COP28 — Conferência das partes

Discutir as mudanças climáticas no planeta é fundamental para construir um futuro com sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, a COP28 tem sido essencial para levantar esse debate com as maiores lideranças mundiais.

Organizado pela United Nations Framework Convention on Climate Change (UNFCCC), o evento promove diálogos, acordos e outras alianças benéficas para o planeta. Quer saber o que é COP28 e a sua importância para o planeta? Continue a leitura e descubra!

O que é a COP28?

A COP28 é a edição de 2023 de um evento global que reúne líderes de todo o mundo para discutir estratégias e ações relacionadas às mudanças climáticas. Organizada pela UNFCCC, a conferência desempenha um papel fundamental na definição das diretrizes para enfrentar os desafios ambientais urgentes.

Durante o evento, questões cruciais, como redução de emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade e preservação ambiental, são debatidas. A edição 2023 tem como sede Dubai, nos Emirados Árabes. Com o compromisso de líderes e a colaboração internacional, a COP28 desempenha um papel central na busca por soluções climáticas concretas.

Vale esclarecer que “COP” significa “Conferência das Partes”, sendo as “partes” formadas pelos países que assinaram o acordo climático original da ONU em 1992.

Quais os objetivos da COP28? 

A conferência visa a estabelecer estratégias e acordos internacionais para preservação do meio ambiente e redução das mudanças climáticas. Os líderes mundiais presentes têm como meta definir diretrizes concretas para promover práticas sustentáveis e enfrentar os desafios climáticos urgentes, impulsionando ações do tipo.

A COP28 se destaca por ser um fórum global essencial, unindo esforços para moldar um futuro mais sustentável diante dos desafios emergentes do planeta. As ações traçadas na conferência estão diretamente ligadas às políticas de ESG.

Dados que reforçam a importância da discussão das mudanças climáticas

  • Probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027;
  • A agropecuária foi responsável por 73% da emissão de CO₂ do Brasil em 2019;
  • As emissões planetárias de CO₂ das energias fósseis aumentaram 0,9% em 2022, atingindo um recorde de 36,8 bilhões de toneladas.

Brasil na COP28 

O Brasil desempenha um papel significativo na COP28, por ser um país reconhecido pelas atividades agrícolas, além de ser um dos mais biodiversos do mundo e, ao mesmo tempo, enfrentar desafios ambientais consideráveis, como o desmatamento.

Com a maior delegação da história, o Brasil conta com mais de 1.400 participantes na COP28. Entre os participantes estão representantes do setor público, empresariado e sociedade civil. Com isso, o país visa promover políticas e práticas que contribuam para a redução das emissões e para a proteção dos ecossistemas vitais.

Ao longo das edições anteriores da COP, o Brasil tem sido foco de debates intensos, especialmente sobre o desmatamento da Amazônia. Na COP28, espera-se que o país esteja na vanguarda das discussões, apresentando compromissos e ações concretas para combater o desmatamento e fortalecer a proteção dos ecossistemas naturais.

Faça sua parte: utilize energia limpa

Sabia que você também pode fazer a sua parte para contribuir com o planeta? Conheça os créditos de energia solar e tenha energia limpa em sua residência ou empresa.

Sem precisar instalar painéis solares ou pagar taxas iniciais, você pode fazer sua solicitação online e economizar quanto antes. Conheça a Órigo Energia e saiba mais!

Assinando com a Órigo você pode economizar:

10%

de economia mensal com energia limpa e renovável

Economize agora

Assine nossa
newsletter