Órigo Energia recebe investimentos da Mitsui

Órigo Energia recebe investimentos da Mitsui

12/04/2019

O investimento da empresa japonesa será utilizado para acelerar o crescimento da Órigo Energia, pioneira em energia solar no Brasil

 

São Paulo, 12 de abril de 2019 – A Mitsui, que possui investimentos em diversas empresas de energia e infraestrutura no Brasil, fez um aporte de capital e se tornou acionista da Órigo Energia, companhia que atua em geração distribuída de energia solar, passando a deter em torno de 17% das ações da empresa. Em 2017, a Órigo Energia lançou o modelo inovador de fazenda solar de geração distribuída no país, pelo qual a companhia aluga cota dos painéis solares para pequenas e médias empresas. A companhia também atua na venda de sistemas e kits fotovoltaicos para residências e empresas, além da realização de projetos especiais de energia solar off-grid.

Já estão contabilizadas mais de 30.900 unidades de micro e minigeração de energia, segundo dados de 2018 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As altas no reajuste da tarifa de energia elétrica no país também impulsionaram a geração de energia solar. Desde 2012, o preço médio da energia elétrica no País cresceu 44%, valor acima da inflação de 36% registrada no mesmo período.

Surya Mendonça, CEO da Órigo Energia, comenta. “A Órigo aumentou suas receitas em sete vezes nos últimos dois anos. Com o lançamento das fazendas solares iremos continuar nesta trajetória. O serviço permite economia ao cliente, sem necessidade de investimentos, proporcionando que o consumidor seja protagonista na geração de energia limpa. O aporte da Mitsui vai nos ajudar a acelerar nosso plano de crescimento, dobrando nossa base de clientes para fechar 2019 com nove fazendas solares em Minas Gerais”.

 

 

Segundo a ABSOLAR o segmento de energia solar está crescendo 44% neste ano. Noriaki Watanabe, Gerente Geral da Unidade de Negócios do Projeto de Infraestrutura da Mitsui, disse: “Reconhecemos que o mercado de energia solar distribuída no Brasil, com seu alto potencial de crescimento, terá um papel significativo no portfólio brasileiro de energia. A Órigo, com sua excelente equipe de gestão, gerou valor para muitos clientes ao liderar uma estratégia e um modelo de negócio inovadores. A Mitsui apoiará o crescimento da Órigo usando nossa rede global e local e contribuirá para o crescimento sustentável do mercado de energia solar distribuída no Brasil”.

Com o investimento na Órigo Energia, Mitsui se junta à TPG ART e MOV Investimentos como principais acionistas da empresa. “Estamos felizes que a Mitsui tenha se tornado acionista da Órigo. Com isto vamos fortalecer a liderança da empresa em geração distribuída no Brasil, contribuindo para aumentar o acesso à energia renovável”, disse Roel Collier, Presidente do Conselho da Órigo e Sócio da Circularis Partners.

Sobre a Órigo Energia

A Órigo Energia, empresa que atua no segmento de geração distribuída, é uma das companhias pioneiras do setor no Brasil atuando desde 2010. A Órigo tem o objetivo de transformar o setor de energia no Brasil massificando e democratizando o uso da energia renovável no país. A Órigo executa esta missão através de projetos de fazendas solares, telhados solares, projetos especiais que levam energia renovável para regiões afastadas sem acesso à energia e com soluções tecnológicas de eficiência energética. A Órigo participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que tornem a energia renovável uma alternativa simples e acessível para todos os brasileiros.

Em 2019 a Órigo obteve o certificado internacional de Empresa B, sendo uma empresa comprometida com impacto social e ambiental através do seu modelo de negócio. Também foi reconhecida na categoria Produtos e Serviços com o prêmio Eco, que há 36 anos reconhece empresas inovadoras que geram impacto social e ambiental no Brasil.

Sobre a Mitsui

A Mitsui é uma das mais diversificadas e abrangentes empresas globais de comércio, investimento e serviços, contando com 136 escritórios em 66 países em março de 2019. Utilizando nossas unidades operacionais, redes e recursos de informação globais, buscamos desenvolver negócios multilaterais que vão desde a venda de produtos, logística e financiamento em todo o mundo, até o desenvolvimento de grandes infraestruturas e outros projetos internacionais nos seguintes campos: Metais, Máquinas e Infraestrutura, Produtos Químicos, Energia, Estilo de Vida, Inovação e Desenvolvimento Corporativo.

A Mitsui busca ativamente desafios para a inovação de negócios globais. Para mais informações, visite www.mitsui.com.

A Mitsui Brasil tem negócios operacionais em todos os campos acima, contando com um diversificado grupo de empresas.

A Mitsui Brasil mantém dois escritórios: uma sede na cidade de São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

Sobre a TPG ART

TPG Alternative & Renewable Technologies (TPG ART) realiza, ao redor do mundo, investimentos em empresas jovens na área de produtividade de recursos naturais, incluindo energias renováveis. O fundo faz parte do TPG, uma das maiores gestoras de Private Equity do mundo.

Sobre a Circularis Partners

Circularis Partners é uma gestora internacional de investimentos que foca na economia circular (renováveis, cadeia agrícola, resíduos, etc.). Circularis Partners é a gestora do fundo TPG Alternative & Renewable Technologies (TPG ART). Além da Órigo, o fundo tem dois outros investimentos no Brasil: Ambar (tecnologia de construção) e Solinftec (tecnologia agrícola).

Sobre a MOV Investimentos

Gestor de investimentos de impacto com foco em negócios que possam reduzir desigualdades sociais e reverter degradação ambiental por meio de suas atividades. Investe na Órigo Energia desde 2011.

Compartilhe nas redes sociais

Matérias Relacionadas

Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, analisar tráfego e proporcionar uma experiência mais segura para os nossos usuários. Veja nossa Política de Privacidade para mais informações. Aceitar