Sistema B e a garantia de sustentabilidade

A preocupação com a saúde do planeta tem ficado cada vez mais evidente, e o número de pessoas revendo a procedência dos produtos e dos serviços que consomem aumenta a cada dia. 

Foi pensando nessa mudança de comportamento da sociedade que, no ano de 2006, foi criado o Movimento Global de Empresas B. Em 2022, pelo quinto ano consecutivo, a Órigo Energia conquistou o selo B, um reconhecimento pela criação de impacto positivo do negócio para a sociedade e o meio ambiente.

Se você ainda não sabe o que é esse movimento, e qual a sua importância, fique tranquilo! Vamos explicar tudo sobre esse assunto.

O que é o Sistema B?

O Sistema B é um movimento que busca mudar a “genética” da lógica econômica atual. Seu objetivo é que os negócios passem a ser vistos como parte da solução para problemas globais, como a desigualdade social e as mudanças climáticas. 

Assim, o sucesso na economia será não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta. 

Por isso, as corporações que fazem parte desse sistema, as chamadas Empresas B, não buscam ser as melhores do mundo, mas, sim, as melhores para o mundo.

Como surgiu o Sistema B?

Em 2006, Jay Coen Gilbert, Bart Houlahan e Andrew Kassoy, um grupo de executivos da Pensilvânia (EUA), decidiram criar o B Lab, uma ONG cujo objetivo principal era auxiliar as empresas na missão de desenvolver ações positivas para a sociedade. 

Em 2012, o Sistema B desembarcou na América Latina, como parceiro do B Lab. Os responsáveis por trazer esse projeto inovador para as empresas foram Juan Pablo Larenas, Gonzalo Muñoz e María Emilia Correa, contando também com a participação de Pedro Tarak. 

Hoje, já são mais de cinco mil empresas que aderiram ao movimento e estão em busca de transformar a economia local, para beneficiar não somente as empresas, mas também a sociedade e o planeta.

Como funciona o Sistema B?

Há dois grandes diferenciais na proposta sugerida pelo Sistema B. O primeiro deles é que a conduta que deve ser seguida para ganhar o selo não deixa de lado os interesses comerciais da empresa. 

Ao invés disso, combina essas necessidades com novos valores, para criar um ecossistema favorável à solução de problemas socioambientais. As Empresas B agem para gerar impacto positivo na sociedade como um todo.  Dessa maneira, visam um mundo melhor, com ações no presente e para o futuro.

Quais os benefícios de ser uma Empresa B?

Integrar o grupo de empresas que têm o selo do Sistema B pode trazer inúmeros benefícios para a sua organização.  Segundo pesquisa realizada pelo Generation Z And Consumer Trends In Environmental Packaging, cerca de 70% dos membros das gerações Y e Z preferem que os produtos que consomem sejam alinhados com suas crenças pessoais.

De modo semelhante, cerca de 66% dos consumidores da geração Z não se importam com marcas de luxo ou designs exclusivos, dando preferência para produtos com propósito. Esses dados reforçam que as pessoas estão cada vez mais preocupadas e engajadas com causas ambientais e, com isso, estão cada vez mais críticas e seletivas em relação aos produtos e serviços que consomem.

Além disso, aderir ao movimento de empresas que estão em busca de ações para transformar o mundo em um lugar melhor, é uma grande oportunidade para construir um relacionamento saudável com o seu público e firmar parcerias comerciais que podem ser extremamente importantes para a sua empresa. 

Confira outros benefícios de ingressar nesse movimento:

  • Projeta a sua missão;
  • Faz alianças comerciais;
  • Atrai mais talentos;
  • Ajuda a evitar possíveis problemas no futuro;
  • Constrói relacionamentos;
  • Lidera um movimento;
  • Amplia a sua voz.

O que fazer para tornar-se uma Empresa B?

Para conquistar o selo de Empresa B, é necessário que a sua organização responda um questionário sobre:

  • Comunidade: como a sua empresa está retribuindo e contribuindo positivamente para a comunidade?
  • Meio ambiente: como a sua empresa está priorizando e cuidando do planeta?
  • Governança: você garante que a governança da sua empresa consiste em todas as partes interessadas?
  • Funcionários: como a sua empresa está cuidando de seus funcionários e melhorando suas vidas e bem-estar?
  • Cliente: como a sua empresa está impactando positivamente a vida de seus clientes?

O sistema B disponibiliza uma versão gratuita da plataforma com o intuito de familiarizar as organizações com as perguntas que, geralmente, são abordadas no processo de certificação.  É uma possibilidade de ter um primeiro contato com a ferramenta antes de ingressar no processo de validação de sua empresa como parceira do sistema B.

As perguntas podem englobar temas como número de mulheres em cargos gerenciais, possíveis impactos negativos gerados pelo negócio, reclamações ou denúncias contra a empresa e, até mesmo, multas que a organização recebeu nos últimos anos. Órigo é parceira do Sistema B

Desde 2018, a Órigo integra o time de empresas que possuem o selo B no Brasil. Hoje, somos a única Empresa B com certificação em energia renovável por assinatura no Brasil. 

Isso significa que fazemos parte de um grupo seleto de marcas que transformam o planeta com seus serviços e produtos!

A nossa principal missão é nos fortalecer no âmbito de desenvolvimento do setor energético, da preservação ambiental e da conscientização sobre questões de responsabilidade social e de trabalho colaborativo. Para isso, reforçamos o compromisso firmado com os nossos clientes. Além de fazer parte do seleto grupo de organizações certificadas pelo selo do Sistema B, também somos reconhecidas pela Best for The Word, nas categorias Customers e Environment. O certificado é concedido a empresas que possuem um produto sustentável e que incentivam a mudança do consumo tradicional por práticas mais conscientes.

Conheça outras empresas que possuem o selo B

Segundo dados publicados no site do Sistema B, hoje, são mais de 868 empresas latino-americanas, sendo 233 no Brasil que estão empenhadas em criar alternativas para uma mudança sistêmica do mundo como conhecemos hoje. Abaixo, listamos algumas dessas empresas. 

  • Pants: a empresa de calcinhas absorvente menstrual reutilizável tem como missão ajudar a reduzir a quantidade de absorventes que são descartados diariamente no meio ambiente. Desde a sua criação até o momento já foram mais de 574 toneladas de Co2 neutralizadas.
  • Positiva.a:  mais que uma empresa de produtos para o dia a dia. A Positiva.a é uma organização que visa desenvolver materiais de limpeza como: detergente, pasta de dente e sabonetes ecológica e socialmente responsáveis. A missão da companhia é poder contribuir para um mundo melhor.
  • Mãe Terra: o compromisso da Mãe Terra é proporcionar uma alimentação orgânica e natural para os milhares de brasileiros. Além de cuidar da saúde da população, a empresa abraça a missão de cuidar da sociedade e do meio ambiente. 
  • Greenco: é uma empresa sustentável de roupas e acessórios que visa proporcionar a todos os consumidores uma boa qualidade e, ainda assim, ajudar o meio ambiente e a comunidade local;

  • Dengo chocolates: uma marca brasileira que utiliza a mão de obra local, proporcionando bem-estar e gerando renda para cidades da Bahia. Com o seu propósito, a marca integra o Sistema B com a missão de buscar soluções mais sustentáveis para o mundo.

Quer conhecer todas as empresas que fazem parte do Sistema B? Leia a lista completa aqui.

Assine nossa
newsletter