida, liberam elétrons, o que gera a corrente elétrica.

Os fótons percorrem aproximadamente 150 milhões de quilômetros (distância estimada entre o Sol e a Terra) em cerca de 8 minutos.

Uma curiosidade é que a quantidade de fótons que atinge nosso planeta por hora consegue gerar energia suficiente para atender à demanda energética global por um ano inteiro.

Para que serve o painel de energia solar?

O painel de energia solar, também conhecido como painel fotovoltaico, permite captar a radiação solar e transformá-la em energia elétrica. Elas podem ser instaladas tanto nas residências, quanto em locações remotas, conhecidas como fazendas solares

Qual a eficiência da energia fotovoltaica?

A eficiência da energia fotovoltaica diz respeito à capacidade dos painéis solares em converter a luz solar em eletricidade. Os painéis solares modernos têm uma eficiência média que gira em torno de 16%, o que significa que eles podem converter 16% da energia solar recebida em eletricidade utilizável. 

Como funciona a manutenção do sistema de energia fotovoltaica?

Indispensável para garantir o bom funcionamento e a longevidade do sistema de energia fotovoltaica, a manutenção deve seguir um cronograma regular, com cuidados que incluem limpeza, verificação e reposição de peças, quando necessário. Formado por diversos componentes, o sistema de energia fotovoltaica requer manutenção adequada, o que envolve várias etapas e verificações regulares.

Para quem possui o sistema instalado em casa, o custo pode girar em torno de 0,5% do valor investido na instalação. Já os usuários que optam pelos planos de distribuição de créditos de energia solar, como o da Órigo Energia, estão isentos dos custos de manutenção.

Conheça mais sobre os tipos de manutenção do sistema fotovoltaico!

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é realizada regularmente e planejada para evitar falhas e garantir o bom funcionamento do sistema. Isso inclui uma inspeção visual, limpeza de painéis solares, verificação de cabos e conexões elétricas e análise do desempenho dos componentes do sistema. Esse tipo de manutenção ajuda a identificar e corrigir problemas antes que eles causem grandes danos ou quedas de energia.

Manutenção Corretiva

A manutenção corretiva no sistema de energia fotovoltaica é realizada em decorrência de uma falha ou mau funcionamento identificado. É necessária quando ocorrem problemas como avarias nos painéis solares, falhas no inversor ou problemas elétricos. Nesse caso, é preciso diagnosticar a causa do problema e realizar as devidas intervenções para reparar ou substituir os componentes defeituosos. A manutenção corretiva tem o objetivo de restabelecer o funcionamento normal do sistema o mais rápido possível.

Manutenção Preditiva

Por meio de monitoramento e análise de dados, a manutenção preditiva utiliza técnicas de monitoramento e análise para identificar falhas ou problemas futuros no sistema de energia fotovoltaica. Com base nessas informações, é possível tomar medidas preventivas antes que ocorra uma falha, minimizando o tempo de inatividade e os custos de reparo.

Qual é o investimento necessário para a energia fotovoltaica?

Existem duas maneiras de adquirir essa fonte alternativa de energia. A primeira delas é por meio da instalação dos painéis na residência, o que deixa o preço da energia fotovoltaica mais alto e menos acessível, também dificultando a aquisição para quem mora em apartamento.

Há também uma nova modalidade, conhecida como planos de distribuição de crédito de energia solar. Nesse modelo, a empresa que fornece o serviço mantém fazendas solares em diversas regiões, trabalhando para captar a luz, transformando-a em energia e distribuindo-a na rede local para ser levada até as casas.

Na contratação, o cliente utiliza parte desses créditos de energia injetados na rede, sem precisar de investimento ou instalação.

Existe energia fotovoltaica sem precisar de instalação?

Sim, já existe no mercado o serviço que atenda a essa modalidade, mas ele funciona por meio dos planos de distribuição de energia fotovoltaica (ou energia solar). Ele é oferecido pela Órigo Energia, e é voltado para pessoa física e jurídica, podendo ser adquirido num processo totalmente online.

A economia proporcionada pela contratação pode chegar até 10% por mês. Por dispensar a instalação de painéis, torna-se uma alternativa mais em conta do que a energia solar residencial convencional.

Energia fotovoltaica realmente vale a pena?

Obter um plano de distribuição de crédito de energia fotovoltaica vale a pena, sim! Ao fechar a contratação do plano de assinatura de energia solar, é feita uma média do consumo da sua residência ou empresa para que você escolha um pacote que atenda às suas necessidades.

A concessionária de luz desconta na conta os créditos que você contratou, restando na fatura apenas o valor excedente, se for o caso. Somando o boleto da concessionária com o plano de distribuição de crédito de energia, o valor ainda será menor do que antes.

Quais vantagens tenho com a energia fotovoltaica?

Confira algumas das principais vantagens de optar pelo crédito de energia fotovoltaica!

  • Poder escolher qual fonte de energia abastece sua casa;
  • Economia na conta de luz;
  • Utilizar uma fonte de energia limpa;
  • Fazer parte do movimento sustentável;
  • Não é necessário fazer manutenção;
  • Zero custo para começar a usar.

Gostou de saber mais sobre energia fotovoltaica? Então, economize energia com a Órigo!

Assine nossa
newsletter