ABNT PR 2030: Um novo momento para o ESG

Na quarta-feira, 14/12, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) divulgou o primeiro documento mundial que define conceitos e diretrizes para práticas ESG. A “ABNT PR 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”, foi lançada em evento presencial realizado pela ABNT na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) com transmissão ao vivo pelo canal oficial da ABNT no YouTube.  

Um novo passo para a Sustentabilidade  

A ABNT têm sido uma instituição protagonista na publicação de normas internacionais.  E o dia 14/12/22 registra um novo momento para o ESG, já que esta é a primeira vez que uma instituição organiza e registra as melhores práticas ambientais, sociais e de governança em um documento único com visibilidade mundial direcionado a diversos setores e porte de organizações.  

Foram sete meses de trabalho, mais de cinco mil horas de dedicação e envolvimento de mais de 120 profissionais de diversos setores para construção da Prática Recomenda 2030, que contou com o apoio da Organização Internacional de Normalização (ISO). 

O que é uma PR? E qual a sua importância? 

 A Prática Recomendada consolida os conceitos ESG, direcionando as empresas à identificar e incorporar critérios e princípios de natureza ambiental, social e de governança. Desta forma, a incorporação de práticas ESG poderá ser escolhida e executada com mais assertividade. 

Segundo o presidente da ABNT, “A Prática Recomendada é um Guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”

Nosso sentimento com o futuro da Sustentabilidade 

Somos uma empresa que tem como modelo de negócio a busca por um mundo mais sustentável. Com o objetivo de massificar o consumo de energia renovável no Brasil e construir um futuro com uma energia mais limpa e acessível para todos. E por isso, a Sustentabilidade encontra-se como um de nossos pilares. 

A coordenadora do tema de Sustentabilidade aqui na Órigo, Camila Campolina, afirma que: “O mercado merecia um direcionador consistente para os temas ESG como a PR 2030, que consolidou as melhores práticas internacionalmente reconhecidas pela ISO com uma curadoria técnica capacitada que olhou para todas as frentes de negócio, englobando diferentes portes e setores da indústria mundial. O mercado está receptivo ao documento que apresenta conceitos e diretrizes ESG”. 

Estamos felizes e orgulhosos que a iniciativa de desenhar práticas que orientarão o futuro ESG tenham partido de uma instituição brasileira. 

Assine nossa
newsletter